Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

13/08/2021
2 Comentários

Metais e acessórios sustentáveis: veja como a Fani aplica a sustentabilidade na produção!

Descubra quais práticas sustentáveis permeiam os produtos da marca.



Sobras e aparas que serão reutilizadas pela Fani na fundição de novos metais e acessórios

Fabricar metais e acessórios sustentáveis depende de uma produção pautada por princípios que respeitam o planeta e as pessoas que o habitam. Parece uma questão óbvia e simples, mas infelizmente, nem todos pensavam assim. 

Por muito tempo, achava-se que as empresas não eram afetadas pelas demandas da sociedade, que podiam agir e planejar seu futuro alheias ao que acontecia da portaria para fora.

Os dias atuais impuseram uma grande dose de realidade para quem ainda acredita que as coisas funcionam dessa forma, e a Fani tem orgulho de se destacar na economia circular ao longo dos seus 35 anos de história.

Desenvolvimento sustentável é ir além da preocupação com o meio ambiente; sempre leve em conta que aspectos sociais e de governança podem ser considerados como fundamentais na atual noção de sustentabilidade. 

Todo esse conceito se materializou na tão falada sigla ESG (sigla em inglês para environmental, social and corporate governance, ou práticas ambientais, sociais e de governança corporativa em português).

Outro importante avanço é o alinhamento e o cumprimento de metas estabelecidas em convenções internacionais. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu objetivos que visam transformar práticas e hábitos de pessoas, empresas e governos até 2030.

A ideia da ONU é equilibrar o crescimento econômico com o impacto ambiental, promovendo a mudança para além dos países desenvolvidos em busca de soluções como novas fontes de energia (como as energias renováveis), ampliação da coleta seletiva e preservação do meio ambiente a partir do uso e consumo sustentáveis dos nossos recursos naturais.

Neste artigo do Blog da Fani, vamos apresentar exemplos de ações, práticas e as medidas tomadas pela empresa para impactar positivamente a qualidade de vida dos seus colaboradores, da comunidade e principalmente do nosso planeta!

Como a Fani aplica a sustentabilidade no dia a dia da fábrica?


Para falarmos sobre sustentabilidade na produção, é importar relembrar o caminho que um metal ou acessório passam desde a ideia colocada no papel até a expedição do produto para as revendas. 

Para conhecer mais a fundo o passo a passo da fabricação de uma torneira, vale conferir esse post, em que explicamos como são produzidos nossos metais.

A Fani possui duas plantas industrias: a fundição, que fica em Ferraz de Vasconcelos/SP, e a produção, que fica na Zona Leste de São Paulo/SP. Embora separadas fisicamente, os processos são integrados para que nada seja desperdiçado independentemente do local.

As etapas dessa jornada são divididas em departamentos, sob a supervisão das gerências: Projetos; Planejamento e Controle de Produção; Ferramentaria; Fundição; Usinagem; Galvanoplastia; Montagem e Gestão de Qualidade.

Com todo esse caminho a percorrer desde a compra de matéria-prima até a fabricação dos produtos, algumas iniciativas são necessárias para atenuar os impactos socioambientais.



Fani desenvolveu filtros e tanques para tratar a água utilizada na galvanoplastia dos metais e acessórios

No setor de Galvanoplastia, por exemplo, a Fani desenvolveu uma estação para tratar 100% da água utilizada – sendo que mais da metade (60%) retorna ao sistema para ser reutilizada. Todos esses processos estão certificados pelo IBAMA e pela CETESB.

Os metais e acessórios da marca são majoritariamente fabricados a partir de ligas de latão e cobre, metais não-contaminantes. Cerca de 30% são reutilizados graças à coleta de tudo que é gerado de cavacos e aparas no processo.

A Fani também compra sucatas de metal de parceiros recicladores para compor o volume coletado em fábrica e, com todo esse material, a empresa o destina para uma usina, que transforma cada remessa em uma barra que pode ser usada novamente na fundição.

Além disso, os pingos e até o pó de metal – sim, o pó! – varrido do chão da fundição, apesar de não voltarem para o processo produtivo da marca, são destinados à reciclagem – o que reforça a ideia de não desperdiçar nenhum resíduo de fábrica.


Nem mesmo o pó de metal deixa de ser reaproveitado

A retirada e a reciclagem de todo material que não é reutilizado na empresa, como a areia da fundição, por exemplo, são realizadas por parceiros. O mesmo ocorre com os produtos químicos contaminantes usados no processo do banho galvânico.

É importante ressaltar que esse banho é feito dentro do setor de galvanoplastia com infraestrutura e EPIs adequados, sempre com a supervisão de um profissional químico.



Sucatas de latão: nada é perdido na fundição e produção da Fani

Todos os produtos químicos são comprados de empresas certificadas pelos órgãos governamentais responsáveis e ficam encarregadas pela entrega e, posteriormente, a retirada das bombonas (tambores) contaminadas para um descarte adequado.

Os fornos da empresa são de indução elétrica e toda a fumaça gerada na fundição passa por uma espécie de “lavador de gases”, dispositivo capaz de remover os resíduos sólidos e não dispersar metais pesados na atmosfera, tornando-se um material apto para a reutilização por uma empresa parceira.


Lavador de gases evita a dispersão de metais pesados na atmosfera


Para minimizar o desperdício de água, as torneiras dos banheiros da fábrica e da fundição possuem sensores de abertura/fechamento. A meta é reduzir 10m³ da média de consumo mensal, que hoje é de 68 m³ na fundição e 135 m³ na fábrica.

Atividades de conscientização interna complementam essa iniciativa, além da distribuição para os funcionários, na admissão, de uma garrafa squeeze para água e uma caneca para café para diminuir o resíduo gerado com a hidratação.

Garrafas e canecas diminuíram o uso de copos descartáveis


Somente com a iniciativa do squeeze, a Fani conseguiu reduzir o consumo de copos descartáveis para 4.000 unidades/mês, algo muito relevante se compararmos com 2019, quando esse índice passava das 10.000 unidades/mês. 

A oferta de copos descartáveis hoje atende somente visitantes, fornecedores e prestadores de serviço, mas já existem estudos de alternativas para diminuir ainda mais essa utilização.


As lâmpadas dos galpões de fundição, fabricação, estoque, distribuição e administrativo, gradualmente, estão sendo trocadas por modelos LED durante a manutenção predial, resultando em economia na conta de luz.


O que achou das iniciativas da Fani para tornar a fabricação de metais e acessórios mais sustentável? 


Não vamos parar por aqui: vamos continuamente verificar o que precisamos corrigir, em que podemos melhorar e o que está dando certo, conduzindo discurso e prática em prol da Fani, do meio ambiente e da sociedade!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando