Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

26/11/2020
0 Comentários

Como criar uma cozinha vintage ou retrô?

Conheça as dicas para acertar neste estilo de decoração na cozinha.


O estilo de cozinha vintage ou retrô está com tudo! Além da atmosfera nostálgica de uma cozinha dos avós ou da infância que essa tendência sugere, com ela é possível trazer mais vida aos ambientes e combinar em um único projeto elementos que fizeram sucesso em diferentes décadas.

Diferenças entre vintage e retrô

Como explicamos no texto sobre banheiros vintage ou retrô, os termos são parecidos e até confundidos como sinônimos. Embora partam de um elemento em comum, que é o resgate do passado, eles possuem abordagens diferentes.

As diferenças estão principalmente em sua concepção: vintage se refere a peças e móveis realmente antigos, muitas vezes passados de geração em geração, ou comprados em lojas de antiguidades.Por sua vez, o retrô se inspira no design de mobiliário e acessórios das décadas e séculos passados, mas são produtos novos, ou seja, são releituras muitas vezes adaptadas com tecnologias atuais.

Como aplicar o estilo vintage ou retrô na cozinha?

Projeto explora geladeira como ponto de destaque e revestimentos geométricos

O principal ponto para criar uma cozinha nesse estilo é explorar móveis, eletrodomésticos e cores que sugerem longevidade ou trazem alguma memória afetiva para você. 

No entanto, isso não significa necessariamente abrir mão da tecnologia e toda praticidade que ela oferece – no mercado existem diversos eletrodomésticos novos que fazem uma releitura da estética dessas peças, especialmente nos refrigeradores.

Para a paleta de cores, os tons fortes e terrosos também são uma boa escolha. Uma ótima aposta pode ser explorar o azul metálico ou vermelho em pontos de destaque como a geladeira combinados aos tons neutros e amadeirados no mobiliário e piso.

Nos revestimentos, é possível utilizar desde um tradicional azulejo de metrô (subway tiles), uma opção mais contemporânea e urbana, como também apostar em revestimentos geométricos coloridos, estampados ou florais. Um bom exemplo é a pastilha, que pode ser facilmente encontrada nos formatos quadrado e hexagonal.

Não se esqueça: para complementar o décor, os detalhes são fundamentais. Nesse caso, manter expostos utensílios com um design retrô, como colheres de pau, xícaras, fruteiras e até mesmo um batedeira ou liquidificador com design retrô irão agregar muito mais valor ao ambiente. Em relação aos metais e acessórios de cozinha, o ideal é optar por torneiras e misturadores de estética industrial. As peças em cromado e preto são as mais fáceis de adaptar nesse décor, mas você pode escolher opções acobreadas caso opte pode destacar esse elemento presente em utensílios e panelas.

Decoração de cozinha vintage aposta em utensílios expostos e tons neutros – Foto: Pinterest

Você é um admirador dos estilos vintage e retrô? O que está esperando para aplicar essa tendência na sua cozinha? Compartilhe com a gente nos comentários o que achou dessas dicas!

Fique por dentro das nossas novidades, dicas de decoração, e novos lançamentos de produtos. Siga nossa página no Instagram: @fanimetais







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando