Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

14/02/2023
0 Comentários

Decoração do lavabo: Inspire-se com essas ideias

Transforme o “cartão de visitas” da sua casa em um ambiente prático e bonito


decoração de lavabo
Misturador de Parede 1878 BK262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 BK195 Linha Soft 195 – Fani
Papeleira sem Cobertura 4300 BK195 Linha Soft 195 – Fani
Porta-toalhas Curto 4410 BK195 Linha Soft 195 – Fani
Cabide 4600 BK195 Linha Soft 195 – Fani

A decoração do lavabo não é um bicho de sete cabeças, mas deve ser planejada com muita atenção, pois se trata de um ambiente que exerce importante papel na dinâmica social das residências.

Arquitetos e decoradores consideram o lavabo uma espécie de “cartão de visitas” de uma casa, sendo útil para consolidar o estilo escolhido para todo o projeto ou, até mesmo, imprimindo uma estética própria, cheia de personalidade.

Hoje é possível renovar um lavabo de forma mais prática e rápida, deixando para trás os dias em que uma simples mudança de visual exigiria o temido quebra-quebra por meio de grandes mudanças estruturais.

Inspire-se com essas ideias para decoração do lavabo, renovando o décor deste ambiente sem complicações a partir de dicas práticas e descomplicadas reunidas aqui no Blog da Fani:

Revestimentos e texturas na decoração do lavabo

A principal diferença entre lavabos e banheiros é a presença ou não do box de ducha/chuveiro, o que faz toda a diferença na escolha de revestimentos e texturas. A umidade associada ao banho acaba inviabilizando o uso de alguns acabamentos em banheiros, mas por outro lado, abre novas oportunidades para lavabos.

Antes de realizar qualquer mudança, é importante definir qual será o estilo de decoração do lavabo, ponderando se é possível aproveitar algo do que já existe e o que definitivamente precisa ser renovado – economia nunca é demais, não é mesmo?

decoração de lavabo
Misturador de Mesa 1877 DV450 Linha Horus 450 – Fani
Saboneteira 4100 DV450 Linha Horus 450 – Fani
Papeleira 4300 DV450 Linha Horus 450 – Fani

Trocar o piso do lavabo não é o fim do mundo e hoje existem opções práticas que evitam obras mais complexas. É o caso do piso vinílico, que pode ser instalado sobre o piso antigo, desde que este contrapiso seja devidamente preparado com massa autonivelante, pois os rejuntes de um piso cerâmico, por exemplo, poderiam marcar o acabamento novo.

Também não é preciso revestir o lavabo novo por completo. Você pode, por exemplo, eleger uma parede para destacá-la, seja prolongando a paginação do piso por ela até chegar ao teto, ou usando papel de parede – que também requer um nivelamento prévio para esconder os rejuntes.

Combinação de metais e cubas

decoração de lavabo
Monocomando de Mesa 6877 BK370 Linha Bold 370 – Fani
Válvula Click Quadrada 1609 BK – Fani

Pode acreditar: o maior encanto de um lavabo ou de um banheiro é a combinação entre a cuba e o metal, que pode ser uma torneira ou um misturador de duplo ou monocomando. 

No lavabo, este conjunto precisa estar ainda mais em sintonia para encantar quem utiliza o ambiente desde o primeiro contato visual, então a troca de alguns destes itens pode trazer um impacto muito positivo.

Uma cuba de sobrepor ou de apoio fica super bonita em lavabos e pode ser usada com uma torneira ou monocomando de mesa com bica alta ou torneira ou misturador de parede. Aposte em cores diferentes, mas sempre alinhadas à paleta do lavabo.

A importância dos acessórios na decoração do lavabo

decoração de lavabo
Monocomando de Mesa 6875 OV650 Linha Elegance 650 – Fani
Saboneteira 4100 OV185 Linha Lunna 185 – Fani
Ducha Higiênica 1739 OV90 Linha Eva 90 – Fani
Porta-toalhas Médio 4420 OV185 Linha Lunna 185 – Fani
Toalheiro de Bancada 2300 OV112 Linha Pisa 112 – Fani

Os acessórios fazem muita diferença na decoração de um lavabo porque ajudam a marcar bem o estilo escolhido para o ambiente, além de torná-lo ainda mais prático e funcional no dia a dia. 

Você até já deve ter alguns deles em seu lavabo, mas pode considerar agora acrescentar outros. Trocar a saboneteira de bancada por uma de parede é uma boa solução para ganhar espaço na bancada. Cabides e pequenos porta-toalhas em barras são ótimos para pendurar tanto as toalhas de rosto quanto as de mão, de modo que você possa variá-las combinando cores e costuras.

Para quem usa um banheiro convencional como lavabo, uma dica valiosa para aumentar as sensações de amplitude e, ao mesmo tempo, melhorar a privacidade no ambiente é espelhar o vidro do box tanto para usá-lo como espelho, escondendo o que há para dentro da área da ducha, quanto para valorizar o espaço de fora.

Quer ainda mais dicas para decorar o seu lavabo, só que agora em vídeo? No quadro “Fani de Coração”, a arquiteta Beatriz Fabri explica como é fácil transformar o ambiente de visitas no nosso canal do YouTube, veja só:

É hora de conhecer todas as soluções em metais e acessórios que a Fani tem à disposição para transformar o décor do seu lavabo. Clique aqui e navegue pelas diferentes opções de designs, formatos e acabamentos!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando