Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

14/04/2022
0 Comentários

Cuba de sobrepor, suspensa, de apoio ou embutir: como escolher?

O guia definitivo para não errar na escolha da cuba em relação aos metais


Torneira de Parede 1199 GL182 Linha Jade Clássica 182 – Fani

Existem escolhas em obras e reformas das quais não podemos fugir: em banheiros e lavabos, você certamente terá de decidir qual será o modelo de cuba de sobrepor, embutir, apoio ou de semi encaixe?

Cada uma destas quatro opções possui vantagens e desvantagens, logo, é preciso planejar com todo o cuidado possível a escolha da louça para definir conjuntamente outro importante elemento da bancada: os metais para banheiro, que podem ser torneiras, misturadores ou monocomandos.

A torneira certa para cada tipo de cuba

Seja qual for sua escolha, o fato é que metais e cubas formam o que podemos chamar de um legítimo ‘par perfeito’, ou seja, eles dependem um do outro para funcionar bem, uma ‘simbiose’ que vai elevar o potencial do seu banheiro ou lavabo.

Tanto faz qual deles você pretende escolher o design e o acabamento primeiro: o fato é que qualquer decisão sobre o modelo em si precisa sempre ser tomada levando em conta estes dois elementos.

Para lhe ajudar nesta missão, o Blog da Fani hoje apresenta o que podemos chamar de GUIA DEFINITIVO para escolher o tipo de cuba correto em relação aos metais! 

Fica a dica: não se esqueça de favoritar esse post no seu navegador porque você em algum momento vai precisar dele, pode acreditar!

Aprenda qual é a altura correta para cubas e pias

Cuba de sobrepor

O modelo de sobrepor é uma cuba de banheiro visualmente similar ao de embutir, mas cuja principal diferença está justamente no encaixe com a bancada, portanto, preste muita atenção neste detalhe para não comprar a peça errada.

A parte externa da louça fica quase toda oculta, com exceção da parte que fica sobreposta às bordas do recorte na bancada, como se tivesse sido ‘dobrada’ para então ficar apoiada pelas bordas.

Misturador de Mesa 1877 BK450 Linha Horus 450 – Fani

Neste tipo de cuba, é comum a presença da ‘mesa’, ou seja, ela permite a instalação do metal na própria estrutura da louça, trazendo bordas mais avantajadas. Há também cubas de sobrepor com bordas menores com a aplicação do metal feita na bancada.

Para cubas de sobrepor, o ideal é escolher um modelo de torneira ou monocomando de bica alta para garantir uma distância confortável em relação às bordas que são um pouco mais altas nesta versão.

Cuba ‘suspensa’ ou semi encaixe

As cubas de semi encaixe permitem a aplicação de somente parte da louça na estrutura, deixando a outra exposta tal como se estivesse ‘levitando’ – o que leva as pessoas a chamarem também este modelo de cuba ‘suspensa’.

O grande benefício das cubas de semi encaixe é a possibilidade de diminuir o tamanho da bancada, liberando centímetros valiosos para circulação – o que pode ser muito oportuno em banheiros pequenos e lavabos.

Torneira de Mesa 1195 C105 Linha Hera 105 – Fani

Também é comum em cubas de semi encaixe a presença da ‘mesa’, até porque neste cenário a bancada é menor e você teria dificuldades – ou sequer conseguiria – instalar o metal nela. 

Por conta desse elemento, você pode aplicar um modelo de bica baixa como na de embutir.

Cuba de apoio

A cuba de apoio, como o próprio nome dela sugere, é aquela que fica apoiada sobre a bancada. É uma presença cada vez mais constante em banheiros e lavabos uma vez que esta opção vem ganhando designs diferenciados, orgânicos ou até assimétricos, indo além dos clássicos formatos quadrados e retangulares.

Assim como nas de sobrepor, o metal ideal neste cenário é o de bica alta – e nas de apoio isso é ainda mais fundamental porque as bordas da louça são bem maiores, o que tornaria a utilização de uma torneira ou monocomando baixo inviável.

Torneira de Mesa Bica Alta 1208 C95 Linha Slim 95 – Fani

Versões mais recentes de cubas de apoio trouxeram como novidade a presença da mesa dentro da louça, uma maneira de economizar espaço trazendo o metal para dentro da estrutura.

Outra opção interessante para este modelo é usar torneiras ou misturadores de parede.

Cuba de embutir

Como dissemos acima, visualmente, a cuba de embutir é bem parecida com o modelo de sobrepor, mas diferente deste, a parte externa da louça fica totalmente oculta sob a bancada.

Como toda a louça está abaixo da bancada, as torneiras e os misturadores mais indicados para cubas embutidas de banheiros e lavabos são os de bica baixa.

Torneira de Mesa 1195 GL182 Linha Jade Clássica 182 – Fani

Se a cuba não for tão profunda, você até pode usar opções um pouco mais altas como nas cozinhas, mas lembre-se que uma altura acima dos padrões tende a fazer a água espirrar.

O ideal é manter uma distância de aproximadamente 15 cm entre a bica do metal e a válvula de escoamento para garantir uma margem agradável para a lavagem das mãos sem que, para isso, a água espirre por toda a bancada.

Agora ficou bem mais fácil escolher a sua cuba, não é mesmo? Se ainda  restam dúvidas, não se acanhe: estamos esperando você nos comentários para solucionar todas elas!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando