Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

27/05/2022
0 Comentários

Cozinha estilo shaker: decoração com charme de fazenda

Confira as principais dicas para aplicar essa tendência no seu projeto


Misturador de mesa 1256 BK702 Linha Living Clássica 702 - Fani

A vida no campo tem seus encantos. Para muitas pessoas que vivem a rotina intensa e acelerada das grandes metrópoles, poder desfrutar de uma casa de campo com todo o aconchego e típico charme da fazenda é um verdadeiro sonho. Foi a partir das sensações de tranquilidade, vida prática e ritmo desacelerado que as casas de campo inspiraram uma tendência que vem ganhando cada vez mais destaque em projetos de interiores: o estilo shaker.

Partindo de princípios como a simplicidade, valorizando as linhas retas e a pouca ornamentação, esse conceito é perfeito para quem busca criar a atmosfera do campo dentro de casa. 

Para te ajudar a entender melhor e aplicar essa tendência, neste artigo do Blog da Fani selecionamos as principais dicas para criar uma cozinha estilo shaker. Vem com a gente!

Características e origem do estilo shaker 

Com origem em uma comunidade religiosa norte-americana do século XVIII, os “Shaking Quakers”. O estilo shaker carrega os principais fundamentos que o grupo acreditava e defendia: simplicidade e funcionalidade.

No design, o mobiliário produzido inspirado nesse estilo é marcado pelas linhas retas e pelo pouco uso de ornamentação. Priorizando o aspecto bruto e o acabamento natural nas peças. 

A estética clássica e colonial torna a tendência shaker altamente aplicável em projetos que apreciam o visual do campo. Como casas de fazendas, chácaras ou sítios, ganhando destaque, principalmente, na cozinha.

Veja também: como decorar uma cozinha com estilo industrial!

Torneira de mesa 1167 C42 Linha Íris 42 – Fani

Paleta de cores e materiais para uma cozinha shaker

Por valorizar a simplicidade, essa proposta de decoração aposta em materiais naturais, com destaque para a madeira. Por isso, um dos grandes protagonistas da cozinha shaker é a marcenaria clássica.

Como não se prende a ornamentos, objetos decorativos não são a prioridade desse conceito. Sendo assim, os próprios utensílios da cozinha devem agregar mais personalidade ao projeto. 

Por exemplo, organizar panelas, copos e talheres sobre uma bancada, pendurá-los ou distribuí-los em nichos e prateleiras pode adicionar mais estilo ao décor.

Para a paleta de cores, a aposta deve ser em tons neutros como o branco, bege e cinza ou nos tons como o verde, marrom e rosa, que complementam a atmosfera de natureza no ambiente.

A fim de aumentar a atmosfera da fazenda na cozinha, você pode usar peças que apresentam aspecto rústico. Luminárias com estilo de celeiro e móveis com acabamento de madeira em seu estado natural são ótimas opções.

Para os metais e eletrodomésticos, aposte em peças com tonalidades foscas, sem brilho. Nas torneiras e misturadores uma boa dica é investir nas linhas da Fani que apresentam opções em acabamento bruto (B) ou preto fosco (BK)!

Já conhecia esse estilo de decoração? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para conferir a grande variedade de linhas da Fani que contam com um acabamento mais rústico clicando aqui!







Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais
Lavabo elegante: 3 dicas para transformar seu espaço!
Leia Mais
Banheiro com toque de SPA: 3 dicas para transformar seu espaço
Leia Mais

Enviando