Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

área restrita
13/08/2020
0 Comentários

Torneira de cozinha e banheiro: qual a diferença e como escolher?

Saiba como comparar as características dos metais e quais necessidades avaliar a cada ambiente para uma escolha certeira.


Misturador de Mesa 1256 B700 Linha Living 700


Monocomando de Mesa 6877 BK370 Linha Bold 370

Numa análise rasa, sem considerar qualquer função ou local de instalação, torneiras e misturadores podem ser instalados em qualquer ambiente, sejam eles cozinhas, lavabos, banheiros, lavanderias, áreas de lazer e salões de festa.

O fato de ser possível não quer dizer, no entanto, que eles devem ser instalados nesses locais sem nenhum critério e mais: também não quer dizer que todos os modelos serão úteis e funcionais em todos os ambientes.

Não à toa as grandes marcas do segmento como a Fani Metais e Acessórios diferenciam seus modelos entre aplicações para banheiros/lavabos, cozinhas e lavanderias/uso geral, de modo a proporcionar um metal mais adequado para cada espaço.

 

Por que não devo instalar uma torneira de banheiro na cozinha e vice-versa?

Você não deve instalar uma torneira de banheiro na cozinha e vice-versa porque essa troca costuma deixar o dia a dia menos prático. Esses ambientes possuem particularidades que podem ser facilitadas ou atrapalhadas a partir dos metais.

Uma escolha incorreta de torneiras e misturadores pode acabar atrapalhando a rotina ou simplesmente resultar em desperdício de tempo e recursos, já que você acabaria pagando por um produto cujas características não são necessárias naquele cômodo.

Misturador Monocomando de Mesa 6256 C607 Linha Gourmet

Torneira de Parede 1199 B702 Linha Living Classic 702

Uma torneira de cozinha, por exemplo, será utilizada principalmente para lavar as louças e os alimentos. Além da flexibilidade de direcionar o jato d’água por meio da bica móvel, esse ambiente requer uma altura mais generosa entre a bica e a válvula de escoamento da cuba: pelo menos 30 cm.

O banheiro tem menos restrições de modelos do que uma cozinha, mas você deve levar em conta a cuba para também escolher o metal, pois a depender do modelo de ambos, a bica da torneira ou misturador pode ficar tão próxima da borda que acaba dificultando o lavar das mãos.

 

Como identificar uma torneira de banheiro e uma de cozinha?

A maioria dos fabricantes hoje diferencia comercialmente os modelos de banheiro e cozinha, fazendo com que a comunicação, na maioria das vezes, seja muitas vezes clara e evidente por meio dos websites, redes sociais e nas embalagens dos produtos.

Website da Fani disponibiliza busca de metais com filtro por ambiente

Se você se deparar com um produto com informações não tão claras assim, é bom desconfiar até mesmo da procedência dele – pois você pode estar diante de um produto que não atende as normas de segurança e eficiência.

Ainda assim, o jeito mais fácil de se diferenciar visualmente um metal de cozinha para um de banheiro é por meio da bica móvel. Esse acessório não chega a ser uma regra em cozinhas, mas está presente na maioria das torneiras e misturadores por facilitar o dia a dia nesse ambiente.

E para lavabo e lavanderias, qual devo usar?

O lavabo é bastante similar ao banheiro, então você certamente considerará todas as funcionalidades que desejaria para uma torneira de banheiro. Entretanto, analise com cuidado se vale a pena ofertar água quente neste espaço, se houver um sistema de aquecimento.

Outra dica para lavabos é prestar muita atenção principalmente com a relação entre torneira, bancada e cuba, pois geralmente em lavabos as bancadas são menores que as de um banheiro convencional, o que influencia na escolha de todos os outros componentes.

Torneira de Parede Uso Geral 1130 C44

Torneira de Parede 1189 BK210 Linha Prima 210

Para lavanderias, a dica é buscar o equilíbrio entre a estética e a funcionalidade. Naturalmente, a tendência é ter metais com aparência mais simples e robustos na lavanderia pois, como o próprio nome costuma dizer, é uma área de serviço. 

Nesse ambiente, você deve ficar atento a torneiras para tanque, torneiras com saída para máquina de lavar e torneiras de uso geral. Essa última, para quem mora em casa com quintal, pode ser por exemplo a torneira a ser utilizada no jardim com bico para mangueira, caso não haja ponto de água externo.

Conseguimos deixar mais claro qual é a diferença entre torneiras de cozinha e banheiro? Se você ainda tem dúvidas, é só nos perguntar nos comentários abaixo.

Para você ficar por dentro das nossas novidades, dicas de decoração, e novos lançamentos de produtos, segue lá no Instagram: @fanimetais







Como decorar com criatividade ao utilizar acessórios?
Leia Mais
Decoração mediterrânea: dicas para banheiros e cozinhas
Leia Mais
Quais são os tipos de cabide existentes para o banheiro?
Leia Mais

Enviando

CONVERSAR COM O SAC
Olá, gostaria de conversar agora com o SAC Fani.