Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

02/06/2022
0 Comentários

Plantas para casa: a natureza presente na decoração

Saiba como trazer o frescor do verde para dentro de casa sem dor de cabeça


Torneira de Parede 1199 GL182 Linha Jade Clássica – Fani

Elas nos distraem e nos acalmam; acrescentam o frescor da natureza e, de quebra, ainda ajudam a compor a decoração. Estes são apenas alguns dos diversos benefícios das plantas para casa.

Embora não seja uma novidade, principalmente para quem mora em casas com quintais ou fachadas generosas. Os lares e o verde foram gradativamente se afastando do dia a dia de quem escolheu as grandes cidades para morar.

Com medidas cada vez menores, sobretudo em apartamentos, foi preciso escolher entre móveis, objetos de decoração e as plantas. E aqueles vasos antes acomodados em grandes áreas externas já não cabiam mais neste novo viver. Será que não cabiam mesmo ou não nos esforçamos o suficiente?

Felizmente, os últimos anos foram marcados pela reconexão entre as pessoas e a natureza, em parte pela consciência de se preservar o planeta e os seus recursos vitais. Mas especialmente pela recente tomada do lar como refúgio, reencontrando-se nele com as coisas mais simples e naturais da vida.

Tendências de plantas da decoração como a Urban Jungle surgiram para tentar orientar essa ‘retomada’. Mas o fato é que, não importa o sentido ou o propósito que você queira dar a elas, é preciso ter cautela na escolha das plantas para não ter dores de cabeça.

Além de não surtir o efeito esperado, são grandes as chances de uma planta não vingar se ela não for adequada para ambiente fechado. E mesmo se forem adequadas, você vai conseguir dedicar o tempo e o cuidado que elas precisam – e merecem? Até mesmo as mais fáceis de cuidar vão precisar de atenção em algum momento.

No post de hoje do Blog da Fani, vamos apresentar as melhores plantas para ambientes fechados. Além de sugerir as espécies ideais para cozinhas e banheiros, combinando-as perfeitamente com os metais escolhidos para cada cômodo!

Melhores plantas para ambientes fechados

Infelizmente, é importante deixar claro desde já que nem todas as pessoas terão o prazer de cultivar qualquer tipo de planta dentro de casa. A pouca oferta de luz direta do Sol e ventilação natural são limitadores, sobretudo para quem deseja ter frutíferas e hortaliças perto de si.

Quem tem uma varanda generosa até consegue fazer vingar em canteiros ou vasos maiores algumas destas variedades ‘produtivas’, digamos assim, mas são exceções que fogem à regra. 

Na maior parte dos casos, a melhor alternativa será cultivar aquelas que vivem bem na sombra e/ou com poucas horas de exposição à luz natural, o que pode abranger desde mudas de temperos e especiarias de pequeno porte até plantas ornamentais mais vistosas.

Torneira de Mesa 1195 BK700 Linha Living – Fani

Apesar destas limitações assustarem quem sempre conviveu rodeado pelo verde fora de casa, você não deve encarar isso como um problema: pelo contrário, trata-se de uma grande oportunidade! As plantas de ambientes fechados se tornaram um excelente recurso para decorar espaços internos. 

Indo além de preencher aqueles cantos vazios ou ociosos, é perfeitamente possível empoderá-las como protagonistas dos ambientes justamente por serem um elemento que tem vida, dinamismo, fluidez, textura, cores, tonalidades e desenhos variados!

Vamos conhecer algumas das espécies de plantas que podem ser utilizadas em cozinhas e banheiros? Vem com a gente:

Plantas ideais para cozinha

Por ser um ambiente de preparo das refeições, as cozinhas costumam ser um dos mais bem iluminados e ventilados ambientes de uma residência, rodeadas por janelas e vitrôs que nos ajudam a afastar o cheiro e a gordura da comida.

Com mais luz e ventilação natural disponível, você pode ousar um pouquinho mais! Cabem aqui, por exemplo, as chamadas ‘suculentas’ – aquelas plantas que possuem a capacidade de reter água por muito tempo, demandando regas menos frequentes.

Você deve estar se perguntando se estamos falando na verdade dos cactos. Também estamos falando deles, pois todo cacto é um tipo de suculenta no sentido de conseguir reter água, mas não se engane: até pela diferença em elementos botânicos (espinhos, por exemplo), nem toda suculenta é um cacto.

Monocomando de Mesa 6256 BK610 Linha Gourmet – Fani

Além destas opções decorativas, se a incidência de luz natural for bem regular (pegando todo o Sol da manhã ou da tarde), vale arriscar cultivar temperos que vão incrementar suas receitas, como o manjericão, a salsa, a cebolinha e o alecrim. Eles vão bem inclusive em vasos pequenos, podendo ser posicionados na borda interna das janelas ou até mesmo na pia.

Quem também vai adorar esse espacinho próximo a janela, mas com uma iluminação um pouco mais indireta, são as diferentes variedades da Violeta, acrescentando um colorido marcante ao décor.

Plantas perfeitas para o banheiro

Diferente da cozinha, o banheiro não costuma ter grandes janelas – até porque é necessário resguardar a privacidade dos moradores. Isso significa que, neste ambiente, você deve dar total preferência às espécies de sombra e que também convivam bem em ambientes com pouca ventilação, consequentemente, mais abafados e úmidos.

Este cenário costuma favorecer, então, aquelas espécies que, na natureza, vivem justamente em ambientes quentes (como nas regiões áridas) e/ou úmidas (como nas tropicais).

Monocomando de Mesa 6877 C640 Linha Eros 640 – Fani

Ducha Articulada de Teto 3100 C640 Linha Eros 640 – Fani

É o caso, por exemplo, do Lírio da Paz, das Bromélias e da Espada de São Jorge (que além de bela e prática por crescer na vertical, é tida em muitas crenças como um amuleto de proteção para o lar).

Se o espaço permitir, outra opção interessante – e muito útil – para se ter em banheiros é a Aloe Vera, planta que conhecemos popularmente como Babosa. Além de ser um poderoso hidratante natural, tem visual atraente por conta dos ramos espalhados e as delicadas pintinhas brancas sobre o fundo verde.

Uma que não pode faltar no seu banheiro – e o mesmo vale para cozinhas – são as Zamioculcas. Apesar do nome difícil, podemos dizer que se trata de uma das mais procuradas plantas para ambientes internos porque são fáceis de cuidar (exigem poucas regas) e não precisam de luz solar direta.

Como combinar os metais na decoração natural

Com toda essa profusão de verde dentro de casa, como combinar cores e elementos específicos da decoração com ele? 

Em relação aos metais, essa pergunta fica ainda mais intrigante, considerando que eles costumam ser um dos protagonistas de cozinhas e banheiros. Tudo depende da quantidade de plantas e da proximidade delas com os metais e outros elementos.

Se estiverem bem próximos, o ponto de partida é optar por uma saída mais neutra, como o clássico cromado ou as mais escuras, como o preto fosco/brilhante ou grafite escovado/liso. Uma boa dica é utilizar os moodboards para fazer testes e encontrar a melhor combinação visual – saiba mais sobre essa técnica aqui.

Já conhecia todas essas opções de plantas para cozinhas e banheiros? Muitas outras podem ser aplicadas, mas a ideia aqui foi apresentar um resumo das principais. Se você tem alguma sugestão, seu comentário é muito bem-vindo abaixo:







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando