Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

área restrita
17/09/2021
0 Comentários

Decoração mediterrânea: dicas para banheiros e cozinhas

Inspirações para levar o frescor desta região para sua casa!


Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani

Inspirada no frescor de uma vida à beira-mar, a decoração mediterrânea é um estilo muito apreciado em todo o mundo – e que começa a ganhar cada vez mais adeptos no Brasil.

Esse estilo de decoração importa para dentro de casa a estética das construções às margens do Mar Mediterrâneo, que vai do sul europeu (passando por Espanha, Itália e Grécia, por exemplo) ao norte da África (Marrocos, Tunísia, Egito, entre outros), uma região efervescente em referências culturais.

Embora seja pontualmente adaptada conforme o país, há convergências nesse estilo, sobretudo na utilização de elementos naturais (madeira, vime e pedras), além de texturas e desenhos que impressionam o olhar.

Não por acaso, a paleta de cores remete justamente ao mar, ou seja, são notáveis composições com os diferentes tons de azul e verde, balanceados pelo uso de cores claras ou neutras como branco e terracota.

Para acertar nas escolhas dos materiais, é preciso conhecer bem as referências e adaptá-las com planejamento a diferentes gostos e necessidades. 

Neste artigo do Blog da Fani, você vai conhecer 3 dicas para aplicar esse estilo em banheiros e cozinhas! Confira:

Monocomando de Mesa 6256 GE606 Linha Gourmet – Fani

Desenhos étnicos

O estilo mediterrâneo é caracterizado, entre outros atributos, pela presença de desenhos étnicos – geralmente florais ou geométricos – em tapetes, obras de arte e diversas outras aplicações, como é o caso dos revestimentos.

Você até pode revestir as paredes com acabamentos em gesso ou materiais naturais como madeira e pedras, mas para ir além neste décor, a nossa dica é abusar da criatividade com revestimentos estampados.

Há uma infinidade de possibilidades com azulejos, cerâmicas e porcelanatos, que podem ser aplicados não só no piso, mas também ‘subir’ pelas paredes para dar dinamismo a banheiros e cozinhas.

Na cozinha, outra aplicação bacana é usar esses revestimentos no frontão da pia, dando vida a uma pequena porção de parede geralmente reprimida pelo pouco espaço deixado entre a bancada da pia e os armários acima.

Experiências sensoriais

Por ser um estilo consagrado pelo contato mais íntimo com a natureza, você vai precisar ousar mais ao escolher os acabamentos, sobretudo do banheiro, onda há uma expectativa maior de bem-estar e relaxamento.

A dica é criar experiências sensoriais, em que materiais, texturas, formas e cores que chamam a atenção do olhar, proporcionam um toque agradável aos pés e às mãos. Aromas cativantes ao olfato também são muito bem-vindos.

Misturador de Mesa 1877 B700 Linha Living 700 – Fani

Você pode, por exemplo, optar por cubas inusitadas, como os modelos esculpidos em pedras ou em formato orgânico, criando um ponto de atenção praticamente inevitável ao entrar no ambiente.

Outra boa saída para dar um toque agradável relaxante é revestir o piso do box do chuveiro com madeiras envernizadas ou pedras antiderrapantes, elevando a sensação de frescor e leveza do banho.

Misturador de mesa 1877 BK702 Linha Living Clássica 702 – Fani
Chuveiro articulado de parede 3000 BK501 Linha Mix Plus 501 – Fani

Design arredondado

Uma parcela significativa do sucesso do estilo mediterrâneo em cozinhas e banheiros está na leveza que esse tipo de décor toma como premissa. E não é uma leveza dita da boca para fora, ela precisa estar materializada nas diferentes formas de um ambiente se expressar.

Uma das melhores maneiras de suavizar um ambiente é apostar no design arredondado das peças que vão compor os espaços, eliminando o modernismo que as formas retilíneas geralmente impõem. 

Os metais e acessórios com design arredondado e orgânico se encaixam perfeitamente nesta proposta pelo protagonismo que exercem sobre cozinhas e banheiros, mas é importante ficar de olho no acabamento deles.

A decoração mediterrânea já privilegia a luz natural, ou seja, a luminosidade do Sol, portanto, não indicamos a escolha de metais excessivamente brilhantes, assim evita-se uma competição indesejável por atenção.

Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani

Quais linhas da Fani posso utilizar na decoração mediterrânea?

Inspirada na capital tunisiana, a Linha Túnis Clássica 262 é acabada na cor Ouro Velho (OV), uma tonalidade mais sóbria do dourado que casa perfeitamente com os tons terrosos, azuis e verdes típicos deste estilo. Além de misturador e torneira de mesa ou parede, a linha oferece ainda ducha higiênica e acabamentos para registro.

Para cozinhas, uma torneira gourmet não pode faltar no estilo mediterrâneo. Na Fani, todos os modelos são monocomandos para tornar o dia a dia ainda mais prático, e você pode conferir tudo sobre a nossa Linha Gourmet clicando aqui.

É incrível o ‘mar’ de possibilidades que a decoração mediterrânea oferece! Agora, nós queremos saber: o que você mudaria no seu banheiro ou cozinha para incorporar esse estilo?







0 Comentários

            
Comentar
     
       

Como aplicar a decoração Hightech na sua cozinha ou banheiro?
Leia Mais
Como escolher a cor certa dos acessórios para o banheiro ou lavabo?
Leia Mais
Como combinar os estilos contemporâneo e clássico na decoração?
Leia Mais

Enviando

CONVERSAR COM O SAC
Olá, gostaria de conversar agora com o SAC Fani.