Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

08/03/2023
0 Comentários

O que é um redutor de vazão?

Saiba o que é e quais as vantagens deste componente hidráulico!


redutor de vazão
Monocomando de Mesa 6875 C620 Linha Domus 620 – Fani

Ao instalar um redutor de vazão no ponto de entrada de água da torneira ou do chuveiro, você pode reduzir o consumo de água em mais da metade? Dá pra acreditar? Pois é verdade: apesar de pequena, esta solução hidráulica é uma valiosa aliada da economia dentro de casa!

Neste artigo do Blog da Fani, vamos explicar o que é, como funciona, quais são as vantagens e quando não é bacana ter um. Bora lá ver como este componente pode te ajudar em casa? Então vem com a gente:

o que é um redutor de vazão
Redutor de Vazão 18031 – Fani

Afinal, o que é um redutor de vazão?

O redutor de vazão é um acessório hidráulico utilizado em torneiras, duchas e chuveiros que diminuem a passagem de água naquele ponto.

A estrutura é normalmente fabricada em liga metálica e conta com algumas partes de plástico para vedação e também controle da água.

Existem diferentes modelos no mercado, variando em tamanhos (medido em polegadas) e também em quantidade de vazão permitida (litros por minuto).

Como funciona?

Ao ser instalado no ponto de entrada do metal, a peça controla a vazão de água. Na prática, ela impede a passagem de um fluxo maior.

Isso ocorre porque, dentro deste acessório, há uma membrana que se ajusta conforme a pressão exercida pelo sistema, fazendo o balanço entre entrada e saída de água.

Por exemplo: se você tem uma pressão muito forte de água nas torneiras e chuveiros da sua casa, com o redutor de vazão você consegue diminuir esse fluxo em até 60% e ainda economiza água.

Por que devo ter um redutor de vazão?

Com instalação fácil e custo de aquisição baixo, o redutor de vazão é um importante aliado para economizar água (e dinheiro) dentro de casa. Vamos conhecer agora as vantagens desta peça:

Quais são as vantagens?

A grande vantagem de um redutor de vazão é a de economizar água sem atrapalhar as atividades ou tarefas realizadas. Isso é possível porque, infelizmente, acabamos gastando mais água do que o necessário para lavar as mãos, preparar as refeições, tomar banho, entre outras atividades.

O baixo custo e a instalação prática tornam esta solução ainda mais atrativa e eficiente, ajudando a preservar o mais importante recurso natural do planeta!

Quando não ter um redutor de vazão?

Embora seja uma solução brilhante para se ter em casa, recheada de vantagens, infelizmente, ela não está ao alcance de todos. E não estamos falando de dinheiro, mas sim do sistema hidráulico.

Como você pode notar pelas explicações acima, o redutor é instalado em sistemas onde a vazão é alta, reduzindo-a. Se ela for baixa, não há porque instalar este produto, pois além de ineficaz, você pode acabar atrapalhando o dia a dia.

Embora os restritores ainda permitam realizar as mesmas tarefas com alguma folga de eficiência, é preciso levar em conta o seu gosto pessoal. Existem pessoas que preferem trabalhar com uma vazão um pouco maior, por entenderem que é mais confortável, prático ou até relaxante, como em um banho.

Monocomando de Mesa 6875 C370 Linha Bold 370 – Fani

Como instalar um redutor de vazão?

A instalação do redutor de vazão é feita na ligação entre o metal e saída de água, onde a peça consegue controlar o fluxo de água.

Será preciso retirar o metal, o que pode ser simples ou complicado a depender da sua prática e da forma que a peça está instalada.

Em alguns casos você pode nem precisar de ferramentas específicas, mas é importante tê-las por perto: conheça um kit básico neste post.

Antes de comprar e instalar um redutor, contudo, é importante conhecer qual é a vazão de água média da sua casa ou do ponto desejado. Uma aferição mais precisa pode requerer auxílio profissional, mas há formas de ao menos se ter uma noção.

Dica: Uma das mais utilizadas é coletar a água diretamente no ponto de saída. Você pode usar um recipiente (um balde ou uma garrafa) cujo volume é conhecido e daí registrar o tempo necessário para enchê-lo.
Agora que você já conhece o que é, para que serve e como aproveitar as vantagens, que tal conferir as opções que a Fani oferece? Clique aqui e conheça as nossas soluções!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando