Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

27/06/2022
0 Comentários

Decoração neutra com pontos de cor: os principais erros e acertos

Dicas para não errar na hora de começar a decorar


Torneira de Parede 1168 BK99 Linha Flex 99 – Fani

Para aumentar as chances de se tornar atemporal, vale a pena apostar em uma decoração com paleta neutra, deixando os pontos de cor para os pequenos detalhes nos ambientes.

Pode parecer uma tarefa banal, mas a realidade é que uma decoração neutra pode se tornar tão desafiadora quanto propostas mais ousadas, pois quando falamos em paleta de cores, o simples nem sempre é fácil de se executar.

Muitos erros podem ser cometidos neste processo, e a nossa ideia aqui no Blog da Fani é te ajudar. Hoje vamos apresentar os principais erros em decoração neutra e mostrar como você pode acertar utilizando cores nos pequenos detalhes. Vamos nessa!

Torneira de Mesa 1195 C40 Linha Ouro Fino 40 – Fani

Porta-toalhas Longo 4400 C40 Linha Ouro Fino 40 – Fani

O que não fazer na hora de começar a decorar?

A pior coisa que você pode fazer, seja qual for o seu estilo, gosto ou necessidade, é combinar elementos aleatoriamente, o que ao fim e ao cabo é simplesmente a acumulação desordenada de acabamentos e objetos decorativos.

O ideal é se organizar desde a concepção do projeto, planejando quais serão as premissas que vão nortear todo o décor. Infelizmente, por mais inovadoras e instigantes que sejam algumas das tendências, nem sempre elas vão se encaixar com o layout ou com o conceito do seu imóvel.

Determinadas cores combinam mais com alguns estilos do que com outros. Neste caminho, você pode ter que abrir mão de opções que certamente estavam entre as preferências. Vale sempre testar as alternativas por meio de um moodboard.

Torneira de mesa 1195 B700 Linha Living 700 – Fani

Quem mora de aluguel vai acabar encontrando um pouco mais de dificuldades. Afinal, nem sempre é possível ou viável realizar melhorias ou reformas para deixar tudo da maneira como sonhamos. 

Neste caso, o melhor é respeitar as características do imóvel alugado e personalizar o que for possível. Lembre-se que você pode se mudar para outro lugar no futuro. Então quanto mais itens neutros você tiver, mais fácil será encaixá-los em um novo cenário.

Monocomando de Mesa 6256 GE606 Linha Gourmet – Fani

Evite cor nos objetos maiores

Evitar cores nos objetos decorativos maiores é uma dica valiosa para evitar dores de cabeça adiante. Isso não quer dizer que você eventualmente não possa ter um ou outro. Mas quanto maior for a quantidade deles, mais difícil será trocá-los caso você enjoe daquela cor.

O ideal é acrescentar cores, sobretudo as mais quentes e marcantes, como o vermelho, o amarelo e o laranja, nos pequenos detalhes decorativos – que podem vir aplicados em almofadas, tapetes, mantas, estofados, quadros, vasos, bowls, metais, acessórios, utensílios, entre muitos outros – repare que são itens flexíveis, fáceis de se trocar.

Tendo essa dica em mente, você pode aplicar em paredes e revestimentos uma paleta neutra. De modo que essas peças menores acabam se sobressaindo no conjunto de uma forma harmoniosa e elegante.

Misturador de Mesa 1256 BK702 Linha Living Clássica 702 – Fani

Armários coloridos podem ser uma opção

Se você é daqueles que não abre mão de uma cor com mais evidência mesmo em um projeto de características neutras, uma boa alternativa é colorir os móveis – especialmente aqueles planejados sob medida, onde é possível ousar e personalizar os acabamentos.

Armários coloridos e funcionais vão lhe ajudar duplamente nos ambientes: além de otimizar o dia a dia por serem sob medida, acabam se tornando elementos que protagonizam na decoração.

Não se esqueça de testar combinações para entender qual o melhor encaixe de cor entre os armários e paredes/acabamentos, além de refletir se isso deixará de fazer sentido com o tempo – uma tonalidade que pode ser especial e fundamental para você hoje, pode não ser amanhã – e não considerar o que realmente está na sua essência, independente da época, vai lhe atrapalhar no futuro.

Misturador de Mesa 1877 BL450 Linha Horus 450 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 BL450 Linha Horus 450 – Fani

Válvula Click Quadrada 1609 BL – Fani

Metais neutros para compor o ambiente com estilo

Muita gente acaba procurando metais coloridos como os dourados e os acobreados porque querem dar a eles um status diferente em banheiros, cozinhas e lavabos: vão naturalmente atrair o olhar de quem entrar nestes ambientes.

Ocorre que em projetos mais ousados em cor como um todo, pode ser difícil encaixar um metal muito evidente, correndo o risco de competir e tornar confuso todo o décor daquele espaço.

Mas existe saída: ela reside nos metais neutros, aqueles que se encaixam em qualquer tipo ou padrão de ambiente. Eles podem ser cromados e pretos, mas nem por isso são todos iguais.

O grande barato das cores dos metais e acessórios da Fani é justamente a variedade de acabamentos, pois existem opções foscas e texturizadas; lisas e brilhantes, além das escovadas. Todo esse repertório acrescenta dinamismo e fluidez em um projeto neutro, evitando que se torne monótono, sem graça.


Viu só como a decoração neutra tem o seu valor? Tudo é uma questão de prática e experiência, tentativa e erro, o importante é não deixar experimentar até encontrar a melhor combinação de cores! 😉







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando