Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

04/01/2022
0 Comentários

Ano novo, casa nova! Como transformar o lar com praticidade

Saiba como repaginar o décor sem realizar grandes mudanças estruturais


Projeto assinado pela arquiteta Barbara Dundes – Foto: Evelyn Muller

O fim do ano é conhecido pelas celebrações, mas, também, por ser uma época de reflexão e esperança. Rememoramos os momentos passados, repensamos atitudes e, principalmente, criamos metas e objetivos para o ano que está por vir.

A experiência dos últimos anos nos mostra a importância do lar em nossa vida. Mais do que abrigo, a casa se tornou o espaço central para nossas atividades como estudar ou trabalhar, além do lazer e vivenciar momentos em família. Por isso, contar com um lar realmente confortável e que expresse a personalidade do morador se tornou um dos principais objetivos das pessoas para 2022. 

Começar o ano de casa nova pode parecer, de início, uma ideia fora do orçamento da maioria das pessoas, aliás, além dos gastos que o começo do ano nos impõe, uma reforma para transformar o lar pode exigir um investimento alto.

Mas você sabia que é possível repaginar o décor de casa sem gastar muito e de maneira rápida? Neste artigo do Blog da Fani Metais e Acessórios trouxemos as melhores dicas para você começar o ano com a casa de cara nova de maneira prática e econômica. Vem com a gente!

Expresse sua personalidade

Antes de mais nada, é fundamental que você planeje bem as mudanças que quer colocar em prática, levando em conta o tamanho do ambiente, o quanto você está disposto a gastar e o tempo que quer dedicar à essa transformação no lar.

Com tudo isso decidido é hora de definir o estilo de decoração que você quer aplicar no ambiente. Para te ajudar, aqui mesmo no Blog da Fani já trouxemos dicas em outros artigos para você explorar o estilo minimalista, industrial, vintage, hi-tech e mediterrâneo. Confira!

Mais cor, por favor!

As cores são capazes de mudar totalmente o astral de qualquer ambiente. Além disso, cada tom cria um efeito e transmite uma sensação única nas pessoas, podendo tranquilizar, acolher, estimular a criatividade ou dar animação.

Por isso, trocar a paleta de cores do seu projeto pode ser uma ótima forma de repaginar a decoração sem gastar muito. Basta mudar a pintura das paredes e o cômodo já estará renovado.

Mas não se esqueça de combinar o tom escolhido com o mobiliário e definir antes o efeito que quer criar no ambiente. Cores neutras e tons terrosos, por exemplo, desenvolvem um ambiente mais acolhedor e tranquilo. Por outro lado, cores vivas como o amarelo, laranja e azul criam uma atmosfera mais viva e alegre. Se a ideia é usar mais de uma cor, só tome cuidado com os excessos.

Dê uma nova vida ao mobiliário

Os móveis também devem receber atenção na hora de transformar o ambiente, aliás, eles são parte fundamental na decoração e influenciam muito na estética de cada cômodo. Dar um ‘up’ no mobiliário também pode ser uma ótima alternativa, e isso não significa, necessariamente, trocá-los. 

Se a ideia é gastar menos, trocar os estofados de sofás e poltronas, mudar a pintura de mesas, cadeiras e racks são excelentes ideias e fáceis de serem colocadas em prática. Com isso, além de repaginar o ambiente gastando pouco, você está sendo mais sustentável, reaproveitando e aumentando a vida útil de uma peça que você já tinha.

Outra opção para dar uma cara nova ao projeto é mudar a disposição do mobiliário se o local permitir. Assim, além de renovar a circulação do ambiente, você pode aproveitar para tornar o projeto mais funcional e otimizar o espaço.

Projeto assinado pela arquiteta Barbara Dundes – Foto: Manu Oristani

Mais arte com quadros, papéis de parede e adesivos decorativos

Além da pintura, uma parede bem decorada pode mudar completamente um ambiente, agregando mais personalidade e arte ao seu projeto. 

Se você puder investir um pouco mais, criar uma galeria de quadros é uma excelente aposta, para expressar sua personalidade com sofisticação dentro de casa. Já se a ideia é buscar por algo mais econômico, aposte nos papéis de parede ou adesivos decorativos. Além de mais em conta, eles possuem instalação facilitada.

Use e abuse dos metais e acessórios no banheiro e cozinha

Por último, mas não menos importante, nos banheiros, lavabo ou cozinha uma boa pedida para mudar a decoração do ambiente com facilidade é trocar os metais e acessórios.

Além de serem ótimas opções para adicionar mais funcionalidade no seu dia a dia, torneiras e misturadores, saboneteiras, papeleiras e porta-toalhas podem dar destaque a esses cômodos. Na Fani, você encontra diversos modelos de metais e acessórios nos mais variados estilos e formas, perfeitos para atender os mais exigentes gostos e variadas propostas.

Que tal começar 2022 com a casa de cara nova? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para conferir nossas opções de produtos para você transformar seu banheiro, lavabo ou cozinha!







Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais
Conheça a Coleção Brasilidade da Fani!
Leia Mais
Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais

Enviando