Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

03/12/2021
0 Comentários

Quais são os tipos de torneiras para banheiro ?

Dicas para escolher o modelo ideal para o seu projeto


Misturador de Mesa 1877 BK700 Linha Living 700 – Fani

Na hora de escolher a torneira para um banheiro ou lavabo, é importante conhecer as características de cada modelo para não errar ao construir ou reformar. É um planejamento que demanda pesquisa e atenção não só dos profissionais de arquitetura e decoração, mas também dos moradores.

Conhecer, analisar e comparar as opções pode exigir um tempo que parece incompatível com a correria de uma obra, mas vale a pena: é um investimento que retornará em economia de tempo e recursos no futuro.

Assim como as de cozinha, as torneiras de banheiro possuem peculiaridades que você precisa conhecer de antemão para também acertar na escolha das bancadas e, principalmente, das cubas!

Neste artigo do Blog da Fani, nós reunimos as principais informações para que você conheça cada modelo e, de quebra, ainda tenha em mãos as dicas da Fani para como escolher a melhor torneira para o seu banheiro! Vamos nessa:

Quais são os tipos de torneira e como escolher o modelo ideal para o banheiro?

A principal função de uma torneira em um banheiro é atender às necessidades de higienização das mãos e de autocuidado como, por exemplo, lavar o rosto, escovar os dentes, fazer a barba, retirar a maquiagem etc.

Portanto, partimos do princípio que este metal, necessariamente, precisa de fato impactar positivamente nossa rotina. Isso significa que ele não precisa ser só bonito e marcante, mas também agregar praticidade e funcionalidade ao espaço.

Para tirar proveito desses atributos, você precisa saber que as torneiras de banheiro podem variar em modelos que se propõem a solucionar diferentes gostos e, principalmente, cenários de instalação e utilização.

Confira como escolher a torneira ideal para banheiro e cozinha: www.youtube.com/watch?v=aBGAbUKoOWs

Bancada x Parede

Torneira de Mesa 1195 C42 Linha Íris 42 – Fani

Torneira de Parede 1189 BK210 Linha Prima 210 – Fani

Quanto ao local de instalação, existem dois modelos: a torneira de bancada e a de parede. Qual delas, então, é a mais indicada? Depende!

A torneira de mesa é a mais tradicional em banheiros, pois reúne a maior variedade de designs e acabamentos em opções que são instaladas diretamente na bancada. Assim como a cuba, ela demanda uma conexão por dentro do armário, o que pode complicar um pouco a manutenção.

Já as torneiras de parede são indicadas para banheiros e lavabos que não possuem tanto espaço disponível para uma grande bancada, logo, instalando este tipo de metal diretamente na parede, é possível diminuir o armário e ganhar centímetros valiosos. Por estar exposta, a manutenção costuma ser mais fácil.

Confira como otimizar espaço em banheiros pequenos: www.youtube.com/watch?v=MVWaD6qNIgY

Torneira x Misturador x Monocomando

Outra diferença muito importante que você precisa ter em mente é a forma como cada metal lida com a temperatura, podendo misturar ou não a água quente e a água fria! Pode parecer um luxo e um elevado investimento contar com um sistema de aquecimento, mas vale considerar ter esse conforto adicional em casa, sobretudo se você mora nas regiões mais frias do país!

Popularmente, é comum se referir a todo metal de banheiro ou cozinha como torneira, porém, isso é um erro sob o ponto de vista técnico deste mercado, e você precisa estar atento para não comprar um modelo que pode ser incompatível com sua instalação hidráulica.

A torneira vai proporcionar aos moradores a utilização de uma água somente na temperatura que ela chega até o ponto de saída, podendo ser quente ou fria.

Torneira de Mesa 1195 C27 Linha Liz 27 – Fani

O misturador é um tipo de torneira mais adequado para instalações onde há oferta de água quente e fria, pois é um metal que traz em sua composição não só a bica, mas também dois volantes, um para cada lado da bica.

Misturador de Mesa 1877 BL450 Linha Horus 450 – Fani

Já o monocomando é um tipo de misturador mais avançado e tecnológico que controla a saída e a mistura das opções quente e fria com apenas uma alavanca ou volante, uma comodidade adicional que torna a vida no banheiro ou lavabo muito mais prática e confortável.

Monocomando de Mesa Bica Alta 6877 BK640 Linha Eros 640 – Fani

Você até pode usar um misturador ou um monocomando tendo apenas uma temperatura de água disponível, mas, convenhamos, é um desperdício investir em um metal que costuma pedir um aporte maior se você não pretende utilizar a sua principal funcionalidade – a menos que você tenha planos de ter um sistema de aquecimento no futuro e já deixe a infraestrutura preparada para isso.

Confira tudo sobre torneiras, misturadores e monocomandos: www.youtube.com/watch?v=9IoOdbNJfKQ

Bica Alta x Bica Baixa

Existem no mercado, diferentes de tipos de cubas e cada uma é feita para um tipo específico de torneira, por isso, as torneiras de mesa ou bancada possuem as opções de bica alta ou bica baixa, para se adequar a todos os modelos de cuba.

Torneira de Mesa Bica Alta 1208 BK90 Linha Eva 90 – Fani

Os modelos de bica alta apresentam uma distância média entre a saída de água e a base do metal acima de 25 cm, proporcionando uma distância confortável para utilização em bancadas que possuem cubas de apoio ou de sobrepor.

Monocomando de Mesa Bica Baixa 6875 C640 Linha Eros 640 – Fani

Por outro lado, as opções de bica baixa são indicadas para banheiros e lavabos que possuem cubas embutidas ou semiencaixe, pois possuem um intervalo entre a saída e a base de 15 cm em média, o que evita que a água espirre sobre a bancada ou chão.

Aprenda qual é a altura correta para cubas e pias: www.youtube.com/watch?v=uiyXdrfWo5Y

O que achou desta explicação sobre torneiras para banheiro e como escolher o modelo ideal para a sua casa? Aproveite para conhecer todo o portfólio de torneiras, misturadores e monocomandos para banheiro da Fani clicando aqui.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, estamos te aguardando nos comentários:







Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais
Lavabo elegante: 3 dicas para transformar seu espaço!
Leia Mais
Banheiro com toque de SPA: 3 dicas para transformar seu espaço
Leia Mais

Enviando