Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

16/04/2021
1 Comentário

Como incluir o preto fosco na decoração?

Confira 4 dicas para decorar os ambientes com essa tonalidade.


Sala de estar assinada pela arquiteta Bárbara Dundes: combinações entre preto, branco e cinza em destaque (Foto: Marco Antônio)


Sofisticada, imponente e clássica, a cor preta sempre foi uma das queridinhas no décor. Seja qual for o ambiente, essa tonalidade se destaca pela versatilidade, uma vez que ela se adapta aos diferentes estilos de decoração e possibilita as mais diversas combinações entre acabamentos, materiais e texturas.

Apesar de consolidada há muito tempo, uma nova tendência que vem ganhando espaço em projetos de interiores é utilizar essa cor no acabamento fosco nos móveis, eletrodomésticos, metais e revestimentos.

Para acertar nessa tonalidade no projeto e deixá-lo muito mais elegante e cheio de personalidade, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados. Por conta disso, nós da Fani separamos neste artigo 4 dicas para acertar na decoração com preto fosco nos diferentes cômodos da casa. Vem com a gente!


Área gourmet assinada pela arquiteta Bárbara Dundes: preto fosco nos móveis dialoga em harmonia com acabamentos brilhantes (Foto: Marco Antônio)


#1 Defina o estilo de decoração do projeto


Como falamos acima, o preto fosco pode ser adaptado na maioria das propostas de decoração. Embora seja versátil a esse ponto, só é possível explorar ao máximo os benefícios desse acabamento se você o encaixar dentro do estilo que o projeto irá seguir; do contrário, pode parecer um elemento isolado ou escolhido aleatoriamente.

Normalmente cozinhas e banheiros trazem o preto fosco associado a uma decoração mais contemporânea, no entanto, é possível explorar esse tom atrelado a uma proposta clássica, rústica ou industrial – as combinações com os outros elementos é que vão ditar a aproximação com este ou aquele estilo.

Por isso o planejamento é fundamental para equilibrar cada detalhe da decoração e se você precisar de ajuda, pode ser interessante contar com o auxílio profissional de arquitetas (os) e designers de interiores.


Misturador de Mesa 1256 BK700 Linha Living 700 – Fani


#2 Atenção ao tamanho do ambiente


Um cuidado importante ao adicionar o preto fosco no seu projeto é levar em conta o tamanho do ambiente. Ambientes amplos e com alta incidência de luz natural podem explorar a tonalidade com mais liberdade, do revestimento a grandes móveis.

Porém, se você contar com um cômodo de metragem reduzida, o cuidado na hora de utilizar esse acabamento deve ser maior, uma vez que a cor escura costuma desenvolver a sensação de encolhimento do espaço.

Se o local for pequeno, uma dica é explorar o preto contrastado ao branco ou creme e utilizar um piso de tonalidade mais clara. Além disso, nesses ambientes pequenos é bom evitar que o preto seja o protagonista absoluto ou esteja presente em um elemento que predomine o espaço, como, por exemplo, em uma parede preta.

Já em uma sala de jantar ou de estar, você pode optar por um décor no tradicional preto e branco, por exemplo, utilizando o efeito do preto fosco em pontos de destaque como em uma mesa de centro.

No caso dos lavabos e banheiros compactos, uma ótima dica é aplicar essa tonalidade em puxadores, objetos decorativos, perfis e metais em geral, detalhes que podem ser pequenos no tamanho, mas que formam um conjunto ideal no propósito de destacar a cor.

Por falar em metais, a Linha Eros 640 da Fani, umas das principais linhas-luxo dentro do portfólio da marca, passa a contar agora com esse acabamento, identificado pela sigla BK no código dos produtos.

Foram contemplados com essa opção de cor cinco versões de misturadores monocomando de mesa (instalação na bancada), um monocomando de chuveiro com base, uma ducha higiênica e três acabamentos, sendo um para base monocomando e outros dois para registro (1.1/2 e ¾ polegadas). Confira todas as novidades clicando aqui.


Monocomando de Mesa 6877 BK640 Linha Eros 640 – Fani

Válvula Click Quadrada 1609 BK – Fani


#3 Invista na iluminação


Uma das características do preto fosco é justamente ser um contraponto às peças brilhantes e polidas, um acabamento discreto para chamar a atenção mais pelo design e as combinações possíveis do que pelo brilho em si.

No entanto, para não deixar a atmosfera muito sóbria e carregada com essa tonalidade, outra dica importante é dar atenção especial a iluminação do projeto. Invista na qualidade dos produtos e evite que o cômodo tenha pontos com sombra.

Durante o dia, a principal aliada deve ser a luz natural por meio de grandes janelas. Se não for possível, aposte na integração entre os ambientes ou utilize espelhos posicionados de frente aos pontos de claridade, o que irá garantir uma maior sensação de amplitude no local. 


Misturador de Mesa 1877 BK700 Linha Living 700 – Fani

Saboneteira 4100 BK700 Linha Living 700 – Fani


#4 Explore texturas


Para quem busca um projeto que ofereça mais acolhimento e/ou conte com um estilo rústico, uma excelente aposta é incluir diferentes texturas combinadas ao preto fosco. 

O preto é perfeito para um projeto que utiliza a textura da madeira, mas é importante que você fique atento a tonalidade da madeira: mais escuras ou médias irão tornar a decoração mais sóbria. Por outro lado, tons claros criam uma atmosfera leve e contrastante. 

Além disso, bancadas e revestimentos que reproduzem a estética da pedra bruta ou do cimento queimado também desenvolvem um efeito estético e tátil incrível no ambiente.


Torneira de Mesa 1195 BK702 Linha Living Classic 702 – Fani

Porta-toalhas 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani

Saboneteira 4100 BK700 Linha Living 700 – Fani

Válvula Rosqueável Redonda 1606 BK – Fani


O que achou dessas dicas para compor o décor com o preto fosco? Conhece algum outro truque? Conte aqui nos comentários ou aproveite para tirar suas dúvidas!

Se você deseja navegar entre todas as opções de metais e acessórios da Fani para banheiro e cozinha na cor preto fosco, clique aqui ou filtre selecionando a opção “Preto Fosco” na categoria “Cores”, na coluna à esquerda da tela, ao acessar qualquer menu da aba “Produtos” do site.







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando