Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

28/06/2021
0 Comentários

Qual é a diferença entre ducha e chuveiro?

Conheça as características de cada modelo e saiba como escolher o ideal para casa.


Ducha Articulada de Parede 3000 BK500 Linha Mix 500 – Fani


Seja para começar bem o dia ou após uma jornada cansativa, o banho é um dos momentos mais importantes do dia. Um bom banho nos ajuda a relaxar e tirar todo o estresse do cotidiano. 

A depender do modelo escolhido, o resultado a percepção de bem-estar pode mudar bastante, portanto, é importante conhecer bem quais são as diferenças entre duchas e chuveiros.

Para tirar todas suas dúvidas e escolher a melhor opção para o seu projeto, neste artigo do Blog da Fani de hoje convidamos a arquiteta Regina Padilha, do canal Pura Arquitetura no YouTube, para nos ajudar a explicar as diferenças entre ducha e chuveiro elétrico. Vem com a gente!




Qual a principal diferença entre chuveiro e ducha?


As diferenças entre ducha e chuveiro começam já na instalação. Para instalar um chuveiro é necessário contar no ambiente com pontos de água e de energia para alimentar a resistência acoplada ao produto. “Nos chuveiros a água entra pela parede fria, passa pela resistência do chuveiro e desce aquecida”, explica Regina.

Já a ducha é um metal que exige somente a conexão com a saída de água. No entanto, para ter água aquecida, é necessário que o local possua um sistema de aquecimento próprio. “É muito comum a gente ver apartamentos que possuem o sistema de aquecimento a gás nas áreas de serviço, mas o sistema solar também é uma excelente opção”, comenta a arquiteta. 

Ducha Articulada de Parede com Desviador 3300 BK120 Linha Versata 120 – Fani


Pressão da água


Outra diferença importante entre os dois é como eles lidam com a pressão d’água. A maioria dos modelos convencionais de chuveiro não suportam condições elevadas de pressão, por isso, eles já vêm com um redutor instalado.

“Essa peça tem uma entrada de água maior de um lado, mas a saída é pequena, o que reduz a vazão. Isso está relacionado com a resistência dos chuveiros, porém já existem modelos no mercado que suportam uma pressão maior, alguns até mesmo com um pressurizador acoplado”, explica. 

Por outro lado, nas duchas você precisa somente escolher um modelo compatível com a medida de metro de coluna d’água (mca) da sua casa ou apartamento, ou seja, a pressão gerada pela diferença entre a altura da saída de água e o reservatório – tome cuidado para não considerar a distância da saída de água até o piso (ou o solo).

Ducha Articulada de Teto 3100 RV640 Linha Eros 640 – Fani


Economia de consumo


Se gastar menos é um fator que pode influenciar na sua decisão, saiba que as duchas são mais econômicas no consumo de energia, e consequentemente, no preço da conta de luz, uma vez que utilizam o sistema de aquecimento presente no imóvel e não necessitam de energia elétrica específica para o uso dela como ocorre nos chuveiros.

No entanto, em alguns modelos de chuveiros, pode ser maior a economia de água, pois os sistemas a gás ou solar utilizados pelas duchas, às vezes, demoram um pouco mais para atingir a temperatura ideal, necessitando que a água fique aberta por mais tempo. 


Ducha Articulada de Parede 3000 RV400 Linha Platina 400 – Fani



Design diferenciado


Por utilizar aquecimento externo e dispensar toda a parte elétrica presente em um chuveiro com resistência, a ducha pode contar com mais variedade de modelos e designs – ideais para atender as diferentes propostas de projetos e estilos.

“As duchas têm uma característica que podem fazer toda a diferença na hora do banho: elas também são mais articuladas que os chuveiros. A gente consegue então ajustar a posição do jato d’água para um banho mais personalizado”, ressalta.




Ducha Articulada de Parede 3000 B51 Linha Rubi 51 – Fani
Ducha Articulada de Teto 3100 DV400 Linha Platina 400 – Fani


Ducha articulada de parede 3000 BK120 Linha Versata 120 – Fani


Ducha: Linhas Mix 500 e Mix Plus 501 em novas cores


Por falar em duchas, vale destacar que a Fani tem novidades neste segmento! Nas Linhas Mix 500 e Mix Plus 501 as duchas agora contam com novas opções em Preto Fosco (BK) e no acabamento Rosso Vecchio (RV), cor metalizada similar ao Rose Gold, tendência cada vez mais explorada em projetos por aliar elegância e personalidade a uma estética moderna.

Os lançamentos são indicados especialmente para projetos contemporâneos mais sofisticados, que mesclam estilos como o urbano e o industrial, mas que quebram a rusticidade característica dessas referências dando destaque a tons mais sóbrios e metalizados.


Ducha Articulada de Parede 3000 BK501 Linha Mix Plus 501 – Fani
Ducha Articulada de Parede 3000 RV501 Linha Mix Plus 501 – Fani



Ducha Articulada de Parede 3000 BK500 Linha Mix 501 – Fani


Agora ficou clara a diferença entre ducha e chuveiro? Se ainda restou alguma dúvida, aproveite para perguntar aqui nos comentários que nós te ajudamos!

Aproveite para conhecer todos os modelos de ducha e desviadores da Fani clicando aqui!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando