Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

03/08/2022
0 Comentários

Luz natural em casa: dicas e benefícios

Iluminação natural proporciona conforto e uma estética agradável aos espaços


Monocomando de Mesa 6256 C608 Linha Kitchen – Fani

Projetar ambientes que privilegiam a luz natural em casa é encantador não apenas do ponto de vista estético, mas também em relação à sensação de conforto e ao bem-estar proporcionados a todos que convivem nos espaços internos no dia a dia.

Por mais tecnológicas e inovadoras que sejam as luminárias, as fontes artificiais nunca vão substituir por completo a opção natural, portanto, é preciso complementá-las no desenvolvimento de um projeto arquitetônico e de design de interiores para equilibrar e melhorar a iluminação dentro de casa.

Outro ponto muito importante a se considerar é a economia, já que a energia elétrica está cada vez mais cara. Além de diminuir o consumo consideravelmente não só especificando lâmpadas LED, é preciso diminuir o tempo de funcionamento a partir de soluções que potencializem a entrada e a distribuição dos raios solares.

Neste post do Blog da Fani, vamos apresentar algumas dicas que podem inspirar você a transformar os projetos dos seus clientes a partir do melhor aproveitamento da luz natural, vem com a gente!

Torneira de Parede 1199 GL182
Torneira de Parede 1199 GL182 Linha Jade Clássica 182 – Fani

Como explorar a iluminação natural dentro de casa

Nenhuma decoração pode se dar ao luxo de abrir mão dos benefícios trazidos pela iluminação natural. Paralelo ao impacto à saúde, ignorá-los ou não os potencializar dentro de casa vai acabar prejudicando o projeto de arquitetura e decoração como um todo, mas por quê?

Só enxergamos as coisas ao nosso redor por conta da presença de luz, seja ela natural ou artificial. Os raios incidem nos objetos e são refletidos por eles até os nossos olhos, que captam essa informação a ser traduzida pelo cérebro.

O que chega do Sol, na verdade, é uma soma de todas as cores – a chamada ‘luz branca’, e podemos constatar que se trata de um conjunto cromático a partir do momento que observamos um arco-íris no céu.

Uma vez que a iluminação natural nos ajuda a observar tudo com mais atenção e em detalhes, ela se torna uma importante aliada no décor porque proporciona destaques naturais sem grandes intervenções.

Ao pensar na maior presença de luz natural no projeto, você está aumentando a exposição de todos os elementos, tirando o melhor proveito dos acabamentos escolhidos justamente para serem vistos e apreciados.

Se estamos falando de uma obra que começa do zero, uma boa maneira de fazer a luz natural irradiar pelos espaços é apostar no conceito aberto, uma das grandes tendências de arquitetura contemporânea: falamos tudo sobre ela aqui. Derrubar paredes em uma reforma pode ser mais complicado, mas se for possível (afinal, sempre pode haver uma parede estrutural ou tubulações), vale considerar esta alternativa!

Para ter um ambiente mais bem iluminado em casa, a dica é apostar em grandes portas, janelas, ou até uma parede de vidro. Indique o uso de cortinas com tecidos leves e cores claras, pois elas não bloqueiam totalmente a luminosidade.

As divisórias também são importantes, sobretudo quando não é possível retirar as paredes por completo. Além das opções de vidro ou brilhantes, vale considerar os cobogós, elementos arquitetônicos genuinamente brasileiros que permitem a entrada de luz e ventilação em diferentes formatos, cores e desenhos.

luz natural em casa Monocomando de Mesa 6260 C605
Monocomando de Mesa 6260 C605 Linha Gourmet 605 – Fani

Como clarear ambientes fechados

Uma das grandes vantagens da luz solar é a sensação de amplitude que ela proporciona, o que é uma ótima pedida diante do desafio de desenvolver projetos de interiores em metragens cada vez menores, não é mesmo?

A dica é complementar a entrada de luz, mesmo que em menor quantidade, com acabamentos de pisos e paredes em tonalidades mais leves e claras, que refletem melhor a luz e, por isso, causam essa noção de mais espaço disponível. Espelhos e acabamentos mais brilhantes também corroboram com esta sensação, refletindo os raios solares que entram. 

É um pouco mais difícil em ambientes totalmente fechados, como os lavabos, em que é impossível contar com a luz natural a partir do momento que se fecha a porta. Aqui vale também apostar em cores mais claras para evitar a sensação de enclausuramento. Cores mais escuras dão mais personalidade ao lavabo, mas somente se atreladas a um projeto luminotécnico que valorize essa atmosfera, portanto, fique atento(a)!

Misturador de Mesa 1877 BK700
Misturador de Mesa 1877 BK700 Linha Living 700 – Fani

Característico de apresentar grandes janelas e espaços integrados, o estilo industrial é uma proposta de decoração que explora muito bem a presença de iluminação natural nos projetos. Pensadas para esse tipo de proposta, a linha Living e Living Clássica são excelentes opções para quem procura um design com mais personalidade. Conheça um pouco mais sobre esses modelos neste vídeo abaixo:

Saiba quais são os benefícios da luz natural nos ambientes

A luz do Sol, além de ser uma grande aliada da decoração, traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. A exposição equilibrada à luz solar é benéfica porque aumenta a nossa disposição e ajuda a diminuir a deficiência de vitamina D no organismo.

O nosso corpo, intuitivamente, interpreta essa exposição como um ‘recado’ para todo o organismo de que está na hora de despertar e trabalhar ao longo do dia, regulando nossas funções fisiológicas. 

O mesmo ocorre à noite, quando o corpo percebe a ausência de luz solar e passa a funcionar em um modo um pouco mais devagar, preparando-nos para o merecido descanso que vem a seguir.

Você conhecia todas essas vantagens que a luz natural pode oferecer para o seu projeto? Nesta mesma linha de pensamento, também apresentamos aqui no Blog como trazer a natureza para dentro de casa, confira aqui.







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando