Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

02/07/2021
4 Comentários

Hidráulica: conheça as soluções da Fani

Peças produzidas pela Fani otimizam o funcionamento de inúmeras instalações.



Ao iniciar uma obra ou reforma, a instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes do projeto. É essa instalação que irá garantir o funcionamento correto do abastecimento de água da sua residência, e qualquer detalhe mal definido no escopo inicial pode gerar várias dores de cabeça a longo prazo.

Para evitar problemas, alguns cuidados devem ser tomados: deve-se contratar mão de obra especializada e investir em acessórios e materiais hidráulicos de qualidade – levando em consideração um bom planejamento inicial.

Também é necessário ter em mente que, assim como qualquer outro elemento estrutural de uma casa, as instalações hidráulicas precisam de manutenção, seja ela preventiva ou para corrigir eventuais defeitos. 

A recomendação é que as manutenções mais “pesadas” como em tubos e conexões do sistema ocorram a cada 10 ou 15 anos, mas alguns acessórios e soluções podem ter vida útil menor, variando de acordo com a forma e frequência do uso.

Reconhecida no mercado pela excelência em torneiras, misturadores e duchas, a Fani também é fabricante de diversas soluções hidráulicas para banheiros, cozinhas, lavanderias, lavabos e áreas de lazer. 

Pensando nisso, separamos neste artigo do Blog da Fani de hoje alguns produtos que atuam nos ‘bastidores’ do dia a dia na sua casa e explicamos a função de cada um deles. Vem com a gente!


Canopla para Registros



Canopla para registro 18056 – Fani


A canopla para registro é um componente utilizado para cobrir os buracos e imperfeições que ficam aparentes na parede ao realizar as instalações hidráulicas dos registros de gaveta ou de pressão. 

Antes de adquiri-la é necessário conferir se o modelo escolhido apresenta compatibilidade com a bitola (1/2; 3/4; 1; 11/4; 11/2) da base de registro. Na Fani, você encontra modelos redondos e quadrados, em diferentes alturas e diâmetros.


Terminal com anilha para gás



Terminal com anilha para gás 18024 – Fani


Fabricado em liga de cobre, o terminal com anilha é um acessório que torna a instalação mais rápida e segura de aparelhos que funcionam por meio de gás. 

Em uma extremidade o sistema de fixação é por compressão para tubos em cobre ou similar. Na outra extremidade é composto por uma espiga para instalação de mangueira, que conduzirá o gás ao ponto de utilização.


Redução excêntrica 

Redução excêntrica 18032 – Fani


Comumente utilizada para instalação de misturador de parede, que devido sua excentricidade pode variar os centros das roscas (ponto de água) em dez milímetros para mais ou para menos, a redução excêntrica possibilita adaptar o produto a instalação hidráulica. Ela também pode ser utilizada para fazer a redução e conversão de rosca fêmea ¾ para rosca macho ½.  


Conexões e engates para filtros / purificadores de água


Adaptador 45º com saída lateral de ½ 18089 – Fani
Adaptador para filtro 18044 – Fani


O adaptador com saída lateral é um componente de solução hidráulica que visa incluir outro ponto de água no local. Com ele é possível ramificar o fluxo de água para outras necessidades como usar o mesmo ponto da torneira de bancada, instalar a máquina de lavar louça ou o purificador.

Já o adaptador com saída para filtro contempla três bitolas na conexão de mangueira, onde, geralmente é utilizado na instalação de purificadores de água.


Conversor para registro

Conversor para registro Deca para Docol – 18081 – Fani
Conversor para registro de pressão Deca para Fabrimar – 18045 – Fani


Os conversores são componentes que modificam o padrão de rosca e da haste estriada dos registros, possibilitando a instalação do acabamento de um fabricante sobre a base do registro de outro. 

Na Fani, você encontra opções de conversores fabricados em liga de cobre, tanto para registros de gaveta, também conhecidos como registro geral, como para registros de pressão, utilizados para o controle do fluxo de água de um único ponto da rede hidráulica.


Economizadores de água


Redutor de vazão – 18031 – Fani


Para economizar água e evitar desperdícios, algumas soluções da Fani podem lhe ajudar sem grandes intervenções. 

Uma delas é o chamado arejador, acessório que regula o fluxo de água para evitar desperdício, no entanto, mantém a mesma sensação de volume misturando ar à água e direcionando o jato. Para um funcionamento perfeito dessa peça, é necessário contar com uma pressão d’água adequada no local de instalação.

Outra solução interessante são os redutores: tratam-se de pequenos anéis que restringem o fluxo de água na entrada das torneiras, chuveiros e misturadores. Isso faz diminuir o fluxo de água no ponto de utilização. 


Ligação flexível

Ligação flexível BK1930 – Fani


É utilizada para conectar o ponto de água aos produtos a serem utilizados, que podem ser: caixa acoplada de vasos sanitários, torneiras, misturadores e bidês. A ligação flexível permite a instalação dessas peças com facilidade, além de possibilitar o contorno de obstáculos ou desalinhamentos.


Reparo MVS

Reparo MVS para torneira 18037 – Fani
Reparo MVS para bidê e lavatório 18063 – Fani


É comum que torneiras mais antigas comecem a apresentar problemas de gotejamento, o que pode ser um sinal de desgaste no mecanismo. Muitas vezes a solução é substituir o mecanismo original por um reparo MVS (Mecanismo de Vedação Substituível), basta identificar a marca, o modelo do componente hidráulico e escolher um reparo compatível. A Fani possui diversas opções de reparos MVS e garante até 50.000 ciclos de vida útil.


Reparo MVC 

Reparo MVC 18094 – Fani


O Mecanismo de Vedação Cerâmica (MVC) tem o diferencial do acionamento ¼ de volta além da pastilha de cerâmica, peça que prolonga a durabilidade e melhora a performance na vedação. Quando possível, pode substituir o mecanismo comum (MVS) trazendo maior conforto durante o acionamento, sua durabilidade é quatro vezes maior que o MVS, chegando a 200.000 ciclos. O MVC da Fani é fabricado com liga de cobre e elastômeros, e está disponível para as bitolas de ½” e ¾”.


Prolongador

 
Os prolongadores permitem a utilização dos acabamentos em instalações onde os registros estão mais embutidos na parede, pois possibilitam a fixação da canopla e o prolongamento da estria.


Já conhecia a função de todas essas peças? Comente aqui e aproveite para tirar suas dúvidas! No nosso site, você pode conferir todas as opções de acessórios e soluções como essas no menu à esquerda, selecionando a categoria “Soluções Hidráulicas” ou clicando aqui!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando