Decoração industrial: crie espaços únicos com estilo urbano

Decoração industrial

decoração industrial

Não é à toa que a decoração industrial é uma figurinha carimbada na lista dos estilos favoritos para o décor de interiores, afinal, poucos estilos agregam tamanha personalidade e ousadia dentro de casa.

Ao incorporar elementos da estética das grandes cidades, como materiais brutos e rústicos, tubulações e estruturas expostas, ela ressalta todo o charme da imperfeição, afastando-se de propostas mais clássicas para desnudar a vida como ela é.

O estilo industrial se inspira no visual dos lofts nova-iorquinos na década de 1950, que consistem em apartamentos simples e pequenos, com ambientes integrados e, muitas vezes, improvisados em antigas fábricas e galpões.

O que antes era uma necessidade pela falta de recursos ou de opções mesmo para moradia, hoje se transformou em uma tendência que busca, intencionalmente, desconstruir para construir um estilo marcante!

Aplicar o estilo industrial está nos seus planos? Então você está no lugar certo: neste post do Blog da Fani, vamos apresentar os pilares da decoração industrial e como incorporá-los dentro de casa! Vem com a gente:

Decoração industrial: o que não pode faltar?

Bica de Parede Alongada 1183 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Acionamento Modelo Liso 518 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Como todo estilo ou tendência, existem elementos-chave que ajudam a imprimir a identidade marcante deles. Você até pode abrir mão de um ou outro a depender dos seus interesses e características do seu projeto, mas acreditamos que em uma decoração industrial não pode faltar:

Brutalismo na veia

O mundo não é perfeito e os elementos de uma decoração também não precisam ser. O estilo industrial valoriza materiais como concreto, madeira, ferros e tijolos em seu estado natural, dispensando na maioria das vezes a etapa da finalização.

Mesmo quando há um acabamento, aplica-se o básico para proteger minimamente os materiais, evitando aplicações que vão desviar o visual do original e aperfeiçoamentos como o polimento, por exemplo.

Neutralidade

Por consequência dos materiais utilizados (concreto, madeira, ferro…), a paleta de cores e do estilo industrial é predominantemente neutra: cinzas, preto e branco não podem faltar.

Uma saída interessante para ousar em cores nesse estilo é explorar os chamados tons terrosos, nuances de laranjas e marrons que estão super em alta na tonalidade e que estão presentes, por exemplo, no visual dos tijolinhos aparentes.

Tudo à vista

Outra consequência de aplicar os princípios da decoração industrial é deixar tudo à vista, já que o estilo bebe na fonte do visual das fábricas e galpões industriais, onde estes elementos ficam propositalmente expostos para facilitar as manutenções.

Estruturas em ferro e concreto, tubulações hidráulicas e elétricas, trilhos e pontos de iluminação deixam de ficar ocultos nas paredes e forros, afinal, por quê se dar o trabalho de escondê-los se eles podem muito bem fazer parte do décor?

Decoração industrial: como aplicar em casa?

deocração industrial

Torneira de Piso Bica Curva 1192 BK290 Linha Vik 290 – Fani

Agora que você já sabe o bê-a-bá da decoração industrial, é hora de colocar o conhecimento em prática. Mas por onde começar e como evitar ciladas que podem comprometer o projeto? Confira algumas dicas abaixo:

Faz sentido?

Por conta da personalidade que ele imprime, o estilo industrial é um dos mais marcantes do décor. É fácil se apaixonar por ele, ainda mais com tanta gente adotando por aí.

Contudo, da mesma forma que ele cativa, ele também pode enjoar. Analise se é um estilo que faz sentido com a sua personalidade, com o seu momento de vida atual e para os próximos anos.

Além disso, considere que os materiais em seu estado natural estão mais suscetíveis a danos e ao desgaste pelo uso, portanto, o cuidado precisa ser redobrado para evitar intervenções antes do previsto.

Auxílio profissional

Como um desdobramento da dica anterior, sempre recomendamos que a incorporação de um estilo tão marcante quanto a decoração industrial seja acompanhada de profissionais qualificados.

Procure arquitetos e designers de interiores com experiência na aplicação deste estilo, de modo que cada passo na obra e acabamento seja programado. Isso também ajuda a manter o visual dentro de uma linha de pensamento, evitando incoerências e excessos que podem passar batido em um olhar mais leigo.

Materiais e acabamentos rústicos

Um dos recursos mais utilizados para incorporar a decoração industrial dentro de casa é a aposta em materiais e acabamentos rústicos. Isso vai desde a alvenaria, com paredes de concreto e de tijolinhos, até o décor com móveis e objetos em materiais e acabamentos naturais.

Mesmo quem não consegue realizar intervenções estruturais pode embarcar no estilo por meio de papeis de parede, revestimentos e outros acabamentos que reproduzem um efeito mais rústico.

Metais em evidência

Use e abuse do trabalho de serralheria! Estantes e prateleiras suspensas, chapas perfuradas, trilhos, conduítes são excelentes recursos para incorporar a decoração industrial dentro de casa.

Torneiras de cozinha e banheiro com acabamento preto fosco ou em cobre são peças-chave para adicionar um toque de sofisticação industrial. Além de funcionais, esses elementos se tornam verdadeiros protagonistas na decoração.

Aqui na Fani, além de opções de cores/acabamento foscas e rústicas, você também encontra uma coleção especialmente desenvolvida para a decoração industrial: a Linha Living 700, com torneiras, ducha higiênica e acabamentos para registro inspirados em tubulações hidráulicas.

decoração industrial

Torneira de Parede 1199 BK700 Linha Living 700 – Fani

A decoração industrial é uma excelente opção para quem busca um estilo moderno, jovial e urbano. Com propósito e planejamento, é possível criar espaços cheios de personalidade!


CLIQUE AQUI e conheça todas as opções da Fani para transformar banheiros, cozinhas e lavabos com o melhor que a decoração industrial pode lhe oferecer!

CONTATO