Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

22/11/2021
0 Comentários

Como combinar os estilos contemporâneo e clássico na decoração?

Cada vez mais explorada por designers de interiores, essa mistura inusitada pode agregar ainda mais personalidade e sofisticação ao seu projeto


Torneira de Mesa 1310 RV Linha Tara
Porta-toalhas longo 4400 RV450 Linha Horus 450
Papeleira com cobertura 4310 RV450 Linha Horus 450

Na hora de desenvolver um projeto de decoração, o primeiro e mais convencional passo é decidir qual será o estilo aplicado no ambiente. Dentre os mais populares, aqui no blog da Fani já trouxemos dicas para você acertar nas diferentes propostas de décor – como o estilo industrial, minimalista, mediterrâneo e, até mesmo, o vintage.

No entanto, uma tendência cada vez mais incorporada por designers de interiores Brasil afora é combinar diferentes estilos em um mesmo ambiente, afinal, por que não ousar um pouco mais e tentar explorar o melhor de cada um deles?

Projetos que agregam peças de variadas características podem criar uma atmosfera cheia de personalidade e mesmo assim harmônica, em que os elementos opostos se complementam.

Entre as infinitas possibilidades, mesclar o décor contemporâneo com elementos clássicos pode ser uma ótima aposta, aproveitando toda a sofisticação do passado sem deixar de lado a leveza da contemporaneidade.

Pensando nisso, no artigo de hoje, trouxemos as principais dicas para você não errar ao misturar esses dois estilos no seu projeto e garantir o máximo da sofisticação e personalidade de cada um deles. Vem com a gente!

C:\Users\Diego\Desktop\Cotemporaneo x clássico\Torneira-de-Mesa-1195-BK700-Linha-Living-700.jpg

Torneira de Mesa 1195 BK700 Linha Living 700 / Porta Toalha Longo 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani

Estilo contemporâneo

Marcada por traços limpos, funcionalidade e modernidade, a decoração contemporânea preza pelo bem-estar e simplicidade no design. Para isso, explore pouco detalhes, revestimentos e estampas mais lisas, e as formas orgânicas.

Para a paleta de cores, tons pastel e neutros são os favoritos. Aposte nas diferentes tonalidades de cinza, bege, branco e marrom. Para trazer mais vida e colorido para o ambiente, aplique nos detalhes algumas cores vivas, como o vermelho, azul, amarelo e verde.

Estilo clássico

O estilo clássico busca resgatar todo o requinte e sofisticação das residências nobres do passado. Com origem nas arquiteturas grega e romana, essa proposta preza pelo luxo e detalhes, do chão ao teto. 

Para o mobiliário, destacam-se as peças de madeira em tons escuros. Molduras de gesso e rodapés decorativos também são marcas registradas desse décor. Já nas peças decorativas, destacam-se as porcelanas, objetos em prata, grandes lustres, suportes para velas, entre outros.

Para a paleta de cores, tons escuros e amadeirados são os mais explorados. Nos detalhes, as tonalidades dos metais nobres como o dourado, o prata e o acobreado, por exemplo, são as mais utilizadas.

Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262
Saboneteira de Parede 4100 OV130 Linha Ágata 130
Porta-Toalhas 4400 OV130 Linha Ágata 130
Válvula Click Redonda para Lavatório B1608 – Fani

Como misturar elementos clássicos e contemporâneos no décor?

Como falamos anteriormente, o décor contemporâneo e o clássico possuem características e elementos totalmente opostos. Por isso, na hora de combinar esses dois estilos, é necessário ter atenção para não criar uma atmosfera sem harmonia.

Para não errar na composição, a principal dica é definir um estilo como o predominante e inserir móveis e objetos da decoração oposta como contrapontos de destaque no ambiente.

Por exemplo, se o estilo contemporâneo prevalecer, uma ótima ideia é inserir alguns objetos decorativos clássicos, como um item retrô, uma moldura dourada ou, até mesmo, um artefato antigo de sua família em destaque no ambiente.

Caso a proposta dominante for a clássica, uma maneira sútil de trazer um pouco de contemporaneidade ao projeto é aplicando cores mais vivas no ambiente, seja por meio de um móvel antigo colorido ou através de pinturas e obras de arte.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para combinar esses dois estilos, é só escolher suas peças favoritas de cada um deles e tomar cuidado com os excessos. Aproveite e comente aqui o que achou dessas dicas!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando