Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

área restrita
30/07/2021
0 Comentários

Qual é a diferença entre banheiro e lavabo?

Lavabo ou banheiro? Eles podem ter funções diferentes, embora sejam similares.



Misturador de Mesa 1877 B700 Linha Living 700 – Fani


Todo banheiro é um lavabo, mas nem sempre um lavabo é um banheiro. Ficou confuso? O artigo do Blog da Fani de hoje vai solucionar, de uma vez por todas, uma das principais dúvidas que muitas pessoas ainda têm ao construir ou reformar.

Para começarmos a explicar essa diferença, é importante compreender primeiro qual é o conceito de cada um deles, sem deixar de lado o contexto histórico, social e cultural desses ambientes:


O que é um banheiro?


Se levarmos em conta apenas o aspecto funcional, o banheiro é um cômodo indispensável em qualquer casa, pois sem ele não seria possível suprir as necessidades fisiológicas vitais, além de cumprir rotinas de higiene pessoal e autocuidado.

No entanto, é necessário lembrar que em países como o Brasil, o banheiro nem sempre esteve agregado à planta do imóvel, pois o acesso ao saneamento básico ainda é deficiente no país, sobretudo em bairros periféricos e regiões rurais.

Este contexto foi tornando a própria existência desse cômodo dentro de casa um ‘luxo’ que foi se aprimorando até os dias atuais, em que o espaço, a quantidade e a qualidade dos elementos ditam a percepção que temos sobre ele. 

Um banheiro básico sempre contará com cuba, metal, vaso sanitário e chuveiro/ducha. Pode, também, ser complementado com outras peças. Entre eles, acessórios, itens destinados à higiene pessoal como a, ducha higiênica e o bidê, além da bancada, espelho, box em vidro, banheira etc.


Torneira de Parede 1189 RV210 Linha Prima 210 – Fani
Válvula Click Quadrada 1609 RV – Fani
Saboneteira de Parede 4100 RV140 Linha Quartzo 140 – Fani
Ducha Articulada de Parede 3000 RV500 Linha Mix 500 – Fani
Porta-toalhas Longo 4400 RV140 Linha Quartzo 140 – Fani
Acabamento para Registro 509 ¾” RV210 – Fani
Porta-shampoo 4700 RV140 Linha Quartzo 140 – Fani


O que é um lavabo?


A origem do lavabo é tão antiga quanto a história da humanidade, pois está associado à vida na Grécia Antiga, período da história grega entre os séculos XII e IX a.C. As residências da época tinham pequenos lavatórios feitos em pedra como o mármore para as visitas lavarem as mãos antes das refeições.

O conceito foi amplamente replicado posteriormente, principalmente pela assimilação do hábito de lavar as mãos antes dos rituais por religiões como a Católica, tornando comum a presença de lavabos nas igrejas, templos etc.

Como se pode notar, o conceito original de lavabo se mistura com o de lavatório, ou seja, é um espaço destinado a higienização das mãos – sendo esta a sua principal função até hoje.

Ocorre que nas residências contemporâneas, visando otimizar medidas cada vez menores, profissionais de arquitetura e design de interiores entenderam que seria melhor não ter um ambiente somente para lavar as mãos, mas sim evoluir o conceito original de lavabo para também realizar necessidades básicas em uma pequena metragem, rapidamente, sem precisar trafegar pelas áreas íntimas da casa.

Um lavabo básico é um cômodo que sempre terá um lavatório com cuba e metal, podendo ser integrado a outros ambientes ou fechado – inclusive de ventilação ou iluminação natural. Se fechado, também contará com uma bacia sanitária. Complementam esse ambiente acessórios e ducha higiênica.


Torneira de Mesa Bica Alta 1208 BK90 Linha Eva 90 – Fani
Válvula Click Redonda 1608 BK – Fani
Saboneteira de Parede 4100 BK140 Linha Quartzo 140 – Fani
Porta-toalhas Curto 4410 BK140 Linha Quartzo 140 – Fani


Qual é a diferença entre banheiro e lavabo?


Ao analisarmos as características de cada ambiente, nota-se que todo banheiro tem um ‘lavabo’ dentro dele, pois itens como lavatório e bacia são comuns em ambos. Por outro lado, um lavabo nunca terá elementos como a ducha ou o chuveiro.

A presença ou a ausência de itens em um e outro nos mostram que as principais diferenças não se resumem ao que cada ambiente possui, mas também na função e no público que cada espaço pretende atender.

Quando só existe um banheiro no layout, ele geralmente fica localizado próximo às áreas sociais da casa e cumpre também a função de lavabo, ou seja, atende tanto as necessidades dos moradores quanto das visitas. É, portanto, um ambiente de decoração mais eclética e prática.


Torneira de Mesa 1195 C27 Linha Liz 27 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 C27 Linha Liz 27 – Fani


Se existem mais banheiros no projeto, costuma-se diferenciar pelo menos um destes para uso destinado apenas aos moradores da casa – podendo ou não ser uma suíte, por exemplo – e assim dar privacidade a eles – além das maiores possibilidades de personalização do décor.

Nestas condições, reserva-se então um pequeno espaço de 2 a 5 m² para ser o lavabo da residência, um ambiente com um ‘quê’ de cartão de visitas, pois além de cumprir sua função básica de higienização com o lavatório e bacia, deve também ser pensado para causar uma boa primeira impressão aos visitantes – o indispensável efeito uau

Você pode obter esse efeito combinando diferentes elementos decorativos com o propósito de encantar pelo visual dos acabamentos e da iluminação diferenciada. Um metal de design mais arrojado, por exemplo, é uma ótima escolha para impressionar. Causar uma experiência sensorial como com o olfato, a partir de velas aromáticas, também fica bem interessante neste ambiente.


Torneira de Parede 1189 BL210 Linha Prima 210 – Fani
Toalheiro de Bancada 2300 BL450 Linha Horus 450 – Fani

Quer saber mais sobre banheiros e lavabos? Confira também aqui no blog:


Guia de bancadas: qual a altura ideal para banheiro, lavabo e cozinha?
Qual a torneira certa para cada tipo de cuba?
Lavabo: 4 dicas de decoração para seu ambiente
Banheiro de luxo: 5 dicas para criar uma decoração de alto padrão
Banheiro relaxante: o nosso templo do bem-estar
Transformando o banheiro em suíte de hotel
Como decorar um banheiro masculino?
Como criar um banheiro no estilo industrial
Como ter um banheiro vintage ou retrô?


Agora que vocês já sabem as principais diferenças e as características de cada um deles, clique para conhecer todas as opções da Fani para banheiros e lavabos! Aproveite para comentar abaixo qual o seu ambiente favorito.







0 Comentários

            
Comentar
     
       

Quais são os tipos de cabide existentes para o banheiro?
Leia Mais
Linhas Bold 370 e Horus 450: aumente as possibilidades de combinações!
Leia Mais
Como inovar na decoração do banheiro com torneiras coloridas
Leia Mais

Enviando

CONVERSAR COM O SAC
Olá, gostaria de conversar agora com o SAC Fani.