Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

11/06/2021
4 Comentários

Lavabo: 4 dicas de decoração para seu ambiente

Pensando em criar ou repaginar um lavabo? Saiba por onde começar.


Misturador de Mesa 1877 BK700 Linha Living 700 – Fani


Por ser na maioria das vezes o menor dos ambientes, não significa que o lavabo precise ficar atrás em importância ao decorar a casa. Pelo contrário, é um cartão de visitas de uma casa, logo, esse espaço pode – e deve – ir além da higiene pessoal.

Sua função é proporcionar uma alternativa mais rápida – e menos intrusiva – para, principalmente, os visitantes lavarem as mãos e fazerem as necessidades, evitando o deslocamento até os banheiros, que normalmente estão próximos aos quartos dos moradores da casa.

Normalmente esse espaço conta com uma bancada com cuba ou lavatório, além de um vaso sanitário. Pode também ter somente o lavatório, no caso de um lavabo pequeno. Por outro lado, o banheiro é aquele ambiente que sempre contará com o box do chuveiro, sendo esta a principal diferença entre eles.

Para que você acerte na decoração de um dos cômodos mais importantes das áreas sociais da casa, o Blog da Fani convidou a designer de interiores Analu Guimarães para dar cinco dicas de decoração sobre lavabos!

Embedar vídeo www.youtube.com/watch?v=MVWaD6qNIgY


#1 Iluminação decorativa

Torneira de Parede 1199 B702 Linha Living Clássica 702 – Fani

Diferente de um banheiro convencional, onde a iluminação precisa ser mais homogênea, em um lavabo é uma boa usar e abusar da criatividade!

O lavabo pede uma iluminação mais cênica, divertida. O básico é usar uma luminária dicroica bem em cima da pia, mas você pode também apostar em arandelas nas paredes para uma iluminação ainda mais difusa e elegante, contracenando com os revestimentos ou o papel de parede”, explica Analu.


#2 Espelho, espelho meu

Misturador de Mesa 1877 DV450 Linha Horus 450 – Fani
Papeleira 4300 DV450 Linha Horus 450 – Fani
Saboneteira de Parede 4100 DV450 Linha Horus – Fani


O espelho é bem importante em espaços pequenos porque seu reflexo colabora com a sensação de amplitude, portanto, ele não pode faltar em seu lavabo. Não se esqueça de planejá-lo junto à iluminação, já que esses ambientes normalmente não possuem janelas.

Para dar uma dica sobre como fugir do tradicional espelho acima da pia, Analu recomenda fazer composições de espelhos de diferentes tamanhos e formas: “Eles podem ser redondos, quadrados, menores, maiores…. Dê sentido a esse mix e veja como isso vai ajudar a dar fluidez e leveza ao lavabo”.


#3 Toalhas sempre à mão

Torneira de Mesa 1195 BK700 Linha Living 700 – Fani
Porta-toalhas 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani


Apesar de não ter um box de chuveiro, toalhas também são importantes em um lavabo. Considerando que é um ambiente frequentemente usado para lavar as mãos, o porta-toalhas tende a ser muito reparado, o que faz dele um ponto de destaque natural que não pode passar batido ao olhar.

Nem sempre um lavabo terá espaço para usar um porta-toalhas de mesa. Neste caso, uma boa sugestão é adaptar aquele toalheiro de parede na testeira da bancada, desde que o armário não tenha portas, organizando os itens em nichos”, orienta Analu.


#4 Diferentes tipos de papeleira


Além do tradicional uso na parede, você pode optar por uma papeleira de piso para ter um ou até dois rolos de papel higiênico sempre à disposição, diminuindo o número de vezes que você precisará repor. A de piso também lhe dá a liberdade de posicioná-la conforme a necessidade e conveniência.

Outra dica sobre lavabos dada pela Analu é usar a papeleira de parede embutida na própria bancada: “Basta planejar um nicho na lateral da bancada, bem ao lado do vaso, e assim você terá uma papeleira discreta e, ainda assim, linda”.


Essas dicas são imperdíveis, não é mesmo? Então clique aqui e conheça o canal da Fani no YouTube para conferir outros vídeos sobre nossos produtos e se inspirar com nossas dicas de decoração!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando