Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

06/03/2024
0 Comentários

Brasilidade na decoração: cores e cultura para transformar os ambientes

Saiba como criar um projeto de interiores apaixonante e tipicamente brasileiro


Você já ouviu falar sobre brasilidade na decoração? Em alta, essa tendência sugere uma proposta cativante, desdobrando-se em uma paleta de cores vibrantes, texturas envolventes e elementos naturais que entrelaçam a riqueza da nossa natureza e cultura com a alma pulsante do nosso povo.

Paixão, calor, pluralidade, alegria e irreverência são algumas das características que podem definir o conceito de brasilidade. Aliás, ser brasileiro vai muito além de nascer no país, mas sim abraçar a diversidade e encantos do nosso território.

Mas como transportar todos esses sentimentos e influências para criar uma decoração tipicamente brasileira? Para te ajudar a entender melhor essa tendência e como aplicar a brasilidade na decoração, neste artigo do Blog da Fani selecionamos algumas dicas para uma decoração no melhor estilo “versão brasileira”.

Abrace a diversidade

O Brasil conta com uma diversidade natural e cultural muito rica e praticamente única no mundo, com um território extenso e influências de diferentes povos. Esse fato faz com que decorar uma casa que abrace o estilo brasileiro seja uma ótima oportunidade para abusar da criatividade.

Destacando nossas matérias-primas, irreverência e cultura, a ideia é sempre valorizar a nossa história e estética com itens tradicionais nacionalmente ou nas regiões. Não tenha medo de ousar em misturas.

Aqui, as possibilidades são infinitas: obras de arte, artesanatos, instrumentos musicais e até mesmo objetos decorativos vintage ou retrô podem ser ótimas opções para trazer esse charme brasileiro para o projeto.

Torneira de parede 1199 GL182 Linha Jade Clássica 182 – Fani

A paleta de cores de uma decoração tropical

Quando pensamos em cores do Brasil, as referências vêm do clima quente e da flora do nosso país. Por isso, é essencial que a paleta de cores evoque a exuberância da natureza. 

Cores vibrantes como o verde das florestas, o azul-turquesa das águas cristalinas e o amarelo radiante do sol são a espinha dorsal desse estilo. Além disso, tons neutros como o branco e bege presente na areia, adicionam equilíbrio ao mesmo tempo que reforçam a conexão com a natureza. 

Assim, ao selecionar a paleta de cores, certifique-se de que cada tom flua harmoniosamente para criar uma atmosfera coesa e convidativa. Para evitar exageros, uma boa ideia é montar previamente um “moodboard” com as tonalidades antes de iniciar o projeto.

Monocomando de Mesa 6256 CH606 Linha Santiago – Fani

Materiais e texturas naturais

O uso de materiais naturais é um pilar fundamental da decoração tropical, dando um toque autêntico à estética. A melhor aposta é alternar entre peças rústicas de materiais mais pesados como a madeira e a leveza de matérias como a palha, que agregam uma atmosfera mais fresca ao ambiente.

Para essa mescla de texturas, fibra sintética, palha e madeira em sua tonalidade natural são ótimas apostas. Quanto à estética, aposte em peças com design mais rústico. Também é importante analisar os tecidos e estofamentos, se o projeto for para uma casa de praia ou com piscina, aposte em opções mais leves e impermeáveis e evite opções mais “quentes” como o veludo.

Itens de design brasileiro

Bica de Mesa Reta Baixa 1187 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani
Acionamento Modelo Pedra Para Misturador de Mesa 5200 DV800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani
Bandeja 35 cm 2835 DV800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Por fim, se a ideia é homenagear e enaltecer a terra tão amada, que tal valorizar o design nacional? Para incluir peças de design brasileiro, não faltam opções: objetos decorativos, mobiliário, até mesmo nos metais para banheiros e cozinhas!

Em uma ode à rica cultura e à vibrante diversidade do Brasil, a Fani decidiu desdobrar essa inspiração trazida pela brasilidade em torno de uma coleção singular de metais e acessórios. 

Fruto de uma parceria inédita entre cinco renomados estúdios de design nacional, a coleção transcende o mero produto para se tornar uma expressão autêntica da brasilidade. 

Cada peça, cuidadosamente elaborada com expertise e visão singular, captura a essência e os valores de cada região do país. Mais do que objetos, são verdadeiras obras de arte que carregam consigo histórias, tradições e a alma da nação brasileira.

A Coleção Brasilidade será o nosso grande lançamento na Expo Revestir 2024! Você já está credenciado? Clique aqui e garanta o seu lugar! Siga-nos no @fanimetais e acompanhe essa e outras grandes novidades da Fani! 😊







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando