área restrita
18/11/2020
0 Comentários

Como ter um banheiro vintage ou retrô?

Conheça quais são os elementos e as dicas para acertar nesta decoração.


Os estilos vintage e retrô para banheiros e lavabos seguem conquistando admiradores, mas utilizar peças e móveis que remetem ao passado no décor sempre foi uma ótima opção para quem busca um efeito mais aconchegante e cheio de personalidade no ambiente. 

Cada vez mais constante, o exercício de olhar para o passado pode ser considerado muito atual, uma vez que explorar toda a sofisticação e detalhes das décadas passadas tem o poder de garantir um estilo marcante, sem necessariamente criar uma decoração datada.

Além desse olhar do futuro para o passado, existem muitos imóveis no Brasil que possuem 20 anos ou mais e nunca passaram por uma reforma, fazendo com o que o banheiro dessas casas muitas vezes tenham um aspecto muito parecido com o de quando foram concebidos, com uma ou outra mudança pontual.

Ou seja, o que parece ser um ambiente antigo e desprestigiado da casa pode, na verdade, ser potencializado para se tornar um dos grandes destaques, resgatando memórias afetivas e preservando muitos dos itens originais.

Embora muitas vezes os tomamos como sinônimos, vintage e retrô não são a mesma coisa, apesar do último parecer ser uma tradução para o português do primeiro. Que tal conhecer agora quais são as diferenças entre esses conceitos?

Qual é a diferença entre vintage e retrô?

Embora parecidos no visual, vintage e retrô apresentam diferenças principalmente em sua concepção. Vintage se refere a peças e móveis realmente antigos, muitas vezes passados de geração em geração, ou comprados em lojas de antiguidades.Por sua vez, o retrô se inspira no design de mobiliário e acessórios das décadas e séculos passados, mas são produtos novos, ou seja, são releituras muitas vezes adaptadas com tecnologias atuais.

Como aplicar o estilo vintage ou retrô no banheiro?

Assim como em qualquer outro ambiente, para aplicar esse estilo de uma maneira harmoniosa no banheiro, a dica é evitar exageros para não tornar o projeto muito temático – algo que pode ser interessante para estabelecimentos comerciais nessa linha, como um restaurante, por exemplo.

Para criar um ambiente sofisticado e equilibrado, repleto de memórias, uma boa saída é mesclar elementos tanto do estilo vintage quanto do retrô combinados a uma proposta contemporânea. 

Um exemplo dessa mistura é encontrar um espelho vintage em antiquários e combiná-lo a metais retrôs, que trazem toda a tecnologia exigida das torneiras, misturadores, chuveiros e acessórios nos tempos atuais, com uma carinha de volta no tempo.

Tons pastel e tons rosáceos são as principais paletas exploradas nos banheiros que carregam essa estética. Para reforçar essa característica e trazer mais vida ao ambiente, decoração com quadros floridos ou arranjos de flores também podem oferecer uma atmosfera mais alegre ao projeto.

Se você busca por um décor mais discreto, utilizar revestimentos como os tradicionais azulejos de metrô ou pastilhas podem ser ótimas opções. Nos metais, dê preferência às torneiras e misturadores com formatos arredondados, mais atemporais, ou de estética industrial, para composições mais ousadas. Os detalhes em cor desses metais e acessórios também são importantes. Para não ter erro, o cromado e o preto caem muito bem em qualquer décor. Mas para dar um ar mais sofisticado às peças, o acabamento dourado vai muito bem.

O que você acha dessa volta ao passado na decoração? Já sabia a diferença entre vintage e retrô? Compartilhe com a gente aqui nos comentários se você conhece alguma outra dica para introduzir esse estilo em casa!







0 Comentários

            
Comentar
     
       

Como escolher a papeleira para o banheiro?
Leia Mais
Como escolher o toalheiro ideal para o banheiro?
Leia Mais
Como utilizar o dourado na decoração do banheiro?
Leia Mais

Enviando