Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

10/05/2023
0 Comentários

Registro de gaveta ou de pressão: como diferenciar?

Conheça a utilidade destes registros dentro de casa e como escolher corretamente


registro de gaveta ou registro de pressão
Acabamento para Registro 509 C210 Linha Prima 210 – Fani

Você já ouviu falar em registro de gaveta e registro de pressão? São dois diferentes componentes utilizados em encanamentos e sistemas hidráulicos, muito importantes para o dia a dia de uma casa.

À primeira vista, pode parecer que eles são bastante similares, mas a realidade é um pouco mais complexa. Existem diferenças significativas ao escolher o modelo adequado de acordo com as especificações da planta hidráulica, visando assegurar um funcionamento perfeito em todas as instâncias. Essa distinção detalhada é crucial para garantir uma performance hidráulica eficiente e atender às demandas específicas da instalação.

A escolha do registro correto é fundamental para o bom funcionamento do seu encanamento e para evitar problemas como vazamentos, transbordamentos e danos na tubulação.

Neste artigo do Blog da Fani, vamos explicar o que é um registro de gaveta e de pressão, as diferenças entre eles e como a Fani pode te ajudar nesta missão. Vamos nessa? Então vem com a gente:

O que é um registro de gaveta?

Base Registro de Gaveta 150 – Fani

O registro de gaveta é uma base indicada para uso na entrada de água de uma residência. O nome se deve ao seu formato interno, semelhante a uma gaveta de verdade.

Dentro desta gaveta há uma peça chamada cunha, responsável por liberar ou impedir a passagem de água. O registro de gaveta não permite um controle de vazão, portanto, foi projetado para funcionar totalmente aberto ou totalmente fechado. Por conta desta funcionalidade específica, ele é considerado um equipamento de emergência.

Ele pode ser instalado na entrada de água da cozinha, banheiro e lavanderias, preferencialmente em um local de fácil acesso a uma altura de 1,80 metro. Assim, basta fechá-lo quando for necessária uma manutenção ou fechamento de emergência.

O registro de gaveta é produzido totalmente em metal, portanto, é uma peça suscetível ao desgaste, sobretudo se for instalado de forma equivocada, podendo causar vários prejuízos, como vazamentos e infiltrações, além de desperdiçar um bem tão precioso quanto a água.

Ele não deve ser instalado para acionamento de chuveiros, banheiras ou equipamentos de uso diário, já que não dispõe de vedação com guarnições. Uma vez instalado fora de sua finalidade original, ele pode causar diversos problemas.

Um dos sinais mais comuns é o gotejamento. À primeira vista, pode ser entendido como um simples defeito, quando na verdade foi uma instalação incorreta do equipamento. Isso pode acarretar em um retrabalho na obra, causando transtornos e gastos.

Vale lembrar que existe uma norma técnica específica para registro de gaveta, a ABNT NBR 15705. Ela estabelece todas as diretrizes e os requisitos que os fabricantes precisam obedecer para colocar seus produtos no mercado e, assim, garantir uma funcionalidade correta.

O que é um registro de pressão?

Registro de Pressão 140 – Fani

O registro de pressão, por sua vez, é uma base que tem a função de liberar, controlar e bloquear a vazão de água que passa pelo equipamento em uso, de acordo com a escolha ou necessidade.

Ele deve ser instalado próximo ao ponto de uso e, para proporcionar um melhor funcionamento, individualmente. É o tipo de registro mais indicado para acionamento de chuveiros ou torneiras usadas em áreas externas, como jardim ou quintal, já que assume a responsabilidade de controlar a vazão designada ao ponto de uso.

Este equipamento deve vedar totalmente a passagem d’água quando estiver na posição fechada. Vazamento contínuo de água ou mesmo um gotejamento são sinais de que é necessário realizar a troca do reparo ou até mesmo a substituição do registro.

Os registros de pressão possuem uma rosca interna e uma rosca externa. Todo eles possuem uma sinalização (seta) indicando a direção que a água deve fluir para realizar uma instalação correta. Uma instalação contrária pode comprometer o funcionamento da base, fique atento!

Outro cuidado que se deve ter com o registro de pressão é com o torque/aperto excessivo do volante de acionamento. Ele é um produto projetado para suportar a pressão do local em que foi instalado, dispondo de guarnições internas que vedam a passagem de água com apenas um leve fechamento.

No entanto, muitos usuários acreditam que é preciso apertar bastante para vedar ao máximo a vazão. Este torque excessivo acaba esmagando as guarnições internas do produto, o que vai acarretar em um mau funcionamento.

Assim como o registro de gaveta, também há uma norma técnica específica para registro de pressão, a ABNT NBR 15704-1, que estabelece todas as diretrizes para fabricação deste produto.

Qual é a diferença entre um registro de gaveta e um registro de pressão?

A principal diferença entre eles está na finalidade.

O registro de gaveta opera de maneira absoluta, significando que o dispositivo é utilizado para fechar ou permitir completamente a passagem da água. Essa característica confere ao registro de gaveta um controle preciso sobre o fluxo hídrico, sendo capaz de interrompê-lo completamente ou liberá-lo integralmente conforme a necessidade.

O de pressão, por sua vez, permite controlar a vazão de forma gradual. Os modelos de gaveta indicam-se mais para controlar a passagem de água em um cômodo ou em uma residência como um todo, desempenhando o papel de uma espécie de válvula de segurança.

Por outro lado, vale ressaltar que o registro de pressão assume uma aplicação mais específica, concentrando-se exclusivamente em um único ponto de uso, a exemplo de um chuveiro. Essa particularidade enfatiza a sua função especializada, proporcionando um controle preciso do fluxo hídrico em situações pontuais. Essa diferenciação ressalta a natureza focada e direcionada do registro de pressão, permitindo um controle preciso do fluxo de água em aplicações pontuais. Essa particularidade ressalta a sua funcionalidade em fornecer controle preciso sobre o fluxo de água em aplicações pontuais, atendendo de forma direcionada e eficaz às demandas de um único ponto de consumo, como no caso de dispositivos como chuveiros e torneiras.

Soluções da Fani em registros de gaveta e registro de pressão

A Fani não se destaca somente pela ampla variedade de torneiras, misturadores, monocomandos, duchas e acessórios para cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias e áreas externas.

Aqui você também encontra uma linha completa de soluções hidráulicas que se encaixam tanto no contexto de obra ou reforma quanto no de manutenções, quando é preciso fazer algum reparo.

Todos os produtos Fani passam por ensaios técnicos de qualidade, segurança e performance exigidos pelas normas cabíveis, processos que culminam na certificação da empresa pelo Programa Brasileiro de Qualidade do Habitat (PBQP-H).

Com tantas soluções para obras, reformas e manutenções, fica muito mais fácil escolher o que você precisa! Clique aqui para conhecer todas as soluções que a Fani oferece para registros de pressão e aqui para conhecer o mix relacionado aos registros de gaveta!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando