Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

27/04/2022
0 Comentários

Como escolher e instalar uma calha úmida na pia?

Saiba como funciona a calha úmida e qual a melhor combinação de metais


Monocomando de Mesa 6256 C608 Linha Kitchen – Fani

Assim como um monocomando imponente e uma marcenaria bem-pensada, quem sonha com uma cozinha gourmet certamente está considerando a possibilidade de ter uma calha úmida na pia.

Algumas pessoas podem ainda pensar que esse complemento é um luxo dispensável, mas basta fazer o exercício de comparar com o seu ‘concorrente’ mais próximo, o bom e velho escorredor, e as diferenças vão saltar aos olhos.

Se disséssemos que existe uma solução capaz de agregar à bancada da cozinha mais espaço para preparar refeições, um visual mais clean e minimalista, além de contribuir com a praticidade e a organização do espaço, como fechar as portas logo de cara para essa solução?

No post de hoje do Blog da Fani, vamos explicar o que é e como funciona a calha úmida, além de te ajudar a escolher o melhor modelo não só deste acessório, mas também o que levar em conta para definir o metal que vai acompanhá-la na pia. Vamos nessa:

Monocomando de Mesa 6256 GE606 Linha Gourmet – Fani

Como funciona a calha úmida?

Também conhecida como escorredor embutido ou canal organizador úmido, a calha úmida de cozinha nada mais é do que uma espécie de ‘cuba auxiliar’, só que mais estreita e que conta com um sistema de vazão conectado ao sifão da pia ou diretamente com a rede de esgoto.

Por conta dessa ligação de saída (é importante que ela esteja prevista desde a fase de projeto), ela é utilizada principalmente para escorrer a água de talheres, utensílios, louças, copos, taças etc., de uma forma muito mais organizada e menos impactante em relação ao escorredor comum.

Lembre-se que o escorredor comum fica geralmente em cima da pia, ocupando um espaço que poderia estar livre para o preparo de alimentos. Além disso, para drenar a água que escorre dos objetos, é preciso remover a maioria deles para então conseguir usar o rodinho de pia. 

A calha resolve todos esses problemas porque a água escorre direto para o ralo e está embutida próxima à cuba, proporcionando um acabamento muito mais elegante e livrando espaço nos arredores.

Monocomando de Mesa 6256 BK610 Linha Gourmet – Fani

Melhor modelo de calha para pia da cozinha

Existem diferentes modelos de calha úmida no mercado, de modo a atender diferentes perfis e necessidades de projeto. Elas tendem a seguir um padrão de profundidade e largura, mas o comprimento é variável.

A escolha do modelo passa por diferentes fatores, mas o ideal é que o tamanho da calha seja proporcional ao tamanho da cuba e, principalmente, ao local de instalação.

Algumas pessoas preferem instalar a calha logo depois da cuba e do metal, o que permite utilizar peças mais compridas. Há, no entanto, quem prefira a instalação na lateral paralela à cuba, normalmente no lado da mão dominante de quem mais costuma utilizar a pia.

Além do como fazer, é importante que você saiba que este é um complemento de bancada personalizável, portanto, além da calha em si, você vai precisar comprar separadamente os acessórios para cumprir diferentes funções em variados tamanhos.

Monocomando de Mesa 6256 C605 Linha Gourmet – Fani

Tipos de torneira para pia com calha úmida

Como é de se imaginar, você não pode sonhar com uma pia com calha úmida na cozinha e realizar esse desejo com uma torneira qualquer. Além de desproporcional, você certamente vai estar aquém das possibilidades no que supostamente seria uma cozinha gourmet.

É um convite e tanto para utilização dos apreciados monocomandos gourmet, aqueles em que você pode misturar a água quente e fria com apenas um volante e ainda contar com funcionalidades extras, como jatos diferenciados e a versatilidade da bica móvel – há também modelos flexíveis.

Novas Cores Para Os Monocomandos Gourmet!

As calhas úmidas são desenvolvidas em inox, portanto, as combinações mais tradicionais envolvem metais cromados. Você pode ousar um pouquinho mais em textura com acabamentos escovados, como é o caso do Grafite Escovado (GE) da Fani, ou até em cores, estabelecendo um diálogo com a paleta e estilo adotado em toda a cozinha.

Fique atento: os monocomandos chamam atenção justamente porque o design é imponente, portanto, é fundamental planejar o espaço e a infraestrutura hidráulica da bancada considerando a cuba, a calha úmida e o monocomando. Em pias menores, pode não sobrar espaço para encaixar a calha após a cuba/metal, logo, considere a instalação lateral.

Conheça os monocomandos gourmet da Fani para cozinha e se divirta utilizando os filtros que variam as cores dos acabamentos: não tem como não achar a sua em meio a tantas opções!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando