Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

12/02/2021
0 Comentários

Torneira de parede de cozinha: quais os benefícios e o que levar em conta antes de comprar?

Saiba como definir o modelo ideal para sua casa e os prós e contras dessa peça.




Você está reformando a cozinha e muitas decisões precisam ser tomadas.

Você define os revestimentos, o estilo de decoração, os eletrodomésticos, a altura da bancada, mas ainda falta decidir uma coisa: optar por uma torneira de mesa ou de parede?

Para encontrar uma resposta para essa questão, você vai precisar fazer uma análise cuidadosa das suas necessidades e dos seus familiares, de forma a elencar as prioridades do projeto. 

Pensando nisso, selecionamos nesse artigo do Blog da Fani alguns fatores que devem ser levados em conta caso você queira um modelo de torneira de parede. Aqui você também vai conhecer os benefícios e as principais diferenças dela para um modelo de mesa. Confira abaixo: 

Misturador de Parede 1258 C220 Linha Bella 220 – Fani

Torneira de Parede 1169 C220 Linha Bella 220 – Fani


Otimização de espaço

Se a sua cozinha é pequena e você tem menos espaço de bancada, a aposta em torneiras e misturadores de parede é bastante válida, uma vez que esses modelos não ocupam o espaço na bancada.

Essa escolha proporciona mais praticidade no dia a dia e melhor organização de itens e acessórios essenciais sobre a pia da cozinha, como o cestinho de lixo, rodinho, esponja e o porta-detergente.

Se você não tem espaço para um filtro de água, seja o eletrônico ou o de galão, uma vantagem das torneiras de parede é a possibilidade de encontrar versões com filtro embutido, oferecendo um ótimo custo benefício.

Misturador de parede 1258 C40 Linha Ouro Fino 40 – Fani

Filtro de parede 1869 C40 Linha Filtros e Conjuntos – Fani


Facilidade de manutenção 

As torneiras de parede apresentam um ótimo custo benefício e oferecem mais praticidade na hora da limpeza da peça. Esse benefício está relacionado ao fato desses modelos não acumularem sujeira nem umidade com a mesma facilidade do que os de bancada, mais expostos devido ao local que estão instalados.

Além disso, é preciso desmistificar aqui a ideia de que torneira ou misturador de paredes são mais complicados de se trocar ou arrumar caso apresentem algum defeito – pelo contrário, na maioria das vezes podem até ser mais simples de serem fixadas ou retiradas do que os de mesa.

Apesar desses modelos oferecerem uma maior visualização da instalação, o acesso à tubulação fica coberto e bem-acabado, fazendo com que esse possível empecilho não tenha impacto visual relevante para sua escolha no projeto.

Torneira de Parede 1169 C95 Linha Slim 95 – Fani

Torneira de Parede 1169 C210 Linha Prima 210 – Fani


O que levar em conta para a instalação?

É fundamental que a escolha do modelo de misturador ou torneira seja feito com antecedência. Isso por que, além da questão estética, o tipo de peça escolhida deve estar de acordo com o tipo de encanamento disponível no cômodo.

No caso dos modelos de parede, é necessário que o local de instalação tenha um ponto de saída de água acima da bancada na parede, uma vez que, diferentemente dos modelos de mesa – em que as tubulações ficam próximas à bancada – esse tipo de torneira ou misturador necessita de um ponto d’água direto de onde ela será instalada. 

A altura exata desses pontos depende da altura da bancada e do modelo de torneira escolhido. No entanto, o ideal para cozinhas é que a altura da saída de água na bica fique ao menos 30 centímetros de altura em relação ao fundo da cuba, independente se a torneira será fixada na parede ou na bancada. 

Reforçamos o cuidado com a bica: além da altura adequada, é importante escolher um modelo que de fato seja apropriado para cozinhas. Confira neste post algumas dicas para não errar nessa escolha e acabar comprando uma versão para banheiro. 

Misturador de Parede 1258 C182 Linha Jade Clássica 182 – Fani

Misturador de Parede 1258 C180 Linha Jade 180 – Fani


Como escolher a torneira ou misturador de parede ideal?

Para definir qual o modelo de parede é o ideal para a sua área gourmet ou cozinha, é importante levar em conta a decoração, as necessidades de uso e a estrutura disponível no local. 

Os misturadores, por exemplo, oferecem mais conforto no dia a dia por permitirem que você regule a temperatura da água. No entanto, será necessário que você também conte com um sistema de aquecimento d’água em casa. Sem esse sistema, é um desperdício investir em misturadores, sejam eles monocomando ou bicomando.

Já as torneiras exigem uma infraestrutura hidráulica mais simplificada, porém só oferecem uma única temperatura – na maioria das vezes a fria, mas você também pode usá-la somente para água quente.

Além disso, o design e acabamento da torneira escolhida devem dialogar com o estilo de decoração do ambiente. Na Fani, você encontra diferentes misturadores e torneiras que atendem desde uma proposta mais clássica como a retrô/vintage à moderna industrial.

Misturador de Parede 1258 C88 Linha Clean 88 – Fani

Torneira de Parede 1169 C88 Linha Clean 88 – Fani


Ufa! Com todas essas informações, ficou mais fácil escolher por uma torneira ou misturador de parede, não é mesmo? Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, comente aqui embaixo que a gente te ajuda!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando