Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

07/05/2021
1 Comentário

Moodboard: conheça esse recurso e aprenda como fazer!

Técnica ajuda a definir o estilo de decoração e combinações no ambiente.


Monocomando de mesa 6875 BK640 Linha Eros 640 – Fani
Monocomando de mesa 6877 BK640 Linha Eros 640 – Fani 


Como buscar inspirações e desenvolver combinações criativas para a decoração de casa partindo do zero? Por mais que pareça uma tarefa comum, cada vez mais são criados métodos e técnicas para facilitar esse desafio e garantir que você fique satisfeito com o resultado final do seu projeto – e entre eles, destacamos a importância de usar a técnica do moodboard.

Esse termo pode até soar estranho para aqueles que não estão muito familiarizados com o universo da arquitetura, no entanto, essa ferramenta vem se consolidando no cotidiano dos designers de interiores e profissionais do segmento.

Traduzido literalmente como “quadro de humor”, o moodboard é um recurso que busca facilitar a escolha de materiais, texturas e cores para um ambiente por meio da organização e visualização de uma pequena composição formada por eles – um processo de autoconhecimento com passos que te ajudam a definir o estilo de decoração do projeto.

E se você deseja montar o seu, nós da Fani trouxemos o passo a passo para criar um moodboard perfeito e que irá te ajudar muito no planejamento de um ambiente. Vem com a gente!

Como fazer um moodboard?

Antes de começar, você precisa ter em mente que o moodboard é o ponto de partida do processo criativo, e por isso, é necessário realizar todo o processo com dedicação, mas de maneira prazerosa (tal qual um quebra-cabeça), sem torná-lo algo cansativo.

Torneira de mesa 1195 B700 Linha Living 700 – Fani

#1 Busque inspirações

O primeiro passo a ser dado é procurar e selecionar diferentes materiais como revestimentos, metais, acabamentos, cores e texturas que chamarem sua atenção para o ambiente.

Para isso, você pode buscar inspirações digitais em sites, blogs e redes sociais – o Pinterest e Instagram são excelentes ferramentas para isso – ou partir de meios impressos ou físicos, como revistas, jornais, amostras e catálogos. 

A ideia aqui é salvar tudo aquilo que você acha bonito e pertinente com o projeto. Você pode separar esses itens tanto em pastas – caso eles sejam retirados da internet – ou organizá-los em uma mesa ou arquivo.

#2 Defina a paleta de cores

No universo do décor, um dos pontos mais importantes de um projeto é que ele seja harmônico, e para isso, a paleta de cores exerce grande influência. Por isso, após coletar uma boa quantidade de elementos e inspirações, é hora de iniciar a primeira parte da etapa de triagem.

Visualize tudo o que você separou e selecione as opções com tonalidades que conversem entre si – isso vai depender principalmente da personalidade que você deseja dar para o ambiente: é possível criar uma paleta voltada para tons terrosos, P&B, cores vivas, entre outras.

Misturador de mesa 1877 BK702 Linha Living Clássica 702 – Fani

#3 Organize os elementos

Com a paleta de cores e objetos definidos, é hora de organizar e aproximar os elementos para observar como eles ‘dialogam’ em conjunto. Seja de maneira virtual ou física, organize as peças, amostras de texturas e produtos próximas umas das outras e com sobreposições.

Assim, será possível visualizar se a estética e textura dos materiais escolhidos vão combinar de fato e representar a personalidade que você deseja para o projeto – com a liberdade de poder encaixar ou retirar algum elemento em busca do melhor arremate.

Veja também: Como combinar diferentes tonalidades de madeira na decoração

#4 Filtre o essencial

Com os conceitos definidos e os materiais organizados, por fim, você deve filtrar seu moodboard mais uma vez e escolher o que é mais importante para o seu projeto.

Uma dica interessante é esperar um dia para realizar essa etapa, nesse tempo, você pode repensar a combinação e confirmar posteriormente se todos os itens escolhidos realmente representam a estética e a proposta que você deseja.

Esse último passo tem a função de reduzir o número de elementos, evitando que seu projeto peque pelo excesso e fique sobrecarregado. Assim, você terá como resultado final uma ideia executável e inspiradora!

Preparado para montar o seu moodboard e arrasar na decoração do seu projeto? Conte pra gente aqui nos comentários qual estilo de decoração e paleta de cores você mais se identifica e aproveite para tirar suas dúvidas!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando