Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

27/10/2021
0 Comentários

Como funciona o sistema de escoamento de água nas cubas?

Conheça os tipos de válvulas e o que você precisa saber antes de comprá-las


Torneira de Parede 1189 RV210 Linha Prima 210 – Fani

Válvula Click Quadrada 1609 RV – Fani

Saboneteira de Parede 4100 RV140 Linha Quartzo 140 – Fani

Porta-toalhas longo 4400 RV140 Linha Quartzo 140 – Fani

Ducha Articula de Parede 3000 RV500 Linha Mix 500 – Fani

Tão importante quanto escolher uma torneira ou uma cuba é planejar as instalações hidráulicas para abastecer cada saída de água e também encaminhar os fluídos à rede de esgoto das concessionárias.

Se não for planejada por um profissional especializado, a hidráulica é uma fonte certa para uma infinidade de problemas, desde torneiras que saem pouca água até os indesejados vazamentos e entupimentos – saiba mais neste artigo.

No post de hoje do Blog da Fani, vamos detalhar como funciona o escoamento da água nas cubas de banheiros e lavabos. A ideia é que, ao terminar de ler, você saiba as características deste processo e saiba escolher a válvula de escoamento correta!

Da caixa d’água ao esgoto

Foto criada por Waewkidja – br.freepik.com

Basicamente, podemos resumir o sistema hidráulico doméstico na conexão por tubos de PVC entre a caixa d’água no topo de uma casa ou prédio, os pontos de saída e o recolhimento dos fluídos até a rede de esgoto.

É um roteiro aparentemente simples, mas repleto de tantos detalhes que não aconselhemos aventuras do tipo faça-você-mesmo, afinal, até quem já tem prática e está habituado com este serviço pode estar cometendo algum deslize que só será notado adiante.

Isso não significa que você, se for leigo no assunto, está dispensado da tarefa de conhecer minimamente a hidráulica da sua residência, pois até para comprar uma ducha ou torneira nova você vai precisar saber alguma coisa do sistema.

Tratando-se de esgoto, é necessário que o projeto contemple tubulações separadas para a coleta da água utilizada na cozinha, na área de serviço e nos banheiros/lavabos. É comum que na rede das cozinhas, por exemplo, exista uma caixa para reter a gordura e que deve ser inspecionada regularmente.

Em banheiros e lavabos, é comum o compartilhamento da tubulação de esgoto pela água quem vem do vaso sanitário (também chamado de bacia sanitária) e dos ralos da pia e do box do chuveiro.

Por isso é tão importante ser cuidadoso na utilização de um banheiro, pois o descarte incorreto de materiais pelo vaso sanitário ou o acúmulo de fios de cabelo nos ralos pode provocar problemas que se estendem ao funcionamento de todo o ambiente.

Recomenda-se a inspeção de ligações, sifões, caixas de gordura, registros, caixas d’água e outros componentes hidráulicos a cada seis meses, a fim de identificar possíveis problemas ou realizar manutenções preventivas.

Válvulas de escoamento

Torneira de Mesa Bica Alta 1209 C105 Linha Hera 105 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 C120 Linha Versata 120 – Fani

Válvula Click Quadrada 1609 C – Fani

Para encaminhar água que jorra da torneira e represada pela cuba até o sifão, você vai precisar de uma válvula de escoamento. Escolher o modelo correto para sua instalação é importantíssimo.

Isso pode parecer uma obviedade, mas a realidade é que nem todo tipo de válvula vai funcionar ou é recomendada para sua cuba e/ou instalação. Chegar na loja de materiais de construção com dúvidas aumenta o risco de você comprar o modelo errado.

Existem diferentes variedades de válvulas, a começar pelo material que são fabricadas. Elas podem ser de metal ou plástico (convencional ou cromado). Ambas vão entregar o que prometem, mas as de metal demandam um investimento maior porque permitem acabamentos mais bonitos e duram mais.

Uma vez escolhido o material, você precisa definir qual é o tipo de instalação desta válvula. Elas podem ser rosqueadas ou parafusadas (também conhecida como universal), sendo que as primeiras possuem uma variedade maior de modelos.


Válvula Rosqueável Redonda 1606 C – Fani

Válvula para Lavatório (Parafusada) 1061 C – Fani

Nas rosqueáveis você vai encontrar válvulas comuns, ocultas e americanas. A comum é bastante utilizada em banheiros atualmente pela simplicidade de fixação e de uso com fechamento por tampa. A oculta é aplicada em cubas e design mais arrojado (como as esculpidas), geralmente ficando abaixo da estrutura visível da peça. Já as americanas são mais exploradas em cozinhas porque possuem um cestinho coletor, evitando que grandes pedaços ou restos de alimentos cheguem até o sifão.

Válvula Americana 1625 – Fani

Válvula Americana 1623 – Fani

Agora que você já sabe o material e o tipo de válvula, é preciso conhecer as características da sua cuba para não errar. Verifique qual é o padrão das furações das louças e confira se batem com os dois diâmetros da peça, o do topo (que é a parte visível) e o do ‘pescoço’, a parte abaixo que se alonga até o sifão.

Outra característica que você deve ficar de olho em sua cuba ou lavatório é verificar se ela tem ladrão, aquele pequeno buraco próximo à borda da peça cuja função é prevenir o transbordo em caso de entupimentos. Cubas com ladrão exigem válvulas com ladrão e vice-versa, portanto, preste bastante atenção nisto para evitar vazamentos.

Válvula para Lavatório sem Ladrão 1605 C – Fani

O tipo de cuba também interfere na escolha da válvula. Nas cubas de embutir, o caminho entre o fundo da cuba e o sifão é menor, resultando na escolha de válvulas mais curtas. Por outro lado, cubas de apoio exigem que a peça atravesse não só a louça, mas também a bancada para chegar ao sifão, cenário que pede uma válvula mais comprida.

Se você não quer estar preso às tradicionais tampas das válvulas (podendo inclusive perdê-las com o passar do tempo), você pode optar pela válvula click, que libera e trava com praticidade o fluxo de água apertando a parte superior da peça tal como um botão.

Além disso, a click e alguns modelos da rosqueável agregam ao fundo da cuba – geralmente neutro e sem vida – um ponto que captura o olhar das pessoas, reforçando o conjunto com outros metais e acessórios – inclusive na mesma cor/acabamento.

Torneira de Mesa 1195 BK702 Linha Living Clássica 702 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 BK700 Linha Living 700 – Fani

Porta-toalhas Longo 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani

Válvula Click Redonda 1608 BK – Fani

Dava para imaginar que uma simples válvula de escoamento pudesse ter tantas variações? Imagine então todo os componentes hidráulicos de uma casa ou apartamento! Aproveite para tirar as suas dúvidas sobre hidráulica nos comentários!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando