Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

área restrita
25/09/2020
0 Comentários

Qual a torneira certa para cada tipo de cuba?

Saiba qual a combinação correta para evitar problemas no uso dos metais.


Seja ao construir ou reformar, tão importante quanto escolher uma torneira bonita é saber se ela combina com o tipo de cuba. Uma depende da outra para atender satisfatoriamente às necessidades dos moradores.

O ideal é que essa escolha seja planejada em conjunto no momento da obra, mas em reformas, pode ser que seja preciso trocar apenas uma delas. Conhecer as características de cubas e metais, além da bancada, é fundamental para não errar. 

Ao ignorar esse processo, você pode acabar comprando uma torneira que fica muito próxima da borda da cuba, tornando a lavagem das mãos muito desconfortável. Por outro lado, uma altura acima do padrão vai fazer a água espirrar por toda a bancada.

Com 34 anos de excelência na fabricação de metais e acessórios, a Fani explica abaixo tudo o que você precisa saber para escolher a torneira correta para cada tipo de cuba.

 

A torneira ideal para a sua cuba: Uma questão de altura

Para banheiros e lavabos, você pode considerar uma distância de aproximadamente 15 cm da bica da torneira para a válvula de escoamento.

Em cozinhas, essa distância precisa ser maior. Com pelo menos 30 cm de altura e o uso da bica móvel, há uma margem confortável e flexível para lavar alimentos, panelas e utensílios”, explica Sergio Fagundes, gerente industrial da Fani.

Monocomando de Mesa 6260 C605 Linha Gourmet da Fani em cuba de sobrepor

 

Quais são os modelos de cuba?

As cubas podem ser encontradas em diferentes modelos, desenhos, cores e texturas, sendo tradicionalmente de cerâmicas esmaltadas. Nessas, os tipos mais comuns são os de embutir, apoio, sobrepor e semiencaixe. Existem ainda formas mais personalizadas, criando a própria cuba com porcelanatos ou esculpida em granitos e mármores.

Os modelos de embutir e sobrepor ficam com a maior parte da peça sob a bancada, com a diferença que uma tem as bordas embutidas abaixo do recorte da bancada e a outra tem bordas que se sobrepõem ao recorte da bancada.

Já a cuba de apoio, como o nome sugere, é aquela que ficada apoiada sobre a bancada, enquanto a de semiencaixe é aquele modelo cujo design permite encaixar somente parte da louça na estrutura, permitindo bancadas mais estreitas.

Ainda sobre as cubas, é importante saber que existem modelos que podem ter ‘mesa’, ou seja, um espaço dedicado na própria louça para a instalação de torneiras e misturadores, dispensando a instalação na bancada” orienta Fagundes.

Misturador de Mesa 1877 Linha Horus 450 da Fani em cuba de sobrepor com mesa

 

Qual a torneira certa para cubas de apoio ou de sobrepor?

Para cubas de apoio ou de sobrepor, o ideal é escolher um modelo de torneira ou misturador de bica alta para garantir uma distância confortável em relação às bordas que são um pouco mais altas nesses modelos.

Caso esses dois modelos de cuba tenham mesa, você pode então escolher um modelo mais baixo para banheiros e lavabos”, diz o gerente industrial.

Monocomando de Mesa 6209 C640 Linha Eros 640 da Fani com cuba de apoio

 

Torneira de Mesa 1195 C222 Linha Bella Clássica 222 da Fani com cuba de sobrepor

 

Qual a torneira certa para cubas embutidas ou de semiencaixe? 

Como toda a louça está abaixo da bancada, as torneiras e os misturadores mais indicados para cubas embutidas de banheiros e lavabos são os de bica baixa. Você até pode usar modelos mais altos como nas cozinhas, mas lembre-se que uma altura acima dos padrões tende a fazer a água espirrar.

As cubas de semiencaixe geralmente tem o propósito de economizar espaço de bancada, o que é valioso em banheiros pequenos. No caso de uma cuba de semiencaixe com mesa, você pode aplicar um modelo bica baixa como a de embutir.

Monocomando de Mesa 6256 C607 Linha Gourmet da Fani com cuba embutida

 

Torneira de Mesa 1195 DV210 Linha Prima 210 da Fani com cuba de semiencaixe

 

Uma alternativa para economizar ainda mais espaço na bancada em qualquer ambiente é escolher torneiras e misturadores de parede, desde que já exista uma tubulação específica para esse uso”, completa Fagundes.

Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 da Fani com cuba de apoio

 

Agora ficou mais fácil escolher sua torneira ou misturador, não é mesmo? Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de complementar alguma das nossas dicas, fique à vontade falar com a gente nos comentários!

Para você ficar por dentro das nossas novidades, dicas de decoração, e novos lançamentos de produtos, segue lá no Instagram: @fanimetais







Como decorar com criatividade ao utilizar acessórios?
Leia Mais
Decoração mediterrânea: dicas para banheiros e cozinhas
Leia Mais
Quais são os tipos de cabide existentes para o banheiro?
Leia Mais

Enviando

CONVERSAR COM O SAC
Olá, gostaria de conversar agora com o SAC Fani.