Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

22/01/2021
0 Comentários

Como escolher o modelo de chuveiro ideal para a sua casa?

Dicas de como escolher o melhor chuveiro para a sua casa.


Chuveiro Articulado de Parede com desviador 3300 BK120 Linha Versata 120

Seja para começar bem o dia ou para relaxar depois de uma jornada agitada, podemos dizer que a hora do banho é sagrada pra muita gente. E para que esse momento seja confortável e revigorante, é fundamental contar com um bom chuveiro, não é mesmo?

Além de procurar por um modelo de qualidade, alguns fatores devem ser levados em conta para que esse item seja realmente funcional e também dialogue com o estilo de decoração adotado para o banheiro – tudo muda se o espaço tem uma carinha mais industrial ou retrô/vintage.

Uma escolha certeira depende do quão bem informada(o) você está sobre os chuveiros. Pensando nisso, a Fani separou aqui os principais pontos a serem levados em conta antes da compra-los.

Saiba também como escolher para o banheiro:

Chuveiro de Parede x Chuveiro de Teto

Quase onipresente nos lares brasileiros, os chuveiros de parede podem ser encontrados numa grande variedade de acabamentos e designs. 

Para instalá-lo basta se aproveitar da infraestrutura já disponível na parede para esse fim, como é o caso da maioria das casas e apartamentos.

Chuveiro Articulado de Parede 3000 BK120 Linha Versata 120

Já os chuveiros de teto estão cada vez mais deixando de lado a imagem de aplicação inusitada. Além do impacto visual, eles proporcionam um aproveitamento um pouco mais personalizado da área do box, sem estar tão restrito a uma parede específica.

É importante que essa infraestrutura esteja preparada no forro, o que nem sempre é previsto no projeto ou até mesmo é impossível de se realizar, como é o caso de apartamentos cuja laje não está apta a esse tipo de intervenção.

Chuveiro Articulado de Teto 3100 RV640 Linha Eros 640

Para os dois modelos, a principal dica dos nossos especialistas é que o bojo do chuveiro esteja posicionado a uma altura de 2.1 a 2.4 metros do piso para garantir uma relação pressão x vazão equilibrada e confortável ao banho.

Pressão x Vazão

Por falar em pressão e vazão, é muito importante considerar se a pressão na sua casa ou apartamento é adequada ao modelo de chuveiro que você pretende comprar. 

É muito comum encontrar residências que sofrem com a falta de pressão da água, que pode ocorrer por diferentes motivos, como perdas de carga no sistema, caixa d’água posicionada em altura insuficiente, entre outros.

Chuveiro Articulado de Parede 3000 C250 Linha Plena 250

A dica primordial para não errar aqui é conhecer a pressão pelo metro de coluna d’água (m.c.a.) da sua casa. Você pode ter uma noção aproximada do m.c.a. calculando a distância entre o reservatório e o ponto de saída do chuveiro – tome o cuidado de não considerar a distância até o piso (ou o solo).

É interessante ressaltar que para medir a pressão deve ser considerada a instalação do cano. Se ao longo da coluna ocorrer muitos desvios na tubulação, como as curvas e quebras, por uma necessidade estrutural, por exemplo, a vazão também será reduzida. 

Uma maneira de atenuar a dificuldade com a pressão é optar por modelos que contam com pressurizador ou com o espalhador (parte que contém os furos para a saída da água) menor.

Design e acabamento diferenciados

Uma vez definido o modelo, você pode se concentrar em aliar a funcionalidade com uma estética que vai combinar com seu estilo de decoração. A Fani apresenta uma grande variedade de modelos e acabamentos fixos e articulados – inclusive com versões autolimpantes – para sistemas com aquecimento d’água a gás.

Você encontra desde as tradicionais opções cromadas, passando pelas sofisticadas cores metalizadas, como o cobre e dourado, os modernos pretos fosco/brilhante e grafites escovado/liso até o rústico acabamento bruto.

Selecionamos abaixo alguns dos chuveiros que você pode encontrar na Fani:

Esquerda: Chuveiro Articulado de Parede 3000 RV640 Linha Eros 640 

Direita: Chuveiro Articulado de Parede com desviador 3300 BK120 Linha Versata 120

Chuveiro Articulado de Parede 3000 B51 Linha Rubi 51

Esquerda: Chuveiro Articulado de Teto 3100 C180 Linha Jade 180 

Direita: Chuveiro Articulado de Teto 3100 DV400 Linha Platina 400

Fica difícil falar qual é o mais bonito, não é mesmo? E você pode ver muitos outros modelos de chuveiros clicando aqui! Use e abuse dos nossos filtros de cores, categorias, linhas e ambientes selecionado as opções no menu à esquerda. Aproveite!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando