Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

03/01/2024
0 Comentários

Registro de pressão: peça-chave para controle preciso do fluxo de água

Conheça para que serve e como funciona um registro de pressão.


Acabamento para Registro 509 C210 Linha Prima 210 – Fani

Você já ouviu falar em registro de pressão? É um componente muito importante em sistemas hidráulicos, no entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ele. Pode ficar tranquilo: certamente não é preciso ser encanador ou pedreiro para compreender o que é e como ele funciona!

A escolha do registro correto é fundamental para o bom funcionamento do seu encanamento. Dessa maneira, você pode evitar problemas como vazamentos, transbordamentos e danos na tubulação.
Hoje no Blog da Fani vamos explicar o que é um registro de pressão, como ele funciona e qual a diferença dele para o modelo de gaveta. Bora resolver essas dúvidas de uma vez por todas? Vem com a gente:

O que é um registro de pressão?


Registro de Pressão 140 – Fani

O registro de pressão é uma base que tem a função de liberar, controlar e bloquear a vazão de água que passa pelo equipamento em uso, de acordo com a escolha ou necessidade. Além disso, é necessário instalar o registro próximo ao ponto de uso e, individualmente, para garantir um melhor funcionamento.

Por certo, é o tipo de registro mais indicado para acionamento de chuveiros ou torneiras usadas em áreas externas, como jardim ou quintal, pois assume a responsabilidade de controlar a vazão designada ao ponto de uso. E também pode ser utilizada em áreas internas como banheiros e áreas de serviço. 

Aplicações Específicas: O Registro de Pressão em Ambientes Internos e Externos


Este equipamento deve vedar totalmente a passagem d’água quando estiver na posição fechada. Portanto, sempre que houver vazamento contínuo de água ou mesmo um gotejamento, esses são sinais de que é necessário realizar a troca do reparo ou até mesmo a substituição do registro.

Os registros de pressão possuem uma rosca interna e uma rosca externa. Todos eles possuem uma sinalização (seta) indicando a direção que a água deve fluir para realizar uma instalação correta. Com toda a certeza, uma instalação contrária pode comprometer o funcionamento da base, logo, fique atento!

Outro cuidado que se deve ter com o registro de pressão é com o torque/aperto excessivo do volante de acionamento. Além disso, ele é um produto projetado para suportar a pressão do local em que foi instalado, dispondo de guarnições internas que vedam a passagem de água com apenas um leve fechamento.

No entanto, muitos usuários acreditam que é preciso apertar bastante para vedar ao máximo a vazão. Este torque excessivo acaba esmagando as guarnições internas do produto, o que certamente vai acarretar em um mau funcionamento.

Assim como o registro de gaveta, também há uma norma técnica específica para registro de pressão, a ABNT NBR 15704-1, que estabelece todas as diretrizes para fabricação deste produto.


Qual é a diferença entre registro de pressão e registro de gaveta?

Base Registro de Gaveta 150 – Fani



A principal diferença entre registro de pressão e registro de gaveta está na finalidade. Por conseguinte, o modelo de gaveta regula a passagem d’água de uma forma absoluta, ou seja, ele é usado para fechar ou permitir o fluxo totalmente. O de pressão, por sua vez, permite controlar a vazão d’água de forma gradual. 

Os modelos de gaveta podem controlar a passagem de água em um cômodo ou em uma residência como um todo. É como se fosse uma válvula de segurança, só para exemplificar.

Já o registro de pressão desempenha finalidades específicas, tal como aquele que usamos para abrir ou fechar um chuveiro ao tomar banho, por exemplo.


Soluções hidráulicas da Fani


A Fani não se destaca somente pela ampla variedade de metais e acessórios. Adicionalmente, aqui você também encontra uma linha completa de soluções hidráulicas que se encaixam tanto ao construir ou reformar.

Todos os produtos Fani passam por ensaios técnicos de qualidade, segurança e performance exigidos pelas normas cabíveis, processos que culminam na certificação da empresa pelo Programa Brasileiro de Qualidade do Habitat (PBQP-H).
Com tantas soluções para obras, reformas e manutenções, fica muito mais fácil escolher o que você precisa! CLIQUE AQUI para conhecer não apenas os registros de pressão, mas também todas as soluções hidráulicas da Fani!








Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando