Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

07/04/2022
0 Comentários

3 dicas de decoração para fachada da casa e área externa

Saiba como criar um projeto capaz de refletir a personalidade dos moradores na fachada da casa e na área externa


Não há quem não queira deixar a própria casa mais aconchegante, bonita e com um estilo que reflita a personalidade dos moradores. Para isso, quando pensamos na decoração do lar, sempre buscamos criar um projeto com um quarto confortável, sala acolhedora, banheiro prático e cozinha funcional. 

Pensando dessa forma, estamos bem encaminhados com a parte interna de uma residência, não é mesmo? Mas e da porta para fora, você já sabe por onde começar ou isso sequer tinha passado pela sua cabeça?

A decoração de interiores é fundamental, no entanto, o lado exterior não pode ser deixado de lado. Aliás, a parte da frente do seu imóvel irá marcar a primeira impressão das suas visitas ou de quem passa por ela. Por isso, precisa ser pensada com cuidado para ser coerente com o que há dentro e entregar o mesmo bom resultado que você deseja para TODO o lar.

Se você busca construir ou reformar a fachada e a área externa da sua casa, seja ela uma casa de campo, de condomínio fechado ou casa urbana. No artigo de hoje do Blog da Fani separamos as principais dicas para acertar na decoração da frente da casa, tornando seu projeto muito mais bonito e funcional. Vem com a gente!

Como criar um modelo de fachada simples com a personalidade dos moradores

O primeiro e mais importante passo na hora de decorar a fachada de casa é definir a proposta de decoração do projeto como um todo. Aqui, vale o questionamento sobre seus gostos e as sensações que você procura transmitir em quem observa a entrada da sua casa. Ou seja, se você deseja impressionar com algo mais clássico, moderno, rústico/industrial.

Neste sentido, caso você já tenha definido o estilo de décor que será utilizado nos ambientes internos do imóvel. Tanto a fachada quanto a área externa devem no mínimo dialogar com essa decoração.

Por exemplo, em uma proposta moderna, onde as linhas retas e tons claros se destacam, a frente da casa deve acompanhar da paleta de cores aos elementos utilizados, como revestimentos mais lisos, porta alta e vidros amplos. 

Já em uma casa de madeira no campo, onde a sensação de aconchego e acolhimento são prioridade, aposte em elementos naturais também na fachada. Uma ótima ideia, caso o projeto estrutural e a segurança permitirem, pode ser utilizar cercas baixas, jardim externo ou até mesmo um deck na frente da casa.

Decoração para a frente da sua casa em 3 passos

Com o estilo de decoração definido, separamos três truques simples e aplicáveis em qualquer proposta para conferir mais sofisticação e personalidade, tanto para área externa quanto para a fachada da casa. São eles: iluminação, plantas e texturas.

A iluminação é um fator fundamental em qualquer ambiente. É muito importante investir em um projeto luminotécnico que valoriza a decoração e os detalhes do projeto. Assim, basta escolher as opções que mais se adequem ao estilo da sua fachada e área externa. Seja por postes de luz decorativos, luminárias de parede ou até mesmo spots instalados no chão e no teto.

Outro ponto interessante é apostar em plantas que podem dar aquele up no estilo de qualquer casa, seja ela simples ou sofisticada. Aqui, as escolhas ficam por conta da criatividade. Você pode utilizar desde espécies mais ornamentais como trepadeiras para cobrir um muro, instalar vasos fixos na fachada ou até mesmo apostar em árvores maiores. 

É importante ficar atento às características das plantas, pois existem aquelas que precisam de mais ou menos luz e exigem mais ou menos cuidados. No caso das árvores, por exemplo, determinadas espécies podem trazer problemas no futuro por conta do crescimento desordenado das raízes. Logo, é preciso se informar tanto sobre as variedades mais indicadas quanto instruções para o plantio adequado.

Para agregar ainda mais personalidade, outra boa aposta é investir nas texturas em casas com muros. Para isso, aposte em materiais resistentes, como revestimentos em pedras naturais e porcelanatos. Uma outra alternativa mais prática e barata é investir em uma pintura que realce o relevo, como a técnica de grafiato. 

Escolhas práticas para ter uma área externa aconchegante

Além da fachada, é fundamental que na hora de decorar sua área externa da frente da casa você leve em conta a praticidade. Aliás, não vale de nada ter um ambiente bonito, porém pouco funcional, não é mesmo? 

Chácaras e casas de veraneio costumam demandar uma atenção ainda maior porque são imóveis que não ficam ocupados constantemente ao longo do ano e o espaço da área externa costuma ser mais amplo do que uma casa convencional, logo, é essencial planejar maneiras de facilitar esse esforço adicional na manutenção logo naquele momento que você reservou para o descanso.

Se seu projeto contar com piscina na parte frontal do imóvel ou for uma casa de praia, é muito importante também investir em uma ducha na entrada. Assim, os moradores e visitas poderão tirar a areia do corpo ou o cloro antes de ir para as áreas internas da casa. A sugestão da Fani é optar pelas duchas cromadas, e um bom exemplo é o modelo de parede da Linha Ouro Preto 53clique para saber mais.

Caso o imóvel conte com um jardim na frente, também é necessário contar com ponto de água e torneira de jardim próximos para regar as plantas e instalar mangueiras. Na Fani, você encontra diversos modelos para aplicação externa, confira todos eles aqui.

Algumas residências mais antigas ainda têm a lavanderia posicionada próxima a parte da frente, pois à época acreditava-se que isso facilitava o acesso aos prestadores de serviço sem precisar se deslocar cruzando toda a extensão da casa até os fundos.  

Embora seja considerada uma ‘área de serviço’, a lavanderia não deve ser renegada a um ambiente secundário, com metais aquém do que você escolheu para o restante da casa. A Fani possui uma grande variedade de modelos para lavanderia que, além de resistentes, oferecem mais opções de aplicação para diferentes gostos, estilos e necessidades – veja todos os modelos aqui.

O que achou dessas dicas de decoração para fachadas e áreas externas da frente de casa? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui e aproveite para conferir outros produtos nossos no site!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando