Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

16/11/2023
0 Comentários

Lavabo: como decorar com estilo?

Entenda o que é um lavabo, a diferença dele para um banheiro e como decorar esse ambiente


Torneira de Mesa 1208 GE420 Linha Essence 420 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 GE420 Linha Essence 420 – Fani
Papeleira 4300 GE420 Linha Essence 420  – Fani
Porta-toalhas Curto 4410 GE420 Linha Essence 420 – Fani
Ducha Higiênica 1745 GE420 Linha Essence 420 – Fani

Embora seja pequeno, consideramos o lavabo um dos ambientes mais importantes de uma residência atualmente. Ele funciona como uma espécie de cartão de visitas de uma casa, logo, pode – e deve – ir além da higiene pessoal!

É um ambiente bastante útil também para consolidar o estilo escolhido para todo o projeto ou, até mesmo, imprimindo uma estética própria, cheia de personalidade. Não à toa é um dos “queridinhos” de arquitetos e decoradores!

Neste post, vamos explicar o que é um lavabo, a diferença dele para um banheiro convencional e, além disso, como você pode decorá-lo com estilo! Vem com a gente nessa:

O que é um lavabo?

lavabo

Monocomando de Mesa 6875 OV650 Linha Elegance 650 – Fani
Saboneteira 4100 OV185 Linha Lunna 185 – Fani
Ducha Higiênica 1739 OV90 Linha Eva 90 – Fani
Porta-toalhas Médio 4420 OV185 Linha Lunna 185 – Fani
Toalheiro de Bancada 2300 OV112 Linha Pisa 112 – Fani

O conceito original de lavabo se mistura com o de lavatório, ou seja, era um espaço que servia principalmente para as pessoas higienizarem as mãos. A propósito, essa é a sua principal função até hoje.

Contudo, diante de espaços cada vez mais apertados, é um desperdício ter um ambiente somente para lavar as mãos. Isso provocou uma mudança no conceito original para que se pudesse realizar, inclusive, necessidades básicas em uma pequena metragem, rapidamente, sem trafegar pelas áreas íntimas.

Hoje o lavabo está integrado a outros ambientes ou pode ser totalmente fechado. Se fechado, ele pode conter uma bacia sanitária e mais complementos, como acessórios e ducha higiênica.

Qual a diferença entre lavabo e banheiro?

Monocomando de Mesa 6877 BK370 Linha Bold 370 – Fani
Válvula Click Quadrada 1609 BK – Fani

Imagine, só para exemplificar, um banheiro e um lavabo. Note que todo banheiro tem um “lavabo” dentro dele, pois itens como lavatório e bacia estão presentes em ambos. Por outro lado, um lavabo nunca terá um chuveiro.

A presença ou a ausência de determinados elementos, por exemplo, revelam que as principais diferenças não se resumem ao que cada ambiente possui. Isso está ligado, também, à função e ao público que cada espaço pretende atender.

Quando só existe um banheiro em toda a casa, ele geralmente fica localizado próximo às áreas sociais e cumpre também a função de lavabo. Em outras palavras, ele atende tanto às necessidades dos moradores quanto das visitas. É, portanto, um ambiente mais eclético e prático.

Se existe mais de um banheiro no projeto, costuma-se destacar pelo menos um deles para uso exclusivo dos moradores – normalmente como uma suíte, por exemplo.  Dessa maneira, acrescenta-se privacidade, além de maiores possibilidades de personalização do décor.

Neste cenário, reserva-se um pequeno espaço de 2 a 5 m² para ser o lavabo da residência. Ele atende os moradores no dia a dia, mas principalmente as visitas em ocasiões especiais.

Como decorar um lavabo com estilo?

Para decorar com estilo um dos ambientes mais importantes da casa, você pode levar em conta alguma dessas quatro dicas:

Iluminação decorativa

Torneira de Parede 1199 B702 Linha Living Clássica 702 – Fani

Diferente de um banheiro convencional, onde a iluminação precisa ser mais homogênea, em um lavabo é uma boa usar e abusar da criatividade! Certamente é um espaço que pede uma iluminação mais cênica e divertida. 

O básico é usar uma luminária dicroica bem em cima da pia. No entanto, você pode ir além! Aposte em arandelas nas paredes para uma iluminação ainda mais difusa e elegante, contracenando com os revestimentos ou o papel de parede.

Espelhos

lavabo

Torneira de Mesa 1195 DV210 Linha Prima 210 – Fani
Cabide 4600 DV140 Linha Quartzo 140 – Fani
Papeleira 4300 DV140  Linha Quartzo 140 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 DV140 Linha Quartzo 140 – Fani

Toalheiro de bancada quadrado 2300 DV115 Linha Paris 115 – Fani

O espelho é fundamental em espaços pequenos porque o reflexo colabora com a sensação de amplitude, portanto, ele não pode faltar em seu lavabo. Não se esqueça de planejá-lo junto à iluminação, já que esses ambientes normalmente não possuem janelas.

Uma dica para fugir do tradicional espelho acima da pia é fazer composições de espelhos de diferentes tamanhos e formas: Eles podem ser redondos, quadrados, menores, maiores… Encontre a combinação que faça sentido pra você e veja como isso vai ajudar a dar fluidez e leveza ao lavabo.

Porta-toalhas

lavabo

Torneira de Mesa 1195 BK700 Linha Living 700 – Fani
Porta-toalhas 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani

Apesar de não ter um box de chuveiro, toalhas também são importantes em um lavabo. Considerando que é um ambiente frequentemente usado para lavar as mãos, o porta-toalhas tende a ser muito reparado. Isso, por certo, faz dele um ponto de destaque natural que não pode passar batido ao olhar.

Nem sempre um lavabo terá espaço para usar um porta-toalhas de mesa ou na parede. Dessa forma, uma boa sugestão é adaptar aquele toalheiro de parede na testeira da bancada, desde que o armário não tenha portas, organizando os itens em nichos.

Diferentes tipos de papeleira

lavabo

Ducha Higiênica 1739 OV90 Linha Eva 90 – Fani
Acabamento para Válvula de Descarga 590 OV – Fani
Papeleira de Piso 2103 OV112 Linha Pisa 112 – Fani

Além do tradicional uso na parede, você pode optar por uma papeleira de piso. Ela permite ter de um a até dois rolos de papel higiênico sempre à disposição, diminuindo o número de vezes que você precisará repor. A de piso também lhe dá a liberdade de posicioná-la conforme a necessidade e conveniência.

Outra dica de papeleira em lavabo usar o modelo de parede embutido na marcenaria. Basta planejar um nicho na lateral, bem ao lado do vaso, e assim você terá uma papeleira discreta e, ainda assim, elegante.

É hora de conhecer todas as soluções em metais e acessórios que a Fani tem à disposição para transformar o décor do seu lavabo. CLIQUE AQUI e navegue pelas diferentes opções de designs, formatos e acabamentos!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando