Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

09/04/2021
0 Comentários

5 dicas para combinar tons de madeira na decoração da sua cozinha

Visual da madeira aquece o ambiente e ainda proporciona diversos efeitos visuais.


Monocomando de Mesa 6256 C606 Linha Gourmet – Fani

A madeira sempre foi uma escolha de sucesso em projetos de arquitetura e decoração de interiores. Utilizada desde os primórdios das construções, essa matéria-prima oferece muitos benefícios: além de visualmente versátil, quando explorada da maneira correta, ela aumenta a sensação de acolhimento e proporciona mais conforto térmico ao ambiente.

Procurando mais dicas sobre cozinhas? Veja também no Blog da Fani:


É fácil adaptar a estética do amadeirado nas diferentes propostas de décor: seja em um estilo industrial, atemporal, vintage ou rústico. Além disso, a madeira pode ser explorada desde o revestimento ao mobiliário.

Tanto na forma natural quanto nas diferentes ofertas de revestimentos e mobiliários que reproduzem o efeito desse material, uma dúvida muito comum na hora de decorar é como combinar o tom de madeira escolhido ou até mesmo como combinar diferentes tonalidades no mesmo ambiente. 

Pensando nisso, a Fani separou neste artigo as principais dicas para você escolher a tonalidade ideal de madeira e assim acertar na decoração da sua cozinha. Confira!

Defina um estilo de decoração

Antes de escolher a tonalidade de madeira para o piso, as paredes ou o mobiliário, é fundamental que você defina qual será o estilo da decoração daquele ambiente e qual será a paleta de cores ideal para ele. A vantagem é que a madeira é um dos grandes coringas do décor, indo bem desde propostas clássicas e elegantes até as mais rústicas e joviais.

É possível obter diferentes efeitos de acordo com o tom escolhido, devido a isso você deve verificar se a sensação oferecida pelo tipo de madeira será adequada às necessidades da sua cozinha.

Uma escolha equivocada pode fazer com que o visual deixe de fazer sentido se não tiver alguma relação com a pintura das paredes, acabamentos do mobiliário e eletrodomésticos, por exemplo.

Monocomando de Mesa 6256 C672 Linha Kitchen – Fani


Tons claros para ampliar 

Tons claros de madeira são ótimas opções para quem busca uma atmosfera mais leve para o ambiente. Além disso, as cores claras são apostas perfeitas para quem não conta com muito espaço na cozinha.

Já aqueles que reproduzem a madeira ou os tons amadeirados médios são capazes de criar a sensação de amplitude no ambiente e podem ser ainda melhor explorados quando aliados a uma boa iluminação natural.

Essas tonalidades são ótimos complementos para cozinhas que contam com uma cor neutra – branco ou o cinza – como protagonista, além de possibilitarem que você proporcione mais vida ao projeto incluindo pontos de destaque em cores vivas – como o vermelho, verde, amarelo ou laranja – em eletrodomésticos e objetos decorativos.


Monocomando de Mesa 6210 C640 Linha Eros 640 – Fani

Texturas potencializam decorações rústicas

Se você busca por um estilo de decoração para a sua cozinha que entregue ainda mais aconchego, o rústico pode ser a escolha ideal. Para isso, tonalidades escuras costumam ser as mais escolhidas, no entanto, é necessário ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente com exageros.

Além da tonalidade, um ponto muito importante a ser levado em conta é a textura dos móveis e revestimentos. Para conferir mais sensação de acolhimento e um conforto tátil, busque por padrões amadeirados com acabamentos ou laminação que sejam agradáveis ao toque e entreguem a experiência tátil da textura da madeira natural.

Misturador de Mesa 1256 BK700 Linha Living 700 – Fani

Porta-toalha 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani

Porta-toalha curto 4410 BK700 Linha Living – Fani

Como combinar diferentes tonalidades de madeira?

Se mesmo após definir o estilo de decoração você ainda estiver em dúvida em qual tonalidade de madeira usar na sua cozinha, saiba que não é necessário ter somente um padrão no ambiente.

Com alguns cuidados é possível combinar tons de madeira diferentes sem deixar o ambiente sobrecarregado ou confuso. Para isso, evite misturar diferentes cores e texturas na mesma superfície e dê preferência para elementos de superfícies lisas e mais uniformes.

Uma dica é apostar nos contrastes, trabalhando com tons opostos entre piso, paredes e mobiliário. Se o piso é claro, ele pode ser combinado com uma tonalidade um pouco mais escura nos móveis e até mesmo pelos ebanizados. 

No caso de um piso de madeira escura, o mobiliário pode trazer uma tonalidade mais clara e/ou cores um pouco mais vivas, suavizando a sobriedade do décor.


Filtro de mesa 1867 C40 – Fani

Atenção aos detalhes

Para que toda decoração do projeto da sua cozinha esteja em harmonia, é necessário que todos os elementos do ambiente “conversem” entre si.

Para isso, os detalhes são muito importantes e podem fazer toda a diferença. Por exemplo, se você optar por um estilo de decoração industrial, os metais devem reforçar esse conceito e apresentar uma estética mais bruta, como é o caso das torneiras e misturadores das linhas Living 700 e Living Clássica 702, da Fani.

Caso a decoração valorize uma paleta com madeira clara, opte por torneiras e eletrodomésticos nas cores preto e grafite, um contraste moderno e elegante para sua cozinha.


Monocomando de Mesa 6256 C607 Linha Gourmet – Fani

Agora ficou mais fácil acertar na escolha da tonalidade de madeira para a sua cozinha, certo? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para tirar suas dúvidas!







Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais
Lavabo elegante: 3 dicas para transformar seu espaço!
Leia Mais
Banheiro com toque de SPA: 3 dicas para transformar seu espaço
Leia Mais

Enviando