Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

29/11/2023
0 Comentários

Art Déco: a era dourada do design e da cultura

Conheça esse estilo e saiba como aplicá-lo na decoração do banheiro e da cozinha


Monocomando de Mesa Bica Alta 6877 DV650 Linha Elegance 650 – Fani
Papeleira de Piso Redonda 2103 DV112 Linha Pisa 112 – Fani
Ducha Higiênica 1739 DV90 Linha Eva 90 – Fani

O mundo do design de interiores é repleto de estilos que refletem as tendências e valores de diferentes épocas. Entre esses estilos, o Art Déco se destaca como uma expressão de luxo e modernidade que floresceu durante os “Anos Dourados”.

Pensando nisso, neste artigo do Blog da Fani, exploraremos tudo sobre o estilo Art Déco: onde surgiu, suas principais características e como você pode aplicá-lo com elegância na decoração de espaços como banheiros e cozinhas. Vem com a gente!

O que é Art Déco?

O Art Déco é um movimento artístico e de design que teve seu auge nas décadas de 1920 e 1930. Esse período também ficou conhecido como os “Anos Dourados”, marcado por anos de prosperidade, otimismo e crescimento econômico. 

Historicamente, estamos falando do final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) até a Grande Depressão (1929). Contudo, em alguns casos, ele também se estendeu até o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Origem do Art Decó

O Art Déco floresceu durante grande parte dessas décadas e se tornou um estilo icônico. Essa corrente artística teve origem na Europa, especialmente em Paris, mas se espalhou para diversas partes do mundo. 

Caracterizado por uma estética elegante e sofisticada, essa corrente combina elementos de vários estilos artísticos, incluindo o cubismo, o futurismo, o construtivismo e o neoclassicismo.

Entre os exemplos mais icônicos dessa corrente no mundo, podemos citar o Empire State Building (EUA) e a avenida Ocean Drive em Miami (EUA). No Brasil, é possível reconhecer o estilo em edifícios igualmente icônicos. Só para exemplificar, temos o Estádio do Pacaembu (São Paulo), o Elevador Lacerda (Salvador) e até mesmo o Cristo Redentor (Rio de Janeiro).

Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani


4 Características do Art Déco

1. Geometria e Simetria:

Antes de mais nada, as formas geométricas, como triângulos, retângulos, círculos e linhas retas, ganham destaque nesse estilo. A simetria é muito utilizada, principalmente para criar uma sensação de equilíbrio.

2. Ornamentação:

O estilo Art Déco é conhecido pela rica ornamentação e decoração, que pode ser detalhada e elaborada. Decorações incluem motivos florais, padrões geométricos, frisos e elementos decorativos inspirados em culturas antigas, como por exemplo do Egito e da Grécia na Antiguidade.

3. Materiais Luxuosos:

Luxo é um dos pilares dessa corrente, por isso, materiais como mármore, vidro, metais preciosos, madeira de qualidade e marfim são amplamente utilizados. Dessa forma, eles contribuem para a sensação de riqueza associada ao estilo.

4. Cores Vibrantes:

Cores ousadas e vibrantes, como o vermelho, o azul, o verde e o amarelo, são bastante comuns no Art Déco. Por outro lado, o contraste de cores também é usado para criar impacto visual.

art decó

Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani


Como incorporar o estilo Art Déco no banheiro e na cozinha?

Se você deseja incorporar o estilo Art Déco em seu banheiro ou cozinha, primeiramente é importante lembrar que luxo e elegância guiam esse estilo. Como resultado, é muito importante ter atenção para criar um décor sofisticado, porém sem torná-lo exagerado.

Para a paleta de cores, a dica é apostar na escolha de tonalidades como preto, cinza, marrom e branco para a base. Para complementar o décor, cores vibrantes presentes em pedras preciosas, como o azul-marinho, o verde esmeralda e o vermelho rubi ou de metais como tons de cobre e ouro, por certo são ideais para adicionar impacto visual.

Elegância Art Deco: Transforme Seu Espaço com Elementos de Design Inspirados na Era Moderna

Para criar ainda mais elegância, invista nos detalhes. Nesse sentido, escolha acessórios e metais, como torneiras, puxadores e acessórios, em dourado fosco ou tons de cobre, o que irá adicionar um toque de luxo e sofisticação ao seu ambiente.


art decó

Monocomando de Mesa 6877 DV650 Linha Elegance 650 – Fani

No banheiro e lavabo, a Linha Elegance 650, da Fani, é ideal para garantir a sofisticação necessária, além de possibilitar inúmeras combinações de acabamentos. Com traços geométricos, os modelos de metais da linha contam com design refinado que harmoniza perfeitamente com o estilo Art Déco.

Já na cozinha, para aliar funcionalidade ao luxo, você pode optar pela Linha Gourmet 604. Com forma imponente, a peça une o melhor da estética à praticidade tão necessária na cozinha.

art decó

Monocomando de Mesa 6256 CB604 Linha Gourmet – Fani

Outra excelente alternativa para lavabos é utilizar um papel de parede ou azulejos com padrões geométricos para criar uma estética Art Déco. Os padrões podem ser simples, como listras, mas também podem ser mais elaborados, com formas complexas.

Para o mobiliário uma boa pedida é usar peças e acessórios geométricos que tenham um design vintage ou retrô, assim, você evoca a elegância das décadas passadas. Opte por materiais de alta qualidade, como mármore, granito e vidro para combinar. 

Já conhecia o estilo Art Déco? Conte para gente o que acha dessa proposta de decoração: utilizaria ou é mais fã das decorações minimalistas?

Você também pode conhecer mais dicas sobre decoração na playlist #FaniDeCoração, no Youtube da Fani.E seja qual for o seu gosto, na Fani você encontra os metais e acessórios ideais e nas mais variadas tonalidades. Aproveite para conferir todas nossas opções clicando aqui!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando