Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

03/04/2024
0 Comentários

Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!

Destaque da Fani na Expo Revestir 2024, coleção abraça as cinco regiões do Brasil por meio do design assinado


Uma ode à rica cultura e à vibrante diversidade brasileira: eis uma boa definição para a Coleção Brasilidade, o grande lançamento da Fani Metais e Acessórios na Expo Revestir 2024.

A coleção é fruto de uma parceria entre a Fani e cinco renomados estúdios nacionais de design, que toparam o desafio de interpretar, no desenho de novos metais e acessórios, a expressão autêntica da brasilidade.

Neste post do Blog da Fani, vamos nos aprofundar na essência única da Coleção Brasilidade e detalhar, uma por uma, todas as linhas que formam essa coleção exclusiva da Fani, confira:

Quem assina a Coleção Brasilidade da Fani?

Cada peça foi cuidadosamente elaborada para capturar a essência e os valores de cada região do país. Mais do que simples objetos, elas são verdadeiras obras de arte que carregam consigo histórias, tradições e a alma de todas as regiões brasileiras.

Para retratar cada uma delas, ninguém melhor do que profissionais que não apenas vivem e conhecem de perto a realidade dessas regiões, mas que também buscam expressar suas “raízes” por meio daquilo que fazem e acreditam.

Toparam o desafio o estúdio Lattoog, representando o Sudeste; a designer Iuçana Mouco, representando o Norte; o designer Bruno Faucz, representando o Sul; o designer Érico Gondim, representando o Nordeste; e o designer Tunico Lages representando o Centro-Oeste.

Conheça abaixo as linhas assinadas por cada um deles:

Lattoog

A Lattoog é um estúdio de design carioca fundado pelo arquiteto e urbanista Leonardo Lattavo e pelo designer autodidata Pedro Moog. O nome Lattoog é uma fusão dos sobrenomes dos dois sócios – Lattavo e Moog – e sintetiza o processo criativo da dupla: a conjunção das ideias de duas cabeças, de duas formações diferentes, de dois processos criativos distintos, mas que têm em comum o desejo de expressar a cultura nacional através da prática do design.

Linha Guanabara 810

Inspirada na fluidez do mar e na sinuosidade da água, os acessórios Guanabara proporcionam uma experiência sensorial única para banheiros e lavabos. 

A coleção é composta por cabide, papeleira e dois modelos de toalheiros, em duas opções de tamanho, sendo a versão em L uma novidade dentro do portfólio da Fani.

O encontro de duas formas arredondadas e curvas proporcionam um toque suave e agradável enquanto a atenção aos detalhes garante um acabamento impecável!

Conheça mais sobre Lattoog clicando aqui.

Iuçana Mouco

Manauara, Iuçana Mouco é graduada em Desenho Industrial e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade, ambos pela Universidade Federal do Amazonas. Artista nata e criativa, possui especialização em Design de Móveis pelo Centro Tecnológico italiano COSMOB e atua como designer de produtos há 20 anos. Com inúmeras participações e premiações nacionais e internacionais, suas criações são inspiradas na Amazônia, utilizando-se de formas, funções, cores, técnicas e matérias-primas que nascem na fauna, na flora e em toda a cultura que permeia esse ambiente.

Linha Escama 820

O design do cabide Escama se destaca pelas formas orgânicas, formando um jogo entre côncavo e convexo que remete às escamas do Pirarucu, peixe característico da região. 

Uma peça versátil que dá pra ser usada em banheiros e lavabos, como de praxe, mas também como objeto decorativo em salas, cozinhas e em espaços comerciais.

É o acessório ideal para organizar roupas, bolsas e acessórios de forma prática e elegante, agregando um toque de sofisticação e originalidade à decoração do ambiente.

Confira mais sobre Iuçana clicando aqui.

Bruno Faucz

Bruno Faucz é catarinense, formado em Design de Mobiliário desde 2007 e cursou pós-graduação em Master Design Internacional. Vivenciou o design dentro da indústria por sete anos, tempo em que o aplicou efetivamente dentro de uma visão em escala. Em 2013, iniciou seu próprio estúdio de design. Logo no primeiro ano de atividade, foi convidado para expor nas semanas de design de SP, NY, Paris e Milão. Em dois anos como profissional, já havia somado mais de 120 publicações nas melhores revistas do setor e hoje é um dos nomes mais influentes do design brasileiro.

Linha Araucária 830

A criação do monocomando Araucária por Bruno Faucz parte de uma inquietude pessoal com o desenho convencional das torneiras com filtro, que na visão do designer geralmente entregam informação estética excessiva. Pensando nisso, a proposta de Faucz foi criar um produto que não apenas rompesse com esse padrão, mas oferecesse um design mais atraente e minimalista ao produto.

O recartilhado sutil, em alusão às pinhas da araucária, atua como um comando para acionar o filtro. No “tronco” do monocomando, um recorte anelar delicado permite que o misturador seja acionado com maior facilidade. 

Por fim, uma haste que faz referência aos longos galhos das araucárias entrega a bica principal que pode ser destacada para facilitar a limpeza do espaço de lavar as louças.

Confira mais sobre Bruno, clicando aqui.

Érico Gondim

Érico Gondim é um designer cearense de produtos artesanais, industriais e também é um artista visual fascinado com a experimentação. Seus objetos autorais são caracterizados por explorar sinuosidades, textura, estruturas táteis e interativas ou referências culturais de origem brasileira. Alguns de seus projetos autorais já participaram de exposições nacionais e internacionais, como a Bienal Brasileira de Design, Semana de Design do México, Fuorisalone em Milão, entre outros.

Linha Maracá 840

Na Linha Maracá, o designer Érico Gondim leva o conceito biofílico do Nordeste, reinterpretando a beleza natural da cobra Cascavel em um design elegante e atemporal. 

As curvas sinuosas do traçado das peças são símbolos da força da natureza presente no Ceará e parte do imaginário nordestino, essência materializada em produtos que se integram facilmente em qualquer ambiente. 

Os acionamentos podem ser instalados separadamente da bica, resultando em mais possibilidades para os ambientes.

Confira mais sobre Erico clicando aqui.

Tunico Lages

Com um olhar sensível e mãos habilidosas, Tunico Lages transforma madeira em poesia, criando peças que transcendem o tempo e inspiram a todos que as contemplam. Há 47 anos, ele trilha um caminho único transformando madeiras em peças únicas e atemporais.

As obras de Tunico Lages podem ser encontradas em lojas e galerias no Brasil e em mais de 50 países, reconhecimento que o torna um expoente do design-arte brasileiro, um legítimo representante da nossa cultura.  

Linha Raízes 850

Combinando a expertise da Fani com o exímio conhecimento artesanal de Tunico Lages, surgiu a inspiração para aplicar madeira em acessórios para banheiros e cozinhas, dentro da Linha Raízes, introduzindo de forma inédita na Fani o conceito de peças que mesclam estruturas de madeira e metal.

Saiba mais sobre Tunico clicando aqui.

O que achou dessa grande novidade para 2024? Por meio da Coleção Brasilidade, a Fani propõe uma nova maneira de se conectar com a riqueza cultural e a beleza natural do nosso país! CLIQUE AQUI e confira mais novidades da Fani na Expo Revestir 2024!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando