Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

04/03/2022
0 Comentários

Até 45m2: 3 dicas de décor para studios

Confira como otimizar a decoração de loft ou micro apto e as melhores soluções para pequenos ambientes


Monocomando de Mesa 6875 C640 Linha Eros 640 – Fani
Saboneteira de Parede 4110 C220 Linha Bella 220 – Fani
Porta-toalhas Médio 4400 C220 Linha Bella 220 – Fani
Válvula Click Quadrada 1609 C – Fani

Com a urbanização desenfreada e o aumento na procura por imóveis próximos às regiões centrais, o mercado imobiliário vem observando um crescimento acelerado da oferta de studios nas regiões metropolitanas do Brasil.

Na maior cidade da América Latina, por exemplo, os dados do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP) apontam que, das cerca de 50 mil unidades lançadas no município entre janeiro e setembro de 2021, 37.5 mil delas tem no máximo 45 metros quadrados, representando 7 em cada 10 imóveis construídos no período. 

As vendas não param de subir: no ano passado, cerca de 38 mil unidades com até 45 m2 foram vendidas, um aumento de mais de 300% quando comparado com 2017, que registrou por volta de 12 mil negociações desse tipo de imóvel.

Apesar da redução nas metragens das novas residências brasileiras, deixar o conforto e bem estar de lado não é uma opção. Mesmo em espaços pequenos, é possível desenvolver um projeto de decoração que ofereça acolhimento, sofisticação e praticidade no dia a dia.

Quer saber como? Especialista em soluções inovadoras em metais e acessórios para transformar ambientes, a Fani separou neste artigo cinco truques para você melhorar o aproveitamento de cada cantinho do seu micro apê. Confira as principais dicas de decoração de kitinet, studio, loft e mini casa!

Menos é mais

O excesso é condenável em qualquer estilo de decoração, seja qual for sua função. No entanto, quando se trata de um micro apartamento, a frase atribuída ao arquiteto alemão Mies van der Rohe (1886–1969) ganha ainda mais força: “menos é mais”. 

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo ao criar um projeto de uma casa com medidas reduzidas é praticar o desapego – e muitas vezes pode ser o maior desafio dessa mudança, afinal, você não terá espaço para reunir TUDO que deseja ou até mesmo TUDO que você já tem.

Não são necessárias ideias mirabolantes nesse tipo de projeto. Valorize as doutrinas da proposta minimalista e concentre-se em criar um décor simples e funcional. Aliás, a beleza pode estar na simplicidade – e você não vai querer mal poder andar dentro de casa, não é mesmo?

Invista em elementos realmente necessários para a sua rotina e que, de preferência, sejam compactos e multifuncionais para facilitar o seu dia a dia. Cada escolha importa, então, tome-as com cautela.

Decoração minimalista: como deixar o ambiente mais funcional

Faça uma lista do que é indispensável: cadeiras, poltronas, mesas, móveis de apoio etc. Para um segundo momento, deixe aqueles itens que fazem sentido para você, mas não são prioridade – aqui entram os objetos decorativos e itens de valor sentimental.

Não pense que uma decoração simples é sinônimo de sem criatividade, pelo contrário, é preciso ser muito criativo para dar sentido e combinar menos elementos em um espaço menor. É possível criar um projeto cheio de personalidade investindo em elementos pontuais e selecionados “a dedo”. 

Quadros, adornos, almofadas e papéis de parede, por exemplo, podem dar outra cara ao projeto, e são excelentes opções para complementar o décor.

Além disso, espelhos, principalmente quando posicionados de frente para a entrada de luz natural, e luminárias difusas podem ser ótimas apostas para aumentar a sensação de amplitude no ambiente. 

Invista em móveis sob medida e versáteis

Além de pensar com cuidado em cada escolha para o seu projeto. Uma alternativa para facilitar muito o seu dia a dia e criar uma decoração mais funcional é investir em marcenaria sob medida.

Com móveis planejados e pensados especialmente para o seu lar, é muito mais fácil de aproveitar cada centímetro do imóvel. Além disso, como mencionamos rapidamente acima, móveis multifuncionais também são aliados perfeitos para espaços pequenos. 

Mesas com gavetas embutidas, peças dobráveis, sofás-camas, bancos-baú, balcões com rodízio, entre outras peças que apresentam mais de uma função, ajudam muito a esconder a bagunça e reduzir o número de elementos expostos no cômodo.

Como otimizar o espaço de banheiros pequenos
https://www.youtube.com/watch?v=MVWaD6qNIgY

Outra maneira de ganhar espaço é apostar em prateleiras e objetos decorativos suspensos, especialmente na cozinha. Dessa forma, você irá liberar mais espaço no chão e nos móveis para a circulação e armazenamento.

Mas lembre-se: para esse tipo de mobiliário ser realmente útil, é fundamental que você também tenha um comportamento impecável de organização. Ou seja, nada de deixar para guardar mais tarde aquela peça de roupa, louça, ou qualquer outro item.

Aposte em cores claras

Em espaços pequenos, os benefícios das cores neutras como o branco, creme, cinza e bege são fundamentais. Esses tons provocam o efeito visual de amplitude no cômodo. Principalmente quando combinados a poucos elementos, uma boa iluminação natural e um piso de tonalidade clara.

Além disso, a paleta de cores claras e neutras é a mais explorada em projetos de interiores no estilo minimalista. Pois ela confere uma atmosfera mais suave aos ambientes, estimulando o acolhimento e a sensação de tranquilidade.

Para quem busca agregar mais personalidade e sofisticação no décor, outra excelente aposta é a clássica combinação entre preto e branco. Nesse caso, explore o branco na maior parte do ambiente e o contraste do preto em peças menores e pontos de destaque do projeto.

Além da preocupação com a decoração da sala/dormitório do seu studio, os eletrodomésticos e metais da cozinha influenciam muito na praticidade do projeto.

O tamanho da bancada, por exemplo, deve ser levado em conta na hora da escolha do fogão, torneira e filtro ideal, pois esses itens serão fundamentais no cotidiano.

Nesses casos, no lugar do fogão tradicional, uma boa escolha é optar por um cooktop, que irá utilizar menos espaço. Para o forno, você pode optar por modelos separados, que podem ser embutidos na marcenaria ou ficarem suspensos, liberando mais espaço na bancada.

A mesma dica é válida para os metais: aposte em torneiras e misturadores de parede, já que esses modelos não ocupam espaço sobre o tampo da bancada e podem facilitar a organização no dia a dia de outros itens sobre a pia.

Como os modelos de torneiras gourmet costumam apresentar grandes medidas e podem acabar criando um efeito de desproporcionalidade nesse tipo de ambiente, uma ótima alternativa para não abrir mão da versatilidade pode ser investir em modelos de misturadores com bica móvel 360°.

Outra opção para obter ainda mais praticidade e economia é optar por um modelo de torneira com filtro que, por ser 2 em 1, não exige que você dedique dois espaços diferentes do ambiente para eles, otimizando ainda mais o espaço e facilitando a organização.

Na Fani, você encontra diferentes modelos de torneiras com filtro para facilitar o cotidiano. Com ótimo custo-benefício, as peças contam com acabamento cromado e, em algumas linhas, a torneira também possui bica móvel em 360º e arejador articulável, para melhor direcionamento do fluxo da água.

O que você achou das nossas dicas para apartamentos pequenos? O grande segredo para se dar bem em poucos metros quadrados não é cuidar apenas dos objetos e da decoração, mas principalmente se ajustar a uma nova perspectiva de vida: estar mentalmente preparado é fundamental.

Se você ainda tem dúvidas sobre o décor em espaços pequenos, compartilhe conosco nos comentários!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando