Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

20/10/2021
0 Comentários

Como otimizar o espaço de cozinhas pequenas?

Dicas para ganhar centímetros valiosos na cozinha!


Monocomando de Mesa 6256 GE606 Linha Gourmet – Fani

A cozinha vem ganhando tamanha importância na atualidade a ponto de ser considerada, por muitas pessoas, o coração de uma residência. Acredita-se que este sentimento está associado a uma mudança de percepção sobre o hábito de cozinhar.

Indo além da obrigação de se alimentar que a fome nos impõe, há cada vez mais pessoas encontrando prazer e bem-estar em preparar as refeições, seja para família ou para receber os amigos e familiares em casa – falamos um pouco mais disto neste post.

Todos sonham com um ambiente de generosas dimensões com todo tipo de eletrodomésticos, mas, em média, podemos dizer que existem mais cozinhas pequenas do que grandes no país.

Com menos espaço, como otimizá-lo para decorar e dispor quase tudo que você sonhou para uma cozinha? No artigo de hoje do Blog da Fani, vamos trazer algumas dicas para ganhar centímetros valiosos nesse ambiente tão importante:

Marcenaria inteligente

Monocomando de Mesa 6259 C620 Linha Domus 620 – Fani

Se grandes casas e apartamentos já necessitam de uma marcenaria bem pensada e executada para que nada fique fora do lugar, você já pode imaginar o quanto o planejamento do espaço é necessário nos pequenos imóveis. Se possível, invista em mobiliário sob medida.

Um erro comum é querer resolver esses detalhes por conta própria. Por mais conhecimento que você tenha da realidade da sua residência, é fundamental contar com o olhar profissional na concepção, desenho e instalação dos móveis planejados.

Mais do que ter espaço dentro dos armários para guardar itens aleatoriamente, é importante você atribuir a esse armazenamento funções específicas, ou seja, a dica é reservar pontos de armazenamento mais acessíveis para objetos utilizados com mais frequência.

Um exemplo bastante elucidativo dessa dica é o caso das panelas e suas tampas, geralmente é muito difícil guardá-las no mesmo local e isso pode ficar mais fácil se você criar um armário/gavetão para as panelas e em uma gaveta acima, mais estreita, armazenar somente as tampas.

Outra dica que ilustra como é possível otimizar o espaço da sua cozinha é utilizar portas de correr, pois a abertura de portas com dobradiças ocupa uma área importante de circulação.

Eletrodomésticos multifuncionais

Monocomando de Mesa 6256 C674 Linha Kitchen – Fani

Assim como os móveis, você precisa escolher muito bem quais eletrodomésticos você realmente precisa ter em uma cozinha pequena. A tentação de ter um de cada tipo é grande, mas a realidade é que, quanto mais funções desempenharem, mais alto na sua lista de desejos eles devem estar.

Por exemplo, você pode optar por um cooktop ao invés de um fogão convencional, caso não tenha o costume de preparar assados no forno. Se a ideia é ter um forno separado, você pode optar por um aparelho que entregue outras funções como micro-ondas e/ou fritadeira elétrica.

Outra opção interessante são aqueles aparelhos que funcionam como processador, moedor, triturador e liquidificador, poupando-lhe de ter um aparelho para cada tarefa no preparo de refeições e bebidas. 

Use as paredes

Misturador de Mesa 1256 BK700 Linha Living 700 – Fani

As paredes são as grandes aliadas da economia do espaço porque elas permitem um melhor aproveitamento da área não ocupada pela marcenaria. Na cozinha elas são ainda mais valiosas porque os armários costumam reservar brechas importantes.

O mais importante, sem dúvidas, é o espaço disponível entre a pia e o armário superior, que pode ser aproveitado para pendurar os itens que você mais utiliza na cozinha, como é o caso das grandes colheres, conchas e espátulas.

Além disso, no lado oposto à pia, se houver paredes disponíveis, você pode aproveitar para dispor prateleiras ou nichos com ganchos para pendurar utensílios, potes de vidro com temperos ou até criar revisteiros para os livros de receita e/ou suportes para acomodar vasos com pequenas hortaliças.

De olho nos metais

Misturador de Parede 1258 C210 Linha Prima 210 – Fani

Por falar em parede, uma boa dica para economizar espaço na cozinha é optar por uma torneira de parede (o mesmo vale para misturadores e monocomandos), o que permite diminuir um pouco o tamanho da bancada.

Se você prefere um misturador ou torneira de mesa, é importante saber que os misturadores convencionais precisam dispor um registro/volante de cada lado da bica, ocupando um pouco mais de espaço. Neste caso, a dica é investir em um monocomando para ter mais conforto e praticidade no dia a dia.

Viu só como é possível otimizar espaço na cozinha? Conhece mais alguma dica e quer compartilhar conosco? Utilize os comentários!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando