Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

13/05/2022
0 Comentários

Conceito aberto: como explorar esse layout na decoração

Saiba como acertar na hora de decorar uma sala de estar conectada à cozinha


Torneira de mesa 1195 BK700 Linha Living 700 - Fani

Você sabe o que significa conceito aberto? Consolidado como uma tendência, principalmente devido a programas, seriados e reality shows de culinária. Oconceito aberto é um tipo de layout que preza pela integração, abdicando de paredes e divisórias que separam a cozinha da sala de estar ou jantar.

Com esse estilo, os cômodos são divididos apenas com a disposição dos móveis e, consequentemente, criam uma maior sensação de amplitude e claridade. Fazendo dessa proposta também uma boa pedida em imóveis com metragens reduzidas.

Para você entender como explorar o conceito aberto no seu imóvel e saber os principais cuidados que devem ser levados em conta, no Blog da Fani de hoje, selecionamos as melhores dicas de decoração. Vem com a gente!

Monocomando de Mesa 6260 C605 Linha Gourmet – Fani

Como surgiu a tendência do conceito aberto

O conceito aberto surgiu entre as décadas de 50 e 70, em Nova Iorque, de forma espontânea, ao mesmo tempo que o estilo industrial. Na época, com o grande aumento populacional, milhares de pessoas se viram obrigadas a procurar por moradias alternativas.

A única opção viável foi transformar as fábricas abandonadas, estúdios e antigos galpões em lar. Esses ambientes, no entanto, dispunham de poucas paredes divisórias pela concepção do projeto original. 

Assim, era comum que, na maioria desses ‘lofts’, a sala fosse integrada à cozinha, com apenas um balcão dividindo os dois ambientes ou, até mesmo, uma bancada em “ilha”.

Além dos lofts americanos, outro fator que popularizou o conceito aberto foram os programas de TV, desde seriados a programas de culinária. Isso porque, nesses ambientes, para facilitar as gravações ou possibilitar uma fácil transição dos personagens de um ambiente ao outro, as paredes eram evitadas nos cenários.

Misturador de mesa 1256 C210 Linha Prima 210 – Fani

Vantagens do conceito aberto 

O conceito aberto carrega uma extensa lista de vantagens. Além de facilitar a circulação por reduzir o número de divisórias, esse layout é capaz de aumentar muito a sensação de amplitude, melhorando o aproveitamento do espaço.

Por ter menos paredes, outros benefícios que consolidaram essa tendência é a melhora da luminosidade em ambientes que recebem pouca entrada de luz natural e a maior circulação de ar.

Para aqueles que gostam de cozinhar em família ou para os amigos, esse conceito também é uma ótima opção, uma vez que facilita a interação entre as pessoas presentes na sala com quem estiver na cozinha.

Como compor a decoração dos ambientes

Apesar das várias vantagens desta configuração, é importante ressaltar que não basta simplesmente derrubar as paredes para criar uma integração de qualidade entre os cômodos.

Para isso, assim como tudo na arquitetura, é fundamental que todo o projeto seja planejado com cuidado, definindo as melhores opções para a planta do imóvel e avaliando a real necessidade dessa mudança. 

Na hora de definir e organizar o mobiliário, por exemplo, é importante considerar espaços para serem utilizados como áreas de circulação no projeto de interiores. Além disso, uma boa opção é delimitar os diferentes cômodos por meio de tapetes ou móveis cercando uma determinada área.

Para manter a harmonia, no entanto, é necessário manter a mesma proposta de decoração. 

Sendo assim, uma ótima dica é optar por um mesmo revestimento para o piso dos dois ambientes. A paleta de cores também deve seguir o mesmo padrão, por isso, preste muita atenção na hora de escolher os eletrodomésticos e metais para a cozinha.

Móveis em tons de cinza, amadeirado, nude, preto e em texturas de concreto podem combinar perfeitamente com metais e eletrodomésticos em grafite, ideais para decorações contemporâneas e industriais. Já se você optar por móveis em que predominem o branco, a escolha por metais com acabamento cromado pode ser a melhor opção.

As torneiras gourmet também são um excelente investimento para cozinhas com conceito aberto. Confira na playlist #FaniDeCoração do nosso canal no Youtube as principais funcionalidades desses modelos:

E você, já conhecia essa solução para garantir mais amplitude na decoração da sala e da cozinha? Antes de considerar aplicar o conceito aberto, verifique com profissionais capacitados se o projeto estrutural do imóvel permite essa intervenção. 

Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para conferir as diversas linhas de metais da Fani para a cozinha!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando