Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

28/05/2021
1 Comentário

Ouro velho na decoração: como utilizar essa tendência?

Acabamento é ideal para propostas retrô, rústica ou industrial.



Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani
Saboneteira 4100 OV130 Linha Ágata 130 – Fani
Porta-toalhas 4400 OV130 Linha Ágata 130 – Fani
Válvula Click Redonda B1608 – Fani

Desde os primórdios, a cor que representa o ouro é sinônimo de luxo e o poder. Além de sempre retornar como destaque na moda, os diferentes tons de dourado também são ótimos aliados no décor, seja qual for o cômodo.

Em busca de alternativas, cresce a demanda por tonalidades que vão além das clássicas opções brilhantes. Nesse sentido, versões mais sóbrias, como é o caso do acabamento conhecido como Ouro Velho (OV) nos metais e acessórios da Fani, têm encontrado cada vez mais espaço nos projetos de interiores.

Se você deseja compor o décor com uma proposta retrô, rústica ou industrial, que tal considerar peças com o acabamento Ouro Velho? Separamos neste artigo do Blog da Fani as principais dicas e cuidados que você deve ter para aproveitar toda a sofisticação e personalidade dessa cor. Confira:


Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani
Saboneteira 4100 OV130 Linha Ágata 130 – Fani
Válvula Click Redonda B1608 – Fani


Múltiplas combinações


O tom dourado ‘envelhecido’ pode ser facilmente combinado a uma vasta paleta de cores, seja ela neutra, terrosa ou fria. No entanto, por se tratar de uma tonalidade que chama a atenção mesmo não sendo brilhante, você deve evitar combinações que causariam competição, como por exemplo cores muito vivas, como o vermelho, amarelo e as fluorescentes.

Para escolher a cartela ideal, a principal dica é definir primeiro qual será o estilo de decoração do projeto. Por exemplo, se a decisão for por uma proposta rústica, aposte na combinação do ouro velho com diferentes tons de madeira e cores terrosas. Já no caso de um ambiente com estilo industrial, a combinação é ideal com preto fosco e diferentes tons de cinza.

Outra opção interessante é explorar essa tonalidade como ponto de destaque em um ambiente com uma paleta dominada por cores claras e frias, como o branco, creme, bege, entre outros.


Cuidado para não exagerar


Por ser uma cor marcante, aqui novamente é preciso ter cuidado na hora de compor a decoração do ambiente. Tenha cautela para não sobrecarregar o décor e desenvolver uma atmosfera muito pesada, ofuscada, sem brilho – principalmente em cômodos de metragens reduzidas e pouca iluminação natural.

Para isso, evite aplicar o ouro velho como protagonista absoluto, como em paredes inteiras, mobiliário de grandes medidas ou revestimentos. A ideia aqui é explorar as qualidades dessa cor em detalhes, criando de pontos de destaque ao olhar e se adaptando à estética do ambiente. 



Detalhes importam


Se a ideia é evitar exagero sem deixar de destacar esse acabamento, a solução está nos detalhes: para garantir mais personalidade e manter uma decoração equilibrada, a tonalidade pode ser utilizada em pequenos objetos decorativos, metais e acessórios.

No mobiliário, o tom envelhecido do dourado é comumente empregado em puxadores, bordas e até maçanetas. Objetos decorativos como porta-retratos, lustres, vasos, entre outros, também são ótimas opções.

Em banheiros, as alternativas são ainda mais amplas na Fani. É possível aproveitar todo o requinte do OV nas torneiras, misturadores, ducha higiênica e acabamentos para registro da Linha Túnis Clássica 262




Torneira de Mesa 1195 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani
Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani




Misturador de Mesa 1877 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani
Misturador de Parede 1878 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani

Para ir além usando acessórios variados, explore combinações ainda melhores com as saboneteiras, papeleiras, cabides, porta-toalhas e até porta-shampoo com a Linha Ágata 130.





Saboneteira de parede 4100 OV130 Linha Ágata 130 – Fani
Cabide 4600 OV130 Linha Ágata 130 – Fani


Papeleira com cobertura 4310 OV130 Linha Ágata 130 – Fani
Papeleira 4300 OV130 Linha Ágata 130 – Fani


Se você deseja navegar entre todas as opções de metais e acessórios da Fani para banheiro e cozinha na cor Ouro Velho, clique aqui ou filtre selecionando a opção “Ouro Velho” na categoria “Cores”, na coluna à esquerda da tela, ao acessar qualquer menu da aba “Produtos” do site.

Preparado para apostar na decoração com ouro velho? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para tirar suas dúvidas sobre os nossos produtos! 







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando