Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

18/04/2023
0 Comentários

Como fazer uma decoração de luxo na sua casa?

Dicas para criar uma decoração de luxuosa usando produtos da Fani


decoração de luxo
Torneira de Mesa 1195 BK290 Linha Vik 290 – Fani
Torneira de Piso 1191 BK290 Linha Vik 290 – Fani

A arte de transformar ambientes em espaços sofisticados é a grande missão de uma decoração de luxo. Utilizando elementos harmônicos, refinados e de alta qualidade, é possível criar projetos deslumbrantes.

Tendências de decoração de interiores vão e vem, mas o fato é que o luxo é uma característica atemporal, objeto de desejo das pessoas que querem viver bem consigo mesmo dentro de casa com o melhor que ela pode oferecer.

Engana-se, no entanto, quem acha que é preciso sair comprando tudo do bom e do melhor sem qualquer critério, empilhando peças e acabamentos aleatoriamente. Acreditamos aqui que luxo não é exatamente sobre ter, mas sim sobre o que ter!


É preciso filtrar e encontrar as melhores soluções disponíveis para atender o seu gosto e necessidade com o máximo de satisfação e conforto possível. Neste artigo do Blog da Fani, você vai aprender tudo sobre decoração de luxo e como a Fani pode te ajudar nesta missão. Vamos nessa?

Torneira de Parede 1199 BK450 Linha Horus 450 – Fani
Porta-toalhas Escada 2500 BK450 Linha Horus 450 – Fani

O que é uma decoração de luxo?

Basicamente, uma decoração de luxo se propõe a criar – ou transformar – os ambientes de uma casa em espaços mais elegantes e sofisticados, sobretudo a partir do investimento em elementos, peças, acabamentos e materiais mais nobres, além da curadoria de obras de arte, design assinado, soluções exclusivas, entre outros.


Importante ressaltar que essa é uma definição mais generalista, já que o conceito de “luxo” é muito relativo. Enquanto para algumas pessoas pode ser sinônimo de ostentação em meio a casas faraônicas, para outras o luxo pode estar na simplicidade das coisas, como é o caso da proposta minimalista.

Monocomando de Mesa 6877 DV650 Linha Elegance 650 – Fani

Por onde começar uma decoração de luxo?

Antes de mais nada, é importante compreender que, como tudo no universo do décor, o ponto de partida deve ser a escolha do estilo de decoração. Ele precisa ter a sua cara. Você pode estar se perguntando: “Mas o estilo não é o de luxo?”. Não exatamente!

O luxo é o princípio que vai guiar a proposta definitiva de decoração. Suas diretrizes vão estabelecer o que pode ou não ser aplicado em diferentes estilos, do clássico ao contemporâneo. E essa escolha pode ser bem difícil se você está partindo do zero.

Normalmente se associa a decoração de luxo ao estilo clássico, em que detalhes mais ornamentados, tons metalizados, revestimentos nobres como mármores e pedras naturais, entre outros, sobressaem-se.

No entanto, o clássico não é um estilo que combina ou agrada a todos, então é mais do que saudável buscar em outras propostas aquela em que você não só vai se sentir melhor ou mais identificado. 

A dica de ouro é sempre optar por aquela que realmente vai lhe proporcionar experiências mais prazerosas, confortáveis e elegantes em casa, que é justamente a ideia de uma decoração luxuosa.

Misturador de Mesa 1875 GE330 Linha Retta 330 – Fani

Dicas para criar uma decoração de luxo

Existem maneiras, algumas mais práticas, outras mais custosas, mas que ao fim podem definitivamente te ajudar a criar uma decoração de luxo. Vamos conhecê-las agora:

Qualidade

Ninguém que se preze vai desejar uma casa decorada com elementos de baixa qualidade, mas infelizmente, a realidade é que os materiais da mais alta qualidade e durabilidade demandam um investimento maior.

Se você não dispõe de verba para decorar toda a casa com um padrão de qualidade superior, priorize o investimento em algo que vai impactar positivamente o visual da casa ou que vai agregar benefícios para o dia a dia.

decoração de luxo
Cartela de cores da Linha Elo 480 da Fani

Paleta de Cores

As cores são capazes de influenciar nosso humor e a percepção que temos sobre um ambiente, o que já nos basta para dizer o quanto acertar na paleta é fundamental para se chegar a uma decoração de luxo.

A escolha exata vai depender do estilo, gostos e necessidades de cada projeto, mas há uma certa preferência neste tipo de decoração para as tonalidades neutras e sóbrias, uma ideia mais “chique” e atemporal, como o branco, bege, cinza e o preto.

decoração de luxo
Torneira de Parede 1199 BK450 Linha Horus 450 – Fani
Porta-toalhas Escada 2500 BK450 Linha Horus 450 – Fani

Revestimentos

Os revestimentos são fundamentais em uma decoração de luxo porque dão o toque de sofisticação e elegância aos ambientes. Ao preencher pisos, paredes e até o teto com padrões, cores, tonalidades e desenhos diferenciados, a percepção sobre o espaço muda completamente.

O manual de um décor de luxo recomenda a utilização de materiais mais nobres, como porcelanatos polidos, mármores, pedras e madeiras maciças naturais, mas além da estética, considere também a durabilidade e, principalmente, a praticidade destes elementos, já que não adianta ser uma decoração luxuosa e demandar uma quantidade enorme de tempo e disposição para limpar e manter.

Monocomando de Mesa 6256 BK610 Linha Gourmet – Fani

Iluminação

A iluminação é um dos aspectos mais importantes da decoração de luxo, pois é a partir dela que as peças-chave dos ambientes se destacam, dando a eles um efeito visual diferenciado.

Em um décor deste tipo é mais comum usar luminárias mais ousadas, seja pelo tamanho, seja pela originalidade ou irreverência do design. Além de iluminar os ambientes, considere aqui criar em pontos de destaque com iluminações indiretas, algo mais cênico, valorizando-os.

Monocomando de Mesa 6256 C609 Linha Kitchen – Fani

Arte & Design

Não há como falar em decoração de luxo sem levar em conta o papel que as obras de arte e o design assinado desempenham nesta proposta. São fundamentais para dar personalidade, mas, sobretudo, exclusividade para a decoração de luxo.

Quadros, esculturas, objetos decorativos e móveis fazem parte desta cartilha de design e criação autoral, o que confere ao décor ares originais ao invés de soluções extremamente massificadas, sem personalidade.

Um bom exemplo da Fani é a novíssima Linha Barbara Dundes 800, a primeira coleção com design assinado da história da Fani que traz como proposta, além do desenho original e metais sofisticados, a ideia elegante de poder montar a combinação entre bica e volante do seu jeito!

Obs: A Linha Barbara Dundes 800 estará disponível para venda a partir do segundo semestre de 2023. O design final das peças pode sofrer pequenas alterações.

decoração de luxo
Bica Reta de Mesa 1182 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani
Volante “Pedra” 519 DV800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani
Canopla BK 5191 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Metais & Acessórios

Desde que o mundo é mundo, os metais em geral são símbolos do luxo. Ouro, prata, bronze… Como ignorar esta tradição milenar na decoração? Apostar metais e acessórios para cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias, áreas gourmet e jardins é a melhor maneira de acrescentar brilho e protagonismo ao décor.

Os tons metalizados se sobressaem na decoração de luxo, portanto, vale conhecer os acabamentos D’Oro Vecchio, Rosso Vecchio e Champanhe da Fani. Se a ideia é encantar pela textura, os acabamentos Grafite Escovado e Ouro Velho vão lhe surpreender.

Para quem é adepto do brilho, as cores Grafite Liso, Preto Brilhante, Cobre Brilhante e o tradicional Cromado são escolhas assertivas. Por falar em preto, vale reforçar que é uma das cores mais associadas à nobreza e à sofisticação, portanto, além da alternativa brilhante, considere também a opção em Preto Fosco.

Como você pode notar, o catálogo de cores da Fani é muito amplo e abrangente, tornando-se o parceiro ideal para encontrar a combinação perfeita para um décor de luxo.

Além de cores que se encaixam com a proposta, também é preciso ter opções de designs que permeiam banheiros e cozinhas de luxo. Nos banheiros, além de monocomandos para mistura mais prática e confortável entre água quente e fria, a Fani dispõe agora de modelos diferenciados de torneira, como o modelo de piso e de teto lançados com a Linha Vik 290.

Obs: A Linha Vik 290 estará a venda a partir do segundo semestre de 2023
Para as cozinhas, vale conhecer todas as soluções em monocomandos gourmet com qualidade premium da Linha Gourmet e da Linha Kitchen, sem contar a nova opção de Torneira com Filtro com elemento filtrante oculto, elegante e multicolorida.

Como você pode notar a partir das dicas listadas acima, criar uma decoração de luxo não é um bicho de sete cabeças. Dá pra começar aos poucos e evoluir à medida que você toma gosto pela coisa.


Que tal começar pelos metais e acessórios! Além das opções que já apresentamos aqui no post, vale conhecer TUDO que temos a oferecer para transformar ambientes em templos do bem-estar! Clique aqui e confira!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando