Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

27/03/2024
0 Comentários

Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações

Conheça os estilos que vão bombar no décor este ano!


Existem tantos estilos de decoração de interiores que escolher um entre tantas boas opções pode ser uma tarefa bem difícil. É uma fase importantíssima do projeto, uma vez que é a escolha que influencia praticamente todas as outras que você vai tomar dali em diante, da decisão dos revestimentos e metais à pintura e acabamento dos móveis.

Além de definir o estilo, você certamente não quer que a sua casa ou apartamento fique deslocada em relação ao que está mais em evidência no décor. É sabido que tendências vão e vêm, mas entre tantos modismos, dá pra destacar algo que vai se sobressair em 2024 e que tem boas chances de permanecer atual nos próximos anos?

Esse é o desafio que este post do Blog da Fani se propõe a solucionar e, modéstia à parte, acreditamos que o nosso time de redatores atingiu o objetivo! Listamos 7 estilos de decoração que vão estar em alta em 2024, confira:

Brasilidade

Monocomando de Mesa Santiago 6256 CH606 – Fani

Você já ouviu falar sobre brasilidade na decoração? Em alta, essa tendência aplicada a estilos de decoração de interiores sugere uma proposta cativante, desdobrando-se em uma paleta de cores vibrantes, texturas envolventes e elementos naturais que entrelaçam a riqueza da nossa natureza e cultura com a alma pulsante do nosso povo.

Paixão, calor, pluralidade, alegria e irreverência são algumas das características que podem definir o conceito de brasilidade. Aliás, ser brasileiro vai muito além de nascer no país, mas sim abraçar a diversidade e encantos do nosso território.

Aqui, as possibilidades são infinitas: obras de arte, artesanatos, instrumentos musicais e até mesmo objetos decorativos vintage ou retrô podem ser ótimas opções para trazer esse charme brasileiro para o projeto.

Quer saber mais sobre a brasilidade na decoração? Clique aqui!

Rústico

decoração farmhouse

Torneira de Parede 1199 GL182 Linha Jade Clássica 182 – Fani

Existem diversos estilos de decoração de interiores que buscam evidenciar, sobretudo, o aspecto rústico dos materiais e das superfícies em seu estado mais simples e natural, deixando de lado os acabamentos refinados típicos dos produtos industrializados.

Muitas pessoas associam esse estilo ao retrô ou vintage, o que faz algum sentido se olharmos sob o ponto de vista dos materiais utilizados nos objetos de decoração. No entanto, o estilo rústico é atemporal e depende principalmente do tipo de acabamento dado à peça – ou seja, ela não necessariamente precisa ser um objeto antigo ou que traga essa aparência.

Um exemplo entre os estilos de decoração de interiores rústicos é o Farmhouse, que você pode conhecer os detalhes clicando aqui!

Industrial

estilos de decoração de interiores

Misturador de Mesa 1256 BK700 Linha Living 700 – Fani

Entre os estilos de decoração de interiores, o industrial é um dos mais desejados atualmente, principalmente entre os mais jovens. O grande diferencial desta proposta é acrescentar uma atmosfera mais urbana e despojada dentro de casa, mas sem deixar de prezar pela funcionalidade do ambiente.

Preto, branco, diferentes tons de cinza, marrom e bege são as principais cores que esse estilo transita. Nesta proposta, as cores metalizadas, como o dourado e o acobreado, também têm espaço.

As linhas da Fani que melhor se encaixam com o estilo industrial são a Living 700 e a Living Clássica 702, que combinam um design jovial e irreverente. Aprenda a aplicar o estilo industrial na cozinha clicando aqui ou, em banheiros, clicando aqui.

Sustentável

Torneira de Parede 1149 OV105 Linha Hera 105 – Fani

Cada vez mais os projetos estão buscando uma conexão profunda com os elementos da natureza, não apenas na especificação de materiais naturais e muito, muito verde, mas também pela escolha de produtos e/ou marcas sustentáveis!

Hoje, felizmente, existem diferentes formas de se aplicar uma decoração sustentável. A começar pela especificação de produtos cujas matérias-primas são ecologicamente corretas, seja pela certificação, seja pelo fato de serem recicladas ou recicláveis.

Também é possível aplicar soluções mais ecológicas e que aumentam a qualidade de vida na arquitetura desde a especificação, ainda no escopo do projeto. Sistemas alimentados por energia solar, torneiras com filtro ou com fechamento automático, automatização dos circuitos de iluminação, entre outros. Para conhecer um pouco mais sobre decoração sustentável, confira aqui.

Retrô/vintage

estilo retrô

Monocomando de Mesa Santiago 6256 C606– Fani

Os estilos vintage e retrô conquistam admiradores a cada dia, sendo uma ótima opção para quem busca um efeito mais aconchegante e cheio de personalidade no ambiente. Nesta tendência, o foco é criar uma atmosfera nostálgica, com móveis, materiais e itens que remetem ao passado, principalmente com um propósito afetivo.

Essa decoração é uma boa pedida para quem busca explorar toda a sofisticação e detalhes das décadas passadas. Além disso, também ajuda a adicionar um toque afetivo ao décor com objetos de valor sentimental, tendo como resultado um estilo marcante e recheado de propósito, sem soar inadequado.

É preciso compreender, contudo, que há diferenças entre estilos retrô e vintage e explicamos tudinho pra você neste post!

Minimalismo

estilos de decoração de interiores

Monocomando de Mesa 6875 CH370 Linha Bold 370 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 CH185 Linha Lunna 185 – Fani

O minimalismo prega a reflexão sobre o que realmente é necessário e agrega conforto. Sendo assim, para aplicar o estilo minimalista na decoração, o maior desafio é praticar o “menos é mais”.

Os estilos de decoração de interiores minimalistas buscam unir estética à funcionalidade de uma forma muito mais racional. Móveis multifuncionais como bancos com baú, gavetas organizadoras e marcenaria sob medida, por exemplo, são perfeitos para esta proposta.

Para criar uma atmosfera mais leve no ambiente, a paleta de cores preferida no estilo minimalista valoriza tons neutros e cores claras, uma vez que essas nuances estimulam a sensação de tranquilidade. Quer conhecer um pouco mais sobre minimalismo? Saiba mais aqui.

Comfy

Monocomando de Mesa 6877

Monocomando de Mesa 6877 C640 Linha Eros 640 – Fani
Chuveiro Articulado de Teto 3100 C640 Linha Eros 640 – Fani

O Comfy pode ser facilmente comparado ao Minimalismo, já que ambos pregam o mantra ‘menos é mais’ de alguma forma em sua essência. Vale ressaltar, porém, que eles possuem pontos de vista diferentes. A ideia do Comfy não necessariamente está associada a ter mais ou menos coisas ou se elas serão realmente úteis. 

A pergunta que se deve fazer aqui é se os elementos vão nos proporcionar o melhor em termos de conforto e bem-estar. Almofadas, tapetes, travesseiros, lençóis e roupas de cama generosos e macios não podem faltar. O visual da madeira é uma boa pedida nos acabamentos, pois é um elemento que transmite sensações de acolhimento e aquecimento nos ambientes.

O Comfy é uma boa estratégia para quem trabalha em casa justamente porque agrega aos ambientes de trabalho um conforto adicional. Confira mais algumas dicas para trazer o máximo de aconchego no seu projeto clicando aqui.

Ao listar todos esses estilos (além de muitos outros que acabaram ficando de fora), fica claro como o universo do artdécor é rico e recheado de opções. Diz aí, qual o seu estilo favorito? 

A Fani tem soluções em metais e acessórios para cada um deles e você pode conferir todas elas aqui 😉







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando