Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

26/01/2022
1 Comentário

Como incluir a cor do ano 2022 no décor do banheiro ou cozinha?

Conheça Very Peri, aposta da Pantone para esse ano, e saiba como combiná-la no seu projeto.


T:\Clientes\03_GERAL\Disparo de pautas\2021\Cor do Ano Pantone\Fani\Monocomando de Mesa 6259 C620 Linha Kitchen, da Fani Metais (@fanimetais)-alta.jpg

Monocomando de Mesa 6259 C620 Linha Domus 620 – Fani

Colocando um fim à expectativa gerada ao longo de cada ano, o Instituto Pantone, referência mundial em consultoria de cores, definiu a Cor do Ano 2022. A aposta da marca para esse ano é um tom de violeta, com matiz azul de fundo avermelhado, nomeado Very Peri e desenvolvido, pela primeira vez, pelo próprio instituto.

A cor, segundo o instituto, deve dominar o universo da moda, cultura e decoração desse ano porque representa um sentimento de confiança, livre de preocupações e o despertar de uma curiosidade naturalmente ousada. Elementos necessários para as pessoas enfrentarem todo um universo de possibilidades que se abre após dois anos de pandemia e isolamento.

Sempre atenta às principais tendências do universo da arquitetura e decoração, preparamos neste artigo do Blog da Fani tudo o que você precisa saber sobre a Cor do Ano 2022 da Pantone e como incorporá-la corretamente nos ambientes do seu projeto. Vem com a gente!

Como é escolhida a cor do ano?

Durante 23 anos, a Cor do Ano da Pantone influencia o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial. Isso significa que criadores do mundo todo aguardam este momento para, junto com as cores e tendências de outras fontes, possam tirar disto um norte criativo para seus produtos no próximo ano.

Para definir a principal aposta de cor para cada período, o instituto se baseia em diversas análises e estudos em todo o mundo, levando em conta, é claro, o contexto de cada região.

As pesquisas passam por diversos segmentos da cultura e da indústria mundial, desde as produções fabris à indústria do entretenimento, filmes em produção, coleções de arte, novos artistas, moda, áreas do design, bem como estilos de vida em alta, jogos e condições socioeconômicas.

Além disso, as influências também podem surgir de materiais, texturas, grandes eventos de nível mundial e novas tecnologias. Como é o caso da tendência hightech, que já abordamos neste post.

Como combinar a Very Peri da Pantone na decoração do banheiro e da cozinha?

Cheia de personalidade, a Very Peri é ideal para estilos de decorações contemporâneas e modernas. No entanto, a cor escolhida pela Pantone é muito marcante e chamativa. Sendo assim, é necessário tomar cuidado na hora de inseri-la na decoração.

No caso de ambientes menores, principalmente lavabos e banheiros, o mais indicado é inserir esse tom nos detalhes para não sobrecarregar o projeto. Por exemplo, em objetos decorativos e molduras ou em único ponto de destaque, como uma parede menor do cômodo.

Já para quem prefere um espaço mais vibrante e cheio de cor, a dica é apostar na mistura de diferentes tons. Neste caso, dê preferência a uma paleta de cores pastel. Assim, o cômodo fica menos enjoativo e mais descontraído.

Para os metais e acessórios da cozinha e banheiro, a melhor opção nos ambientes de metragem reduzida são as peças em acabamento preto fosco, identificados pela sigla (BK) na Fani. Isso devido ao preto fosco ser mais fácil de adaptar com a Very Perri sem correr o risco do metal ‘roubar’ o protagonismo no ambiente. 

Em projetos de cozinhas e banheiros maiores, por outro lado, é possível apostar nos acabamentos cromados para torneiras, duchas, misturadores e acessórios. Esse tom metalizado é perfeito, principalmente, para quem deseja seguir uma proposta moderna/ hightech no ambiente.

O que achou da Cor do Ano 2022? A Pantone acertou na escolha? Queremos saber a sua opinião aqui nos comentários:







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando