Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

23/11/2022
0 Comentários

Design minimalista, versátil e contemporâneo

Saiba como aplicar peças e os principais fundamentos deste conceito


Misturador de Mesa 1877 BK480 Bica Alta Linha Elo 480 – Fani
Saboneteira de parede 4100 BK420 Linha Essence 420 – Fani
Porta-toalhas curto 4410 BK420 Linha Essence 420 – Fani
Cabide Linha 4600 BK420 Essence 420 – Fani

Versátil para uma combinação com outros estilos de decoração, prático para o dia a dia e atemporal, o minimalismo pode ser um grande aliado para quem deseja desenvolver um projeto descomplicado e harmonioso.

Tendência que vem ganhando mais adeptos a cada dia, o minimalismo, no entanto, não se limita a um mero conceito de arquitetura – trata-se de um estilo de vida e proposta presente nas mais diferentes áreas do saber.

Pensando nisso, neste artigo do Blog, a Fani Metais e Acessórios explica as principais características e a origem do minimalismo, além de trazer dicas para aplicar esse conceito no décor. Vem com a gente!

Monocomando De Mesa 6875 CH370 Linha Bold 370 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 CH185 Linha Lunna 185 – Fani


O que prega o minimalismo?

O minimalismo é um estilo de vida que surgiu na década de 80 e preza por dias mais simples e sem excessos. O movimento reúne pessoas que se interessam, em essência, por uma vida mais desapegada, partindo da ideia que, muitas vezes, temos coisas demais e é bastante provável que não precisamos da maioria delas.

A frase de autoria do arquiteto alemão Mies van der Rohe (1886–1969) sintetiza o pensamento do grupo: “menos é mais”. A princípio, a fala estava relacionada a obras que apresentavam traços simples ao mesmo tempo em que eram capazes de surpreender pelo conceito. Este pensamento, no entanto, expandiu para outras áreas e guiou o processo criativo de diferentes profissionais como arquitetos, designers, estilistas e até mesmo músicos.

Torneira de Mesa 1195 RV210 Linha Prima – Fani

O que é um design minimalista?

Quando falamos em conceito de design minimalista, as premissas desta concepção são simplicidade e funcionalidade. Ou seja, no momento de desenvolver peças que carregam este estilo, é muito importante fazer um planejamento para que o produto consiga transmitir uma mensagem visual de maneira prática e objetiva, sem excessos ou formas pouco funcionais.

No caso do design de produtos, por exemplo, as principais características de uma peça minimalista são os traços simples, linhas retas e curvas em harmonia, além da preocupação com a funcionalidade. 

Sempre atenta às principais demandas do mercado, a Fani desenvolveu diferentes opções de metais que carregam o DNA minimalista. Um excelente exemplo é a Linha Elo 480, pensada para trazer mais leveza e versatilidade a lavabos e banheiros.

Metais da Linha Elo 480 da Fani

A novidade se destaca pelos modelos de torneira e misturador de mesa com design clean, totalmente personalizáveis por meio de uma extensa paleta de acabamentos disponibilizada pela marca.

O acionamento é um destaque à parte na Elo 480. Na torneira, você pode optar entre a elegante alavanca lateral, acoplada suavemente à estrutura do metal, ou por um modelo diferenciado de volante, que fica visualmente separado da bica.

Misturador de Mesa 1877 BK480 Linha Elo 480 – Fani

Para definir o design deste volante, a Fani inovou ao trazer para dentro do seu processo criativo os clientes, parceiros, arquitetos e consumidores que visitaram o estande da marca durante a Expo Revestir 2022 em março.

– Confira um resumo da nossa participação na maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina:

Os visitantes puderam votar entre as seis opções expostas em uma ambientação no estande e elegeram para entrar em linha um modelo que se destaca pelo detalhe que percorre delicadamente toda a lateral da peça (ver abaixo). Nas peças coloridas, o friso é cromado enquanto nas opções cromadas, o friso é preto brilhante.

Como criar um projeto de decoração minimalista

Como citamos acima, o conceito minimalista parte do “menos é mais” e, muitas vezes, refletir sobre os excessos pode ser o exercício mais difícil dessa proposta. A primeira etapa é definir suas prioridades, ou seja, analisar quais móveis ou objetos são realmente úteis e ainda são utilizados no seu cotidiano.

Descarte, doe ou venda o que você não usa mais, deixou de gostar ou raramente utiliza. Assim, o excesso já não será mais um problema, uma vez que o acúmulo de coisas só irá gerar menos praticidade no dia a dia e poluição visual.

Porta-Toalhas Escada 2500 BK450 Linha Horus 450 – Fani


Na hora de definir o mobiliário, prefira escolher peças multifuncionais – como mesas com gavetas, bancos-baú, entre outros. Se for viável, para ter mais espaço disponível, uma outra possibilidade é investir em móveis planejados de acordo com a sua necessidade.

Já para a paleta de cores, uma boa dica é apostar em tonalidades neutras: cinza, branco, creme e bege, além de outros tons claros para aumentar a sensação de amplitude no cômodo e reforçar uma atmosfera mais clean.

Agora que você já conhece a história do movimento minimalista e como ele pode impactar na sua decoração, comente aqui o que você acha dessa proposta! Aplicaria esse estilo de décor? Aproveite também para conhecer todo o portfólio de metais e acessórios da Fani clicando aqui!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando