Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

26/02/2021
9 Comentários

Por que sua torneira sai pouca água?

Saiba os motivos que levam a sair pouca água da torneira ou chuveiro e confira algumas soluções.



Torneira de parede para jardim C3130 Linha Master – Fani

Ficar com a torneira ou chuveiro saindo pouca água é um problema muito comum nos imóveis do Brasil. Pode ser frustrante, mas trata-se de uma dificuldade que não costuma provocar uma reação imediata, sendo tolerada no dia a dia.

Essa situação dificulta a realização de tarefas simples no cotidiano, como lavar a louça ou higienizar as mãos, e ainda impede que você tenha um banho confortável e relaxante após um dia cansativo.

Os fatores que podem causar isso são diversos, desde um mal planejamento das tubulações, caixa d’água baixa, problemas na torneira, no sistema de aquecimento e até mesmo vazamentos.

Pensando nisso, nós da Fani separamos neste artigo algumas hipóteses para a origem do problema na sua casa ou estabelecimento comercial. Mesmo que você saiba ou venha a descobrir o que está acontecendo, sempre recomendamos contar com mão-de-obra especializada para esse serviço. Confira: 


Monocomando de Mesa 6260 C605 Linha Gourmet – Fani

Problema generalizado ou em um cômodo específico?

Antes de buscar soluções, é importante que você consiga identificar a raiz desse tipo de problema. Para isso, um bom primeiro passo é verificar a pressão da água nos diferentes cômodos do seu imóvel. 

Para descobrir se todos os locais da casa ou comércio possuem problemas de baixa pressão, ligue a água em todas as torneiras e chuveiros. Assim, você saberá se há realmente um problema de baixa pressão geral ou apenas em um ponto específico.

Planejamento da caixa d’água

Para ter uma boa saída de água seja na torneira da cozinha, banheiro, lavanderia ou nos chuveiros, é fundamental que você conte com uma instalação hidráulica planejada corretamente, pois é ela que irá levar a água para todos os pontos ligados à caixa.

Para isso é importante saber que a pressão da água será determinada principalmente pela altura em que fica a caixa d’água. Nesse caso, quanto mais elevada a caixa for posicionada, mais fácil será o trabalho da gravidade de empurrar a água abaixo pelos canos com mais força.

Essa altura irá definir, entre outros fatores, o que conhecemos como m.c.a. (pressão pelo metro de coluna d’água). É possível ter uma ideia do m.c.a. da sua residência medindo a distância entre o reservatório e o ponto de saída da torneira ou chuveiro – um cálculo mais preciso depende de aparelhos bastante específicos, o que não costuma ser necessário na maioria dos casos.


Torneira de mesa 1208 C420 Linha Essence 420 – Fani

Além disso, é crucial ter uma compreensão da pressão em metros de coluna d’água, mesmo que seja uma estimativa aproximada. Essa informação é essencial para orientar a escolha de torneiras, misturadores e chuveiros, garantindo que suas especificações estejam alinhadas com as condições reais do imóvel.

Outra opção para reduzir a dificuldade com o baixo fluxo de água é optar por modelos que contam com pressurizador embutido – também é possível encontrar esse acessório vendido separadamente.

O tamanho da caixa d’água não é tão relevante na pressão da água, já que nisto o grande fator é a altura em que ela está posicionada. As medidas vão impactar principalmente na capacidade de reserva no caso da sua região ficar sem abastecimento por algum problema.

Filtro de Parede 1865 C350  – Fani

Planejamento da tubulação

Outro fator que deve ser levado em conta e pode influenciar diretamente na pressão é a tubulação do local. Fatores da instalação hidráulica como o diâmetro, o percurso e o estado de conservação dos canos podem fazer toda a diferença.

Se ao longo do percurso entre a caixa d’água e o ponto de saída ocorrerem muitos desvios, como as curvas e as quebras, por uma necessidade estrutural, por exemplo, a pressão também será reduzida – quanto mais simples for o caminho para a água ir da caixa até o destino final, com mais força ela chegará.

Adicionalmente, é importante mencionar que os remendos realizados em determinados consertos podem representar outra possível causa para o problema. Desgastes na tubulação causados pelo tempo também podem dificultar a passagem d’água ou provocar vazamentos.


Problemas em pontos específicos

Se o problema ocorrer em um lugar específico, ele pode estar relacionado a defeitos nos produtos ou, até mesmo – e não menos comum – a um entupimento. No caso de um entupimento, a saídas de água podem estar bloqueadas ou ser algo relacionado ao registro do cômodo. 

Cidades que não possuem um tratamento de água eficiente ou que não realizaram uma limpeza adequada ou bem executada na caixa d’água frequentemente experimentam essa situação. Nesse caso, quando em quantidade acima do normal, sedimentos e partículas podem causar um problema de baixo fluxo de água.

Caso você conte com um sistema de aquecimento em casa, certifique-se se que aquele misturador ou chuveiro apresenta o problema tanto com a água quente quanto com a água fria. Se a saída de água ficar reduzida somente com a água aquecida, o problema pode estar relacionado diretamente ao sistema de aquecimento.

Torneira de parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani

De olho no registro

Ficar de olho no hidrômetro de casa pode ser uma ótima maneira de descobrir se existe um problema de vazamento mais sério no seu imóvel. Para isso, deixe os registros totalmente abertos, desligue todos os aparelhos que usam água e feche bem todas as torneiras – aproveite esse momento para se certificar se o problema não está sendo ocasionado por uma válvula aberta parcialmente, o que irá restringir o fluxo da água.

Depois disso, grave a posição do maior ponteiro do seu hidrômetro ou o número que aparece nele. Aguarde cerca de duas horas e confira se o número mudou ou o ponteiro se mexeu. Se isso aconteceu, existe um vazamento no imóvel. 

Contudo, é fundamental destacar que a identificação da maioria dos vazamentos pode não ser uma tarefa fácil. Nesse contexto, recomendamos entrar em contato com um especialista, pois eles têm a expertise necessária para localizar a fonte do vazamento e propor a solução mais adequada.

Ufa! Aqui, conseguimos levantar as principais hipóteses que costumam levar a baixa pressão d’água nos imóveis. Te ajudamos a identificar o problema no seu imóvel? Se ainda restou alguma dúvida, é só usar os comentários:







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando