Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

30/04/2021
0 Comentários

Como decorar um banheiro masculino?

Confira 7 ideias para criar uma decoração masculina e cheia de personalidade.


Misturador de parede 1878 C220 Linha Bella 220 – Fani
Saboneteira 4100 C220 Linha Bella 220 – Fani
Porta-toalhas curto 4410 C220 Linha Bella 220 – Fani

Cada vez mais homens estão preocupados com práticas de autocuidado e bem-estar. Segundo um estudo realizado pelo Grupo Croma e Netguest, a procura de cosméticos como perfumes, shampoos e produtos para cuidar da barba e pele cresceu 39% em 2020 entre esse público. 

Essa tendência se expande também para o universo do décor. O banheiro, por exemplo, deixou de ser um espaço apenas para realizar as necessidades básicas e se tornou um verdadeiro SPA dentro de casa para momentos relaxantes e de introspecção. 

E apesar de não existirem regras para separar o que se enquadra como uma decoração feminina ou masculina, para aqueles que buscam decorar banheiro masculino, algumas características do projeto – da paleta de cores aos detalhes – são comumente mais associadas a cada gênero.

Para acertar nesse tipo de decoração, é possível explorar diferentes estilos e propostas: do rústico ao moderno. Pensando nisso, nós da Fani selecionamos neste artigo 7 ideias para você decorar um banheiro masculino de acordo com a sua personalidade. Confira:

Paleta de cores 

Um dos passos mais importantes na hora de decorar é definir as cores para o banheiro. É claro que assim como em qualquer projeto de interiores, essa decisão irá depender principalmente da personalidade do morador e o estilo que ele quer no ambiente.

A combinação entre tonalidades vivas como o amarelo, rosa e vermelho, e mesmo as mais suaves como o lilás, são geralmente associadas ao universo feminino. Já as cores neutras e metalizadas, como o preto, marrom, cinza e azul, são mais exploradas em ambientes masculinos.

E por essa últimas serem mais escuras, é fundamental tomar cuidado para não sobrecarregar o espaço na hora de definir a composição do seu banheiro. Além de prezar por um projeto mais equilibrado e harmônico, é necessário levar em conta o tamanho do ambiente, uma vez que esses tons quando utilizados em excesso podem causar a sensação de encolhimento e clausura.

Torneira de mesa 1195 BK700 Linha Living 700 – Fani
Porta-toalhas 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani

Banheiro pequeno

Para explorar essa decoração em banheiros com metragens reduzidas ou lavabos, é necessário que você fique atento com a organização. Todo ambiente deve ser planejado aproveitando cada centímetro de forma harmônica.

Nesse caso, explore móveis multifuncionais ou feitos sob medida. Para evitar a sensação de pouco espaço provocada pela paleta típica em ambientes masculinos, explore as tonalidades escuras em pontos de destaque no projeto, como na moldura dos espelhos, metais e acessórios. Para o revestimento de piso e paredes, tons mais claros como o cinza e o off-white são excelentes apostas.

Torneira de mesa 1195 C42 Linha Íris 42 – Fani
Saboneteira de parede 4100 C42 Linha Íris 42 – Fani
Papeleira 4300 C42 Linha Íris 42 – Fani
Porta-toalhas argola 4500 C42 Linha Íris 42 – Fani
Cabide 4600 C42 Linha Íris 42 – Fani

Banheiro Masculino Rústico

Uma das propostas mais utilizadas em banheiros masculinos é o décor rústico. Nesse estilo, a combinação de diferentes texturas é o ponto de partida do projeto. Elementos como madeira, cimento queimado e acabamentos foscos são muito utilizados e proporcionam um efeito incrível no ambiente. Uma alternativa também é aplicar essa tonalidade em puxadores, objetos decorativos, perfis e metais em geral, detalhes que formam um conjunto protagonista no propósito de destacar a cor.

Para os metais, a Fani oferece o acabamento em preto fosco, identificado pela sigla BK no código de produtos, em diversas linhas – desde as opções de estética mais moderna, como é o caso da Linha Eros 640, até as de designs mais brutos, como na Linha Living 700.

Misturador de Mesa 1877 BK700 Linha Living 700 – Fani
Saboneteira 4100 BK700 Linha Living 700 – Fani

Banheiro Masculino Moderno

Em alta, o estilo de decoração moderno em banheiros é muito requisitado em projetos de interiores para homens. Nessa proposta, é interessante investir em cores, peças decorativas, revestimentos geométricos de forma original e criativa.

Também é possível adicionar ao projeto tons mais vibrantes (como o vermelho e o amarelo) em contraste aos neutros. Para os metais e acessórios, peças cromadas ou metalizadas são as favoritas. 

Se a ideia é adicionar ainda mais personalidade, é possível complementar o estilo utilizando revestimentos de pastilhas ou até mesmo um papel de parede.

Misturador de mesa 1877 BK702 Linha Living Clássica 702 – Fani
Ducha articulada de parede 3000 BK501 Linha Mix Plus 501 – Fani
Acabamento para registro 509 1.1/2 BK702 Linha Living Clássica 702 – Fani

Banheiro masculino com decoração industrial

Marcante, a decoração industrial é uma ótima opção para aqueles que buscam uma atmosfera mais urbana, jovial e despojada dentro de casa.

Embora as tonalidades mais utilizadas no estilo industrial são sóbrias como o cinza escuro e o preto, uma boa dica para banheiros é apostar também nas combinações delas com os tons terrosos e os metalizados para compor os detalhes da decoração.

Porta-toalhas longos e médios podem ser instalados diretamente na bancada, trazendo um design e conexões tubulares que remetem aos canos aparentes – características do estilo industrial. Já as saboneteiras, papeleiras e até mesmo a válvula de escoamento das cubas podem trazer detalhes na cor metalizada para destacar o conjunto.

Veja também: Como criar um banheiro no estilo Industrial?

Torneira de Mesa 1310 RV Linha Tara – Fani
Porta-toalhas longo 4400 RV520 Linha Horus 450 – Fani
Saboneteira de parede 4100 RV450 Linha Horus 450 – Fani
Papeleira com cobertura 4310 RV450 Linha Horus 450 – Fani

Iluminação e espelhos

Contar com uma boa iluminação no banheiro masculino é fundamental para os momentos de autocuidado – como na hora de aparar a barba. Para isso, vale a pena investir em iluminação direta e próxima aos espelhos, seja com luminárias individuais ou espelhos que já contam com luz embutida na moldura.

Além de contribuir nas rotinas de cuidado pessoal, instalar um espelho grande no ambiente pode aumentar a sensação de amplitude do local – principalmente se for instalado para valorizar a entrada de luz natural.

Torneira de parede 1199 BK700 Linha Living 700 – Fani
Porta-toalhas 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani
Saboneteira 4100 BK700 Linha Living 700 – Fani


Água aquecida para autocuidado

Para adicionar mais praticidade no dia a dia, contar com água aquecida na hora de se barbear, por exemplo, é muito importante. Aliás, não basta utilizar uma boa lâmina se sua pele não estiver preparada: o recomendado é utilizar água quente durante o processo para manter os poros abertos e facilitar o corte. 

Para isso, será necessário contar com um sistema de aquecimento e um misturador. O misturador pode variar entre modelos com duplo ou monocomando com aplicação na mesa/bancada ou parede.

Confira aqui tudo o que você precisa saber para ter água quente na cozinha e no banheiro!

Banheiro masculino infantil

Se a ideia é criar uma decoração de banheiro masculino para os pequenos, a aposta nos tons de azul claro é a mais certeira. Nesse ambiente, você pode usar formas geométricas e descontraídas para criar um ambiente mais lúdico.

Além disso, os brinquedos podem ser ótimos aliados para compor o décor. Uma opção pode ser instalar prateleiras para esses objetos próximas ao box ou banheira e ao alcance das mãos da criança.

Torneira de mesa 1195 C250 Linha Plena 250 – Fani
Saboneteira de parede 4100 C120 Linha Versata 120 – Fani
Cabide 4600 C120 Linha Versata 120 – Fani
Papeleira com cobertura 4310 C120 Linha Versata 120 – Fani



Pronto para utilizar essas ideias na decoração do banheiro masculino? Comente aqui o que achou das dicas e com qual estilo você mais se identifica!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando