Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

20/07/2022
0 Comentários

O que é a arquitetura contemporânea?

Conheça as principais características deste movimento e as diferenças para a arquitetura modernista


arquitetura contemporânea no Pavilhão de Burnham
Pavilhão de Burnham (Chicago-EUA), projetado por Zaha Hadid

Presente desde os primórdios da humanidade, a arquitetura transcende a mera utilidade, sendo uma manifestação artística que se concretiza em edificações. Além disso, é capaz de transformar espaços, estimular sensações e acolher indivíduos ou mesmo uma sociedade inteira.

Assim como em todas as outras profissões, ao longo das décadas a arquitetura evoluiu, definiu novos conceitos, dedicou o olhar para outras prioridades e estabeleceu padrões a serem seguidos.

A arquitetura contemporânea no Brasil, por exemplo, é a proposta arquitetônica que surgiu após o consagrado movimento moderno brasileiro, encabeçado por grandes nomes como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Lina Bo Bardi, entre outros.

Diferente de outros movimentos arquitetônicos, na arquitetura contemporânea, não existem “regras” ou um manifesto a ser seguido. A funcionalidade, a sustentabilidade e o conforto, no entanto, são algumas das premissas básicas. 

Curioso para conhecer um pouco mais sobre esta escola arquitetônica? Neste artigo do Blog da Fani, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a arquitetura contemporânea. A história desta proposta, os principais conceitos, referências e inspirações, além de como aplicá-la no décor. Vem com a gente!

Arquitetura moderna x arquitetura contemporânea

É muito comum que ocorra uma certa confusão entre os conceitos da arquitetura moderna e contemporânea, isso porque, apesar de serem duas vertentes diferentes, elas compartilham muitos pontos em comum. Além das palavras ‘moderna’ e ‘contemporânea’ serem entendidas pelas pessoas, muitas vezes, como sinônimos.

Arquitetura Moderna

modernista surgiu no contexto histórico pós-revolução industrial, em meio a uma efervescência de novidades. Além disso, na arquitetura, o movimento foi marcado por utilizar elementos simples para desenvolver construções com grande impacto visual. Isso resultou em um design que fugia dos conceitos clássicos e tradicionais da época.

Entre os conceitos, destacavam-se o uso de materiais fabris e ‘brutos’, como o cimento, aço e o vidro. Adicionalmente, havia uma preocupação em desenvolver espaços com fachadas mais democráticas, que prezavam por unir as pessoas nas dependências do edifício. Isso se concretizava através da substituição das divisórias por pilotis e do aumento dos espaços para circulação.

Na arquitetura modernista, os objetos decorativos, metais e acabamentos dos ambientes internos também seguiam a estética rústica e com desenho em linhas retas. Inspirada nesse estilo de peças, a Fani conta com a Linha Living 700. Além do design industrial, os metais da linha contam com opções de acabamento em preto fosco (BK) e bruto (B), que reproduzem a estética dos metais envelhecidos.

Arquitetura Contemporânea

Já a arquitetura contemporânea surge nos anos 80 e data até os dias de hoje, influenciada por várias tendências artísticas, inclusive o modernismo; o grande diferencial deste movimento é a pluralidade, abraçando diferentes estilos em suas obras e fugindo de dogmas já estabelecidos. Na arquitetura contemporânea, a experimentação e a mescla de técnicas são os grandes pilares.

Museu de Arte de São Paulo
Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand”, o Masp, projetado por Lina Bo Bardi: ícone da arquitetura moderna brasileira

O que é arquitetura contemporânea?

Se fosse possível resumir a arquitetura contemporânea em uma palavra, ela seria: pluralidade. Pois essa corrente reúne diferentes estilos, referências e conceitos de uma maneira criativa e, sobretudo, experimental.

Sendo assim, o movimento contemporâneo busca novas interpretações para estilos já existentes, incluindo novas técnicas e tecnologias para criar um olhar diferente aos elementos tradicionais.

Estas novas expressões, que unem o passado, o presente e um possível futuro buscam a todo momento um novo conjunto, uma forma inédita e inusitada de materializar os confusos, dispersos e voláteis sentimentos atuais. 

Valorizar a liberdade criativa, o conforto, a funcionalidade e a sustentabilidade são pautas sempre presentes na arquitetura contemporânea. Uma vez que esses temas se conectam intimamente com a sociedade nos dias de hoje.

As recentes tendências observadas entre os arquitetos contemporâneos são a valorização da iluminação natural por meio de grandes janelas, ambientes integrados e a priorização de elementos, objetos e itens construtivos e decorativos que não agridam o planeta e contribuam com a melhora da qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

Principais referências do estilo contemporâneo

Por não seguir um estilo ou corrente única, os grandes nomes da arquitetura contemporânea apresentam obras de características diferentes, nas quais a pluralidade e a fuga dos padrões óbvios são os principais pontos em comum.

Dentre as principais referências, podemos citar a arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid (1950-2016) e o canadense-americano Frank Gehry (1929-), com projetos marcados pelo futurismo, linhas curvas e uma aproximação com o desconstrutivismo, além do italiano Renzo Piano (1937-), com projetos cheios de simbolismo e estilo hi-tech.

Centro Georges Pompidou
Centro Georges Pompidou, projetado por Renzo Piano e Richard Rogers em Paris-FRA

O uso de materiais que são amigos do meio ambiente

Buscar e desenvolver soluções que reduzam o impacto ao meio ambiente e incentivem um estilo de vida mais sustentável está no centro das preocupações da arquitetura contemporânea. 

O desenvolvimento sustentável vai além da preocupação com o meio ambiente, leva em conta aspectos sociais e de governança, fundamentais na atual noção de sustentabilidade, enquadrada pela sigla ESG.

Para isso, é necessário refletir além das ações no dia a dia, como também se preocupar com a origem e forma como são feitos os produtos que consumimos e utilizamos em projetos. Bem como o retorno destes materiais ao ciclo produtivo por meio da reciclagem e destinação correta de resíduos sólidos.

Sustentabilidade na Fani

A Fani, por exemplo, se preocupa em incentivar a sustentabilidade em todas as esferas da empresa. Além de adotar medidas ecológicas no dia a dia da empresa e dos colaboradores, da compra da matéria-prima até a fabricação dos produtos. Várias iniciativas são adotadas para atenuar os impactos socioambientais.

filtros e tanques para tratar a água
Fani desenvolveu filtros e tanques para tratar a água utilizada na galvanoplastia dos metais e acessórios

No setor de Galvanoplastia, por exemplo, a empresa desenvolveu uma estação para tratar 100% da água utilizada – sendo que mais da metade (60%) retorna ao sistema para ser reutilizada. Todos esses processos estão certificados pelo IBAMA e pela CETESB.

Além disso, todos os descartes e resíduos gerados no processo produtivo dos metais são reaproveitados quando possível ou recolhidos por empresas especializadas no descarte correto. 

Também nos empenhamos em procurar soluções cada vez mais ecológicas para embalagens e ‘berços’ dos nossos produtos. Você pode conferir estas e outras iniciativas sustentáveis da Fani clicando aqui!

Monocomando de Mesa 6256 GE606
Monocomando de Mesa 6256 GE606 Linha Gourmet – Fani

Já conhecia as principais características da arquitetura contemporânea e suas tendências na atualidade? Comente aqui o que achou deste conteúdo e aproveite para conferir as principais linhas de produtos da Fani em nosso site!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando