Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

31/03/2022
0 Comentários

Casa Náutica: as melhores dicas para essa decoração

Confira como aplicar um estilo de décor praiano no seu projeto


Torneira de mesa 1195 BK700 Linha Living 700 – Fani

Navegar na calmaria das águas do oceano ou simplesmente admirar o mar em um dia ensolarado, sentindo a brisa leve e praiana no rosto. Talvez seja uma das melhores experiências que podemos ter quando estamos em contato com a natureza. 

Quando o assunto é boas vibrações, sempre queremos transportar essa atmosfera para dentro de casa: motivos que explicam o sucesso do estilo náutico no décor. Com uma pegada litorânea e ressaltando o clima do mar, essa tendência, que valoriza a natureza na decoração, está com tudo!

Também conhecida como decoração “Navy Blue” (tradução literal para azul marinho), essa proposta é a cara do verão. Por isso, é perfeita para uma casa de praia ou de veraneio.  

Curioso para saber como aplicar esse estilo de décor? Então, todos a bordo! Neste artigo do Blog da Fani selecionamos as principais dicas para você montar uma decoração náutica cheia de criatividade e aconchegante. Vem com a gente!

Paleta de cores para casa náutica

Como já adiantamos acima, o tema náutico remete ao mar, praia e Sol. Além disso, a proposta tem inspiração nas cores da marinha americana. Sendo assim, a escolha da paleta de cores deve ficar entre tons de azul, branco, bege, amarelo e vermelho. 

Nesse caso, para criar um ambiente mais harmônico e relaxante, a melhor aposta é investir no branco predominantemente nas paredes e nos móveis maiores. Para os objetos decorativos como quadros, luminárias, almofadas e outros tecidos, o protagonista pode ser o azul. 

O amarelo e o vermelho, por sua vez, devem ser utilizados com mais cautela, apostando nas tonalidades mais quentes apenas nos detalhes, pensando em criar pontos de destaque dentro do ambiente. 

Já os tons neutros de bege, palha e nude podem funcionar como a base cromática do projeto por serem facilmente adaptáveis e estarem associados a cor da areia. Outra opção interessante é apostar no acabamento natural da madeira clara para o mobiliário.

   

Materiais e mobiliário para casa náutica

Se uma casa náutica é a cara do verão, na hora de selecionar o mobiliário e os materiais que são incluídos nessa decoração é fundamental ter em mente que se deve criar um projeto que ofereça uma atmosfera mais ‘refrescante’ e que acolha a rusticidade da natureza na decoração.

Sendo assim, dê preferência para materiais naturais e tecidos mais leves, do mobiliário aos objetos decorativos. Fibra sintética, palha e madeira em sua tonalidade natural são ótimas apostas.

Quanto a estética, aposte em peças com design mais rústico. Outro ponto interessante é avaliar a necessidade de usar tecidos e estofamentos mais leves e impermeáveis, principalmente, se o projeto for para uma casa de praia ou com piscina – ou seja, fuja de opções como o veludo.

Obras e objetos decorativos para casa náutica

No estilo náutico, além de acertar na escolha da paleta de cores e tipo de mobiliário, os objetos decorativos têm grande influência no resultado final do projeto.  Nessa proposta de decoração, a dica é apostar em miniaturas de barcos, timões, remos e âncoras para dar ênfase ao conceito. 

Já se você optar por uma decoração mais discreta, peças listradas em azul e branco como tapetes, por exemplo, são ótimas opções, assim como quadros com o tema praiano ou de embarcações e peças que utilizam corda naval em sua composição. 

Além dessas peças decorativas, para conferir mais vida e aconchego ao projeto, não pense duas vezes antes de trazer mais natureza na decoração náutica: plantas são muito bem-vindas e acrescentam o tão desejado ‘frescor’ do verde.

Torneira de parede 1199 GL182 Linha Jade Clássica 182 – Fani

Como decorar o banheiro e a cozinha em estilo náutico?

Para ter um banheiro e a cozinha na decoração náutica, o ideal é investir em móveis, peças e revestimentos com acabamento mais rústico. Além disso, opte por cubas, metais e acessórios com design mais leve e suave.

Já na paleta de cores, uma aposta interessante é valorizar o branco como protagonista em contraponto aos tons de azul, palha e madeira natural. Para os metais e acessórios, uma excelente aposta é escolher peças com acabamento bruto ou fosco, que podem conferir mais equilíbrio e personalidade sem exageros para o projeto. Outra opção é explorar tons escuros e brilhantes para dar destaque ao metal no ambiente, como é o caso do acabamento em grafite brilhante (GL). 

O que achou dessas dicas? Já conhecia o estilo náutico? Comente aqui se você aplicaria essa proposta no seu projeto e aproveite para conferir nossas linhas de metais e acessórios para a cozinha e o banheiro!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando