Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

27/09/2023
0 Comentários

Chuveiro: como escolher o modelo ideal para o seu banheiro?

Confira as principais dicas para acertar na escolha do chuveiro para a sua casa.


Chuveiro Articulado de Parede 3000 BK400 Linha Platina 400 – Fani
Monocomando com Base para Chuveiro 6416 BK330 – Fani
Porta-shampoo com Saboneteira 4710 BK450 Linha Horus 450 – Fani

O chuveiro é um dos metais mais importantes de um banheiro. Afinal, existem poucas coisas que são melhores do que tomar um banho relaxante após um dia daqueles no serviço, não é mesmo?

Para escolher o modelo ideal, contudo, você precisa se cercar do maior número possível de informações, como as opções disponíveis e as variações de instalação, por exemplo, de forma que você faça uma compra segura e satisfatória.

Para ajudá-lo nessa missão, o Blog da Fani reúne os principais pontos que você precisa levar em conta antes de comprar o seu chuveiro. Em outras palavras, um guia completo de como escolher o chuveiro ideal para sua casa. Vem com a gente!

Chuveiro Elétrico ou Chuveiro a Gás: como escolher?

chuveiro

Chuveiro Articulado de Parede com Desviador 3310 CH500 Linha Mix 500 – Fani 

Em primeiro lugar, é preciso decidir entre chuveiro elétrico ou a gás. Mais tradicionais, os chuveiros elétricos são amplamente difundidos nos lares brasileiros. Eles se adaptam à infraestrutura já existente na parede e demandam apenas energia elétrica, uma conveniência encontrada na maioria das casas e apartamentos. 

Em síntese, para instalar um chuveiro elétrico, basta contar no ambiente com pontos de água e de energia para alimentar a resistência do produto. Ao abrir o registro, a água entra pela parede fria, passa pela resistência do chuveiro e, na sequência, desce aquecida. Esses modelos, no entanto, acabam representando um gasto a mais na conta de luz. 

Por outro lado, o chuveiro a gás, como o nome sugere, dispensa a necessidade de um ponto de energia no box do chuveiro porque trabalha com a água fornecida pelo sistema de aquecimento da residência, geralmente a gás ou elétrico/solar, só para exemplificar.

Outra vantagem do chuveiro a gás é a ampla variedade de designs e formatos, uma vez que as peças não precisam de tantos componentes internos como a versão tradicional, o que facilita a criação de modelos com maior apelo estético.

Em contrapartida, esse tipo de chuveiro só é recomendável em casas e residências que possuem sistema de aquecimento, seja qual for. Você até pode instalar sem o sistema, mas a água fornecida será sempre a de temperatura ambiente, assim como uma ducha de área externa.

Se você deseja contar com um chuveiro a gás, é muito importante prever desde a fase de projeto toda a infraestrutura necessária, do sistema de aquecimento até as conexões hidráulicas.

Chuveiro de Parede x Chuveiro de Teto

chuveiro

Chuveiro Articulado de Teto 3100 GE640 Linha Eros 640 – Fani

Quase uma tradição nas casas brasileiras, os chuveiros de parede são facilmente encontrados em variados estilos. A instalação é facilitada pelo uso da estrutura de parede já disponível, um encaixe perfeito na maioria das habitações.

Os chuveiros de teto, outrora tidos como uma escolha extravagante, estão ganhando popularidade. Além de seu impacto visual, eles oferecem uma liberdade de posicionamento no espaço do box, sem estar restrito a uma única parede. 

Conheça mais sobre os chuveiros da Fani 

Vale notar, todavia, que esse tipo de instalação demanda uma infraestrutura preparada no forro, o que pode não ser viável ou esbarrar em limitações estruturais em casos específicos, principalmente em apartamentos.

Fique de olho na pressão do chuveiro

chuveiro

Chuveiro Flexível de Parede com Desviador 3300 C99 Linha Flex 99 – Fani

Igualmente importante é compreender como os diferentes modelos lidam com a pressão da água. A maioria dos chuveiros elétricos convencionais não suporta pressões elevadas e, por consequência, vêm equipados com um redutor de pressão. 

Esse componente possui uma entrada larga de água, porém, a saída é restrita, limitando a vazão. Entretanto, o mercado oferece modelos capazes de lidar com pressões mais altas, inclusive com pressurizadores integrados em alguns modelos.

Em contraste, as duchas requerem apenas a escolha de um modelo compatível com a medida em metros de coluna d’água (m.c.a) da sua casa ou apartamento. Uma medição mais precisa requer o uso de aparelhos, mas é possível ter uma referência básica.

Para ter uma noção mais superficial do m.c.a da sua casa, descubra qual é a diferença de altura entre a saída de água e o nível do reservatório. Cuidado para não confundir essa medida com a distância da saída de água até o piso ou solo.

Chuveiro da Fani: um universo de possibilidades!

chuveiro

Chuveiro Articulado de Parede 3000 CH500 Linha Mix 500 – Fani
Acabamento para registro 509 3/4 CH370 Linha Bold 370 – Fani
Grelha Quadrada de Latão com Caixilho 1918 CH  – Fani

Além da preocupação com as características funcionais do chuveiro, a decoração também deve ser levada em conta. Na Fani, por exemplo, você encontra diferentes modelos de chuveiro recomendados para instalações com sistema de aquecimento.

Das opções quadradas a retangulares; de parede e de teto; com ou sem desviador para ducha manual; diferentes tamanhos de braços para melhor ajuste de altura ou profundidade até a maior variedade de cores e acabamentos do mercado, sempre vai existir um chuveiro Fani que combina com você!

A cartela da Fani vai muito além do tradicional cromado: existem desde opções mais foscas, ideais para decorações mais industriais, até opções brilhantes e metalizadas, como tons de dourado e cobre brilhante. Uma mais linda que a outra!Bateu a curiosidade, né? Não perca mais tempo! CLIQUE AQUI e conheça a linha completa de chuveiros e duchas da Fani! 😊







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando