Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

área restrita
26/02/2021
5 Comentários

Por que sua torneira sai pouca água?

Saiba os motivos que levam a sair pouca água da torneira ou chuveiro e confira algumas soluções.



Torneira de parede para jardim C3130 Linha Master – Fani

Ficar com a torneira ou chuveiro saindo pouca água é um problema muito comum nos imóveis do Brasil. Pode ser frustrante, mas trata-se de uma dificuldade que não costuma provocar uma reação imediata, sendo tolerada no dia a dia.

Essa situação dificulta a realização de tarefas simples no cotidiano, como lavar a louça ou higienizar as mãos, e ainda impede que você tenha um banho confortável e relaxante após um dia cansativo.

Os fatores que podem causar isso são diversos, desde um mal planejamento das tubulações, caixa d’água baixa, problemas na torneira, no sistema de aquecimento e até mesmo vazamentos.

Pensando nisso, nós da Fani separamos neste artigo algumas hipóteses para a origem do problema na sua casa ou estabelecimento comercial. Mesmo que você saiba ou venha a descobrir o que está acontecendo, sempre recomendamos contar com mão-de-obra especializada para esse serviço. Confira: 


Monocomando de Mesa 6260 C605 Linha Gourmet – Fani

Problema generalizado ou em um cômodo específico?

Antes de buscar soluções, é importante que você consiga identificar a raiz desse tipo de problema. Para isso, um bom primeiro passo é verificar a pressão da água nos diferentes cômodos do seu imóvel. 

Para descobrir se todos os locais da casa ou comércio possuem problemas de baixa pressão, ligue a água em todas as torneiras e chuveiros. Assim, você saberá se há realmente um problema de baixa pressão geral ou apenas em um ponto específico.

Planejamento da caixa d’água

Para ter uma boa saída de água seja na torneira da cozinha, banheiro, lavanderia ou nos chuveiros, é fundamental que você conte com uma instalação hidráulica planejada corretamente, pois é ela que irá levar a água para todos os pontos ligados à caixa.

Para isso é importante saber que a pressão da água será determinada principalmente pela altura em que fica a caixa d’água. Nesse caso, quanto mais elevada a caixa for posicionada, mais fácil será o trabalho da gravidade de empurrar a água abaixo pelos canos com mais força.

Essa altura irá definir, entre outros fatores, o que conhecemos como m.c.a. (pressão pelo metro de coluna d’água). É possível ter uma ideia do m.c.a. da sua residência medindo a distância entre o reservatório e o ponto de saída da torneira ou chuveiro – um cálculo mais preciso depende de aparelhos bastante específicos, o que não costuma ser necessário na maioria dos casos.


Torneira de mesa 1208 C420 Linha Essence 420 – Fani

Conhecer a pressão pelo metro de coluna d’água, mesmo que seja uma estimativa, é fundamental também, para você escolher as torneiras, misturadores e chuveiros com especificações compatíveis à realidade do imóvel.

Outra opção para reduzir a dificuldade com o baixo fluxo de água é optar por modelos que contam com pressurizador embutido – também é possível encontrar esse acessório vendido separadamente.

O tamanho da caixa d’água não é tão relevante na pressão da água, já que nisto o grande fator é a altura em que ela está posicionada. As medidas vão impactar principalmente na capacidade de reserva no caso da sua região ficar sem abastecimento por algum problema.

Filtro de Parede 1865 C350  – Fani

Planejamento da tubulação

Outro fator que deve ser levado em conta e pode influenciar diretamente na pressão é a tubulação do local. Fatores da instalação hidráulica como o diâmetro, o percurso e o estado de conservação dos canos podem fazer toda a diferença.

Se ao longo do percurso entre a caixa d’água e o ponto de saída ocorrerem muitos desvios, como as curvas e as quebras, por uma necessidade estrutural, por exemplo, a pressão também será reduzida – quanto mais simples for o caminho para a água ir da caixa até o destino final, com mais força ela chegará.

Além disso, outra possível causa para o problema são os remendos feitos em alguns consertos. Desgastes na tubulação causados pelo tempo também podem dificultar a passagem d’água ou provocar vazamentos.


Problemas em pontos específicos

Se o problema ocorrer em um lugar específico, ele pode estar relacionado a defeitos nos produtos ou, até mesmo – e não menos comum – a um entupimento. No caso de um entupimento, a saídas de água podem estar bloqueadas ou ser algo relacionado ao registro do cômodo. 

Isso é mais comum em cidades que não possuem um tratamento de água eficiente ou quando a limpeza da caixa d’água não foi realizada ou não foi bem executada. Nesse caso, quando em quantidade acima do normal, sedimentos e partículas podem causar um problema de baixo fluxo de água.

Caso você conte com um sistema de aquecimento em casa, certifique-se se que aquele misturador ou chuveiro apresenta o problema tanto com a água quente quanto com a água fria. Se a saída de água ficar reduzida somente com a água aquecida, o problema pode estar relacionado diretamente ao sistema de aquecimento.

Torneira de parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani

De olho no registro

Ficar de olho no hidrômetro de casa pode ser uma ótima maneira de descobrir se existe um problema de vazamento mais sério no seu imóvel. Para isso, deixe os registros totalmente abertos, desligue todos os aparelhos que usam água e feche bem todas as torneiras – aproveite esse momento para se certificar se o problema não está sendo ocasionado por uma válvula aberta parcialmente, o que irá restringir o fluxo da água.

Depois disso, grave a posição do maior ponteiro do seu hidrômetro ou o número que aparece nele. Aguarde cerca de duas horas e confira se o número mudou ou o ponteiro se mexeu. Se isso aconteceu, existe um vazamento no imóvel. 

Mas atenção: a maioria dos vazamentos podem não ser tão fáceis de identificar, como dissemos, o melhor a se fazer é ligar para um especialista para encontrar a fonte do vazamento e indicar a melhor solução.

Ufa! Aqui, conseguimos levantar as principais hipóteses que costumam levar a baixa pressão d’água nos imóveis. Te ajudamos a identificar o problema no seu imóvel? Se ainda restou alguma dúvida, é só usar os comentários:







5 Comentários

    
  1. rodrigo disse:

    comprei 2 torneiras marca doan em material plastico para cozinha, mas elas soltam pouca agua as antigas siam agua com mais pressao

  2. OSWALDO COELHO disse:

    BOM DIA
    A saída de água do cano é muito forte, porém a vazão da torneira é fraca. Vocês tem representante no Rio de janeiro RJ?
    TORNEIRA FANI MONOCOMANDO DE BANCADA GOURMET MOD 6256 C604.
    ATT
    OSWALDO COELHO

  3. Thiago disse:

    Comprei uma torneira monocomando de bancada Gourmet Modelo 6256, C 604, e estou com o mesmo problema do Oswaldo aí em cima. A saída de água do cano está super forte, só que a torneira libera muito pouca água. Tem algum redutor de fluxo ou regulador de vazão nesta torneira da Fani ?

    Desde já agradeço,

    Thiago

    • Fani disse:

      Bom dia Thiago.

      Em nosso portfólio temos uma grande variedade de monocomandos, com diferentes designs e vazão do fluxo de água.
      Procuramos atender todas as demandas, inclusive dentro da questão de sustentabilidade e responsabilidade social. Tratando-se especificamente do monocomando 6256 C604, realmente a vazão é mais baixa, pois ele faz parte da gama de produtos que atuam com baixa vazão de água, preservando a economia de um recurso natural tão importante.

      Caso ele não esteja correspondendo às suas expectativas, temos outros modelos para cozinha, que apresentam vazão bem superior, como o exemplo do 6256 C606, que a vazão é 75% maior: https://www.fani.com.br/produto/monocomando-de-mesa-6256-606/

  4.     
            
Comentar
     
       

Como decorar com criatividade ao utilizar acessórios?
Leia Mais
Decoração mediterrânea: dicas para banheiros e cozinhas
Leia Mais
Quais são os tipos de cabide existentes para o banheiro?
Leia Mais

Enviando

CONVERSAR COM O SAC
Olá, gostaria de conversar agora com o SAC Fani.