Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

27/02/2023
0 Comentários

Decoração da área externa da sua casa: descubra como melhorar

Confira as principais dicas para acertar no seu projeto de área externa


Ducha Articulada de Parede 3000 BK120 Linha Versata 120 – Fani

Na hora de decorar a casa, sempre reforçamos sobre a importância de contar com praticidade e conforto em todos os ambientes. Muitas vezes, a sala, a cozinha e o banheiro são os primeiros cômodos a serem levados em conta no projeto, afinal, tratam-se dos espaços mais utilizados no dia a dia. 

No entanto, a preocupação deve ir além da parte interna. Da porta pra fora, o empenho com a decoração é tão importante quanto, uma vez que este ambiente pode ser um grande aliado para receber visitas ou para aproveitar com a família em noites de calor e dias ensolarados.

Decorar corretamente a área externa da sua casa pode transformar um quintal, varanda ou pátio em um aconchegante santuário ao ar livre. Se você quer desfrutar de seu espaço externo com estilo, neste artigo do Blog da Fani, separamos algumas dicas para te ajudar a criar um cenário charmoso, acolhedor e funcional. Vem com a gente!

Como criar uma decoração de área externa com harmonia e que combine com os moradores

O primeiro e mais importante passo na hora de decorar a área externa de casa é definir a proposta de decoração do projeto como um todo. Aqui, vale o questionamento sobre seus gostos e as sensações que você procura transmitir em quem observa a entrada ou os fundos da sua casa, ou seja, se você deseja impressionar com algo mais clássico, moderno ou rústico/industrial.

Neste sentido, caso você já tenha definido o estilo de décor que será utilizado nos ambientes internos do imóvel, a área externa deve no mínimo ser coerente com essa decoração, mesmo que adote um estilo diferente.

Por exemplo, em uma proposta moderna, onde as linhas retas e tons claros se destacam, o lado externo pode acompanhar o estilo por meio da paleta de cores ou elementos utilizados, como revestimentos mais lisos, móveis quadrados, portas e janelas amplas, além da presença de acabamentos em vidro. 

Já em uma casa de madeira no campo, onde a sensação de aconchego e acolhimento são prioridade, aposte em elementos naturais também na fachada ou no quintal. Uma ótima ideia, caso o projeto estrutural e a segurança permitirem, pode ser utilizar cercas baixas, jardim externo ou até mesmo um deck.

Iluminação, plantas e texturas merecem atenção especial

Com o estilo de decoração definido, três elementos fazem toda a diferença em qualquer tipo proposta para conferir mais sofisticação e personalidade à área externa. 

Fator fundamental em qualquer ambiente, é muito importante investir em um projeto luminotécnico que valoriza a decoração e os detalhes do projeto. 

Assim, basta escolher as opções que mais se adequem ao estilo da sua área externa, seja por postes de luz decorativos, luminárias de parede ou até mesmo spots instalados no chão e no teto.

Outro ponto interessante é apostar em plantas que podem dar aquele up no estilo de qualquer casa, seja ela simples ou sofisticada. Aqui, as escolhas ficam por conta da criatividade. Você pode utilizar desde espécies mais ornamentais como trepadeiras para cobrir um muro, instalar vasos fixos na fachada ou até mesmo apostar em árvores maiores no quintal.

É importante ficar atento às características das plantas, pois existem aquelas que precisam de mais ou menos luz e exigem mais ou menos cuidados. No caso das árvores, por exemplo, determinadas espécies podem trazer problemas no futuro por conta do crescimento desordenado das raízes, logo, é preciso se informar e até contratar profissionais paisagistas para acertar na escolha das variedades e fazer um plantio adequado.

Para agregar ainda mais personalidade, outra boa aposta é investir nas texturas nos muros. Para isso, aposte em materiais resistentes, como revestimentos em pedras naturais e porcelanatos. Uma outra alternativa mais prática e barata é investir em uma pintura que realce o relevo, como a técnica de grafiato. 

decoração de área externa
Torneira para Jardim Curta 1128 C44 – Fani

Escolhas práticas para ter uma área externa mais funcional

Chácaras e casas de veraneio costumam demandar uma atenção ainda maior porque são imóveis que não ficam ocupados constantemente ao longo do ano e o espaço externo costuma ser mais amplo do que uma casa convencional.

Sendo assim, é fundamental que, na hora de decorar sua área externa, você leve em conta a praticidade, justamente para obter maneiras de facilitar este esforço adicional na manutenção em um momento em que você só quer relaxar.

Chuveiro Articulado de Parede 3000 B53Fani

Se seu projeto contar com piscina ou for uma casa de praia, é muito importante também investir em uma ducha para um banho antes e depois do mergulho. Assim, os moradores e visitas poderão tirar, por exemplo, a areia e o cloro do corpo antes de ir para as áreas internas da casa. 

A sugestão da Fani é optar pelas duchas de parede e os modelos da Linha Versata 120 são perfeitos para este tipo de aplicação – clique aqui para saber mais sobre esta coleção.

Para os jardins e quintais, também é muito importante contar com pontos de água para regar as plantas, além de torneiras específicas para essa aplicação. Na Fani, você confere todas as opções para áreas externas nesta página.

Nada melhor do que aproveitar um momento de descontração com amigos e família ao ar livre, não é mesmo? Comente aqui se essas dicas te ajudaram a decorar seu quintal, varanda ou pátio e aproveite para ter muito mais funcionalidade no ambiente com os metais e acessórios da Fani! 😊







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando