Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

24/05/2023
0 Comentários

Bancada de banheiro: qual é o tamanho ideal? Descubra aqui!

Acertar na altura é fundamental para facilitar tarefas diárias


bancada de banheiro
Monocomando de Mesa 6877 DV650 Linha Elegance 650 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 DV185 Linha Lunna 185 – Fani
Porta-toalhas Curto 4410 DV185 Linha Lunna 185 – Fani

Seja ao construir ou reformar, a bancada de banheiro é uma das etapas mais desafiadoras de um projeto.

Se diferentes pessoas vão usar este banheiro, como encontrar uma medida ideal para ela? Existe um tamanho padrão?

Chega uma hora em que é preciso ser mais racional nas escolhas. O desenho, a cor e a textura são fatores importantíssimos, mas encontrar a melhor solução levando em conta somente aspectos estéticos é um risco que você não pode correr.

É preciso pensar também em qual local e altura as peças serão instaladas. Qual o espaço da bancada e até mesmo o tipo de torneira que será utilizado na composição, aliando design e praticidade.

Neste artigo, o Blog da Fani vai reunir tudo o que você precisa saber para acertar nas medidas da bancada de banheiro, abrindo o caminho para escolher cubas, metais e acessórios com mais facilidade. Vem com a gente:

Bancada de banheiro: como definir a altura?

Torneira de Mesa 1208 GE420 Linha Essence 420 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 GE420 Linha Essence 420 – Fani
Porta-toalhas Curto 4410 GE420 Linha Essence 420 – Fani

Em relação à bancada de banheiro, a altura normalmente utilizada varia de 90 a 94 centímetros. Levando em conta a altura média de uma pessoa de 1,70 metro, intervalo que abrange diferentes perfis de pessoas e que pode ser uma referência para banheiros de uso compartilhado, como é o caso dos lavabos.

É importante personalizar esta medida para pessoas que sejam mais altas ou mais baixas em relação à média, sobretudo em banheiros das áreas íntimas da casa.

A altura também pode mudar a depender da cuba escolhida para a decoração da bancada.

Se for uma cuba de apoio, por exemplo, a altura da bancada pode ser um pouco menor, já que a medida da louça precisa ser levada em conta e esses centímetros a mais vão fazer toda a diferença.

A escolha por uma cuba de apoio também implica na escolha de um modelo de torneira ou monocomando de mesa com bica alta ou de torneira ou misturador instalado diretamente na parede, desde que a altura do ponto de água seja compatível.

No caso das cubas embutidas ou esculpidas, ou seja, os modelos mais fundos, basta considerar a altura da bancada.

Misturador de Mesa 1877 BK480 Linha Elo 480 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 BK420 Linha Essence 420 – Fani
Porta-toalhas Médio 4420 BK420 Linha Essence 420 – Fani
Cabide 4600 BK420 Linha Essence 420 – Fani

Como definir a profundidade da bancada?

bancada de banheiro
Torneira de Parede 1199 BK450 Linha Horus 450 – Fani
Porta-toalhas Escada 2500 BK450 Linha Horus 450 – Fani

A profundidade da bancada de banheiro está totalmente relacionada com o tamanho do ambiente e a escolha da combinação entre metais, louças e acessórios. Portanto, é importante refletir sobre todos estes elementos para uma escolha mais assertiva.

Uma bancada com grande profundidade pode acabar atrapalhando a circulação em um banheiro pequeno (você já deve ter visto por aí casos graves, como aquele em que não é possível abrir totalmente a porta porque ela esbarra na bancada).

Por outro lado, uma bancada apertada em um banheiro grande é desproporcional e acaba atrapalhando o dia a dia, já que tudo fica espremido e pouco prático para atividades que requerem mais espaço, como fazer a barba ou ajustar a maquiagem.

Em relação à combinação entre cubas e metais, é importante considerar que cubas de apoio e de sobrepor inevitavelmente vão ocupar um pouco mais de espaço sobre a bancada. Logo, vão precisar de uma profundidade maior.

Também é considerado um recuo/respiro atrás do metal para que ele possa funcionar perfeitamente, sem correr o risco de esbarrar no frontão da pia, impedindo a sua abertura total.

Caso seja preciso contar com uma bancada um pouco menor em profundidade. Uma dica é escolher uma combinação entre cuba de embutir e torneira de parede, de modo a livrar um espaço útil maior sobre a bancada mesmo em um cenário reduzido.


Para se aprofundar ainda mais na combinação entre cubas e metais, sugerimos a leitura deste artigo aqui do Blog para acertar na escolha do melhor parzinho para o seu banheiro ou lavabo!

Bancada de banheiro: como definir a largura?

bancada de banheiro
Monocomando de Mesa 6875 CH370 Linha Bold 370 – Fani
Ducha Higiênica 1739 CH370 Linha Bold 370 – Fani
Papeleira 4300 CH185 Linha Lunna 185 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 CH185 Linha Lunna 185 – Fani
Porta-toalhas Curto 4410 CH185 Linha Lunna 185 – Fani

A definição da largura da bancada de banheiro é um pouco mais simples de se prever do que a profundidade e a altura porque tende a preencher o espaço disponível que ficou condicionado pelos dois fatores já apresentados.

O tamanho do banheiro é obviamente um fator. Logo, banheiros pequenos terão bancadas mais estreitas ao passo que os grandes podem contar com o luxo de uma base mais larga.

Por falar em banheiros grandes, a quantidade de cubas é um fator que costuma impactar esta medida, pois o uso de cuba dupla só é possível se há largura suficiente para instalar uma bancada que comporte ambas simétrica e harmonicamente.

Como você pode notar, a definição do tamanho da bancada de banheiro impacta diretamente diversas outras escolhas neste ambiente. Acertar aqui é o primeiro passo para garantir o sucesso em todas as outras!


Está pensando em transformar a decoração do seu banheiro? Então clique aqui e conheça as soluções da Fani para mudar o visual e renovar a atmosfera deste ambiente tão importante!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando